Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2006



Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
Possibilidade de neve [NORTE]

Antes de mais olá a todos e gostei de saber que também em portugal havia um forum de meteorologia!
Bom, falando do que interessa e consciente do que é uma previsão para 6 dias, pelos modelos que vi e até por alguns sites de previsões , há a possibilidade de agua-neve ou mesmo neve alguns locais do norte do país, mais concretamente no norte de Tras-os-Montes, em cidades como Bragança espera-se para Domingo desde a madrugada, ocorrencia de forte precipitação (11 mm) e ocasionalmente em forma de neve (1cm) . Vamos esperar para ver como se desenvolve esta Frente.
 

BRUNO MATIAS

Cirrus
Registo
16 Out 2005
Mensagens
50
Local
Monte de Caparica
OLa!
Sera mesmo que vai chover a serio mesmo ca na zona de Lisboa? os meses de Inverno estao a passar..e de novo vem o tempo mais seco e quentinho...antigamente ainda haviam as trovoadas em Abril/Maio/junho especialmente...mas agora nos ultimos anos, nem por isso!Talvez tenha sido sinal de secas..
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
A partir de quinta vai chover de certeza a começar pelo norte e a progredir ao longo do dia para sul a vai ser assim ate pelo menos domingo,isto claro se não houver uma mudança radical nas previsões mas não me parece, mas que não vai ter a intensidade que se previa isso parece pelo menos neve só nas terras altas do norte e centro.Mas o que me preocupa é o Ant. dos Açores que pode se mostrar logo no inicio da semana e fazer que venha de novo o tempo mais seco. :( já o mes de Março tbm tenho receio que seja seco é que nos últimos anos os meses de Março tem mostrado uma tendência de serem cada vez mais secos e com temperatura acima da media.Mas pode ser que este seja uma excepção à regra. ;)
 
Última edição:

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Já vi que isto tem andado movimentado por estas bandas! :D

Vamos esperar, mais 2 diazitos e depois já temos umas certezas mais consitentes! eu ainda preciso de mais neve este ano :w00t: , nem que tenha de ir à procura dela!
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Pessoal parece que as nossas esperanças esfumaram-se e o mais grave é que nem chuva :angry: :angry:
A ironia disto tudo é que estes 2 ultimos invernos foram dos piores que eu alguma vez vi e curiosamente foi neste periodo que nevou em Lisboa e no litoral sul coisa que eu nunca imaginei ver na minha vida, digam lá se isto não é uma grande ironia. :sweat:
Fazendo um resumo deste Outono/Inverno: tivemos 2 meses(outubro e parte de novembro)com precipitação acima da média(o que aligeirou a seca) e Dezembro,Janeiro e Fevereiro caracterizados por pouca precipitação e abaixo da média com situações pontuais de chuva a acontecerem de 15 em 15 dias.
Resultado final:1 mes e meio a 2 meses de chuva contra tres de verdadeira seca :angry: :angry:
Por isto tudo não posso concordar com o Seringador quando diz que isto é um inverno à moda antiga, só se for à moda do ano passado :(
Boa noite a todos e vou dormir a sonhar com um inverno a sério como o que têm nos EUA, porque o nosso é a brincar :sad: :sad:
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
:sad: :sad: :sad: :sad: :sad:

é o que me aptece fazer...

acho que vou ter que esperar mais 20 anos para que se repita uma situação semelhante como a deste ano, o pior é que se calhar vai acontecer igual ao que aconteceu há 3 semanas, as nuvens passam e não despejam nada.... :mad:

:rolleyes:
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
joaocpais disse:
Pessoal parece que as nossas esperanças esfumaram-se e o mais grave é que nem chuva :angry: :angry:
A ironia disto tudo é que estes 2 ultimos invernos foram dos piores que eu alguma vez vi e curiosamente foi neste periodo que nevou em Lisboa e no litoral sul coisa que eu nunca imaginei ver na minha vida, digam lá se isto não é uma grande ironia. :sweat:
Fazendo um resumo deste Outono/Inverno: tivemos 2 meses(outubro e parte de novembro)com precipitação acima da média(o que aligeirou a seca) e Dezembro,Janeiro e Fevereiro caracterizados por pouca precipitação e abaixo da média com situações pontuais de chuva a acontecerem de 15 em 15 dias.
Resultado final:1 mes e meio a 2 meses de chuva contra tres de verdadeira seca :angry: :angry:
Por isto tudo não posso concordar com o Seringador quando diz que isto é um inverno à moda antiga, só se for à moda do ano passado :(
Boa noite a todos e vou dormir a sonhar com um inverno a sério como o que têm nos EUA, porque o nosso é a brincar :sad: :sad:

