Seguimento Europa 2012

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Neve paralisa norte da França:



TheeAdrienn

Reportage TF1

La neige paralyse le nord de la France Lundi 5 Mars 2012 05/03/2012 5cm - 10cm de neige Humide, lourde et collante à 15 jours du printemps, toute la région lilloise a été surprise par des chutes de neige abondantes. Aéroport fermé, trains annulés, routes saturées et foyers privés d'électricité par dizaine de milliers...une sacrée pagaille. Neige ou pluie, il est tombé ce lundi sur le Nord l'équivalent d'un mois de précipitation. Conséquence, plusieurs cours d'eau sont en crue. De quoi soulever la crainte d'inondations, comme à St-Jans-Cappel. Devant la gare de Lille-Flandres, Marion Fiat fait le point sur la situation dans le nord de la France. L'ensemble du trafic TGV a été interrompu au départ et à l'arrivée de Lille.



gaelworld
 
Editado por um moderador:


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
A depressão cavada que chegou hoje, está com um valor muito baixo de pressão.

O vento que era tempestuoso durante a noite hoje acalmou e a pressão continua a descer e já vai em 958mb! As rajadas aqui nunca ultrapassaram os 100km/h mas na costa e nas montanhas atingiram ontem os 145km/h

A imensa chuva de ontem, que rondou os 60mm, entretanto abrandou e agora passou a neve. Sigo com 0ºC após a máxima de +5ºC de madrugada.

Para a noite, a fase cavada fria entra, e vai entrar imenso frio e precipitação forte. O vai vai tornar-se de novo tempestuoso, junto à costa os ventos já vão em 60km/h, mas irá ficar muito pior. Dá para ver bem no satélite.

www.sat24.com

Amanhã a máxima vai ser bastante negativa também, um enorme contraste com os últimos dias, e ainda para a ver até que limite baixo irá a pressão. A carta sinóptica apresenta um mínimo de 947mb. Na costa já registam 950mb neste momento.

http://en.vedur.is/weather/shipping/atlantic/

É certamente um dos dias mais interessantes de tempestade desde que aqui estou. Por tudo: por vento máximo, rajada máxima, quantidade de precipitação, pressão mínima recorde, e variação súbita de temperatura.

Vamos a ver se amanhã a neve também me traz algo invulgar.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O vento entretanto aumentou rapidamente.
Atingi um mínimo de 956mb às 19h, e agora já subiu em 1hora aos 959mb.

O vento em 1 hora aumentou bastante. As rajadas já atingem aqui 90km/h e 110km/h na costa, mas irá ser mais. A neve abrandou mas o pós-frontal promete ser uma grande festa.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
A depressão cavada que chegou hoje, está com um valor muito baixo de pressão.

O vento que era tempestuoso durante a noite hoje acalmou e a pressão continua a descer e já vai em 958mb! As rajadas aqui nunca ultrapassaram os 100km/h mas na costa e nas montanhas atingiram ontem os 145km/h

A imensa chuva de ontem, que rondou os 60mm, entretanto abrandou e agora passou a neve. Sigo com 0ºC após a máxima de +5ºC de madrugada.

Para a noite, a fase cavada fria entra, e vai entrar imenso frio e precipitação forte. O vai vai tornar-se de novo tempestuoso, junto à costa os ventos já vão em 