Está muito bem pensado joaocpais, acho até que o teu raciocínio daria para reflectirmos e quem sabe para debater mais a fundo.
Chuva realmente nada, neve nos locais menos esperados, bom também sabemos que existem ciclos mas custa-me a acreditar neste ciclo. :(
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Também não é necessário desesperar :) Pelo devemos ter alguma precipitação. Sobre cotas de neve, nem vale a pena pensar nisso a tantos dias de distância. Só mesmo na véspera e às vezes nem assim.
O ano climático passado foi muito seco, este também está a apresentar um padrão semelhante. Mas já não é a primeira vez que temos uma sequência de dois anos secos.
No passado, os anos muito frios também foram secos. No nosso clima, são os anos secos que correspondem aos Invernos frios.
Por exemplo, os anos de 1954 e 1956 (dois anos muito frios) foram secos no sul do país.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Santos disse:
Está muito bem pensado joaocpais, acho até que o teu raciocínio daria para reflectirmos e quem sabe para debater mais a fundo.
Chuva realmente nada, neve nos locais menos esperados, bom também sabemos que existem ciclos mas custa-me a acreditar neste ciclo. :(

Boas,
Bem João, pelo menos já foi à moda dos anos 50 no que toca ao frio, visto que os anos que antecederam foram extremamente secos como o de 49/50 e frios... ;)

E recordo que ainda faltam 28 dias para que acabe oficialmente a estação, e o Março trás surpresas no regaço!
Como eu não confio nem nunca confiarei nos modelos mantenho a minha fidelidade à obs. da Natureza, pois sempre que existiram invernos mais secos e por outro exemplo temos na década de 30, como o de 31 e depois os seguintes foram rigorosos...e frios...

Pelo que aconteceu no passado dia 28/29 fiquei extremamente contente pq já não acontecia à meio século! :shocking: ;)

bem se não foi há antiga que eu saiba não caiu neve em 70% do território o ano passado!

vamos aguardar e não de lançar foguetes antes da festa acabar....! ;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Eu tbm axo que se deve esperar mais um pouco ate Pq. lá está a ultima actualização é um pouco mais favorável em relação as anteriores e como eu disse antes chuva vamos ter de certeza e com a falta que faz cada dia de chuva é importante e ate domingo podem ser 3/4 dias de chuva depois logo se vê,ate Pq. os modelos de agora dizem uma coisa e mais para sexta ou sábado dizem outra totalmente diferente,se é ke me entendem... a neve se cair e é provável que caia lá para sábado ou domingo nas terras mais altas do norte e centro.Axo ke se criou uma grande expectativa em torno de ver nevar de novo em cotas mais baixas que o habitual mas as frentes frias a virem de oeste de plenos atlântico não me parece que pudesse nevar em cotas baixas de novo, reparem de onde veio a depressão de dia 29 de Janeiro e em que circunstancias especiais se formou dentro de uma massa de ar muito fria.
 
Última edição:

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bem meus amigos!

Não vos dizia que iria ser melhor a saída das 00H! :w00t:

http://217.160.75.104/wz/pics/Rtavn1321.png
http://217.160.75.104/wz/pics/Rtavn1322.png
http://217.160.75.104/wz/pics/Rtavn1323.png
http://217.160.75.104/wz/pics/Rtavn1324.png
http://217.160.75.104/wz/pics/Rtavn1443.png
http://217.160.75.104/wz/pics/Rtavn1444.png

http://www.ecmwf.int/products/forecasts/d/charts/medium/deterministic/msl_uv850_z500!Wind%20850%20and%20mslp!120!Europe!pop!od!oper!public_plots!2006021400!!/

Éa vez do Norte.... ;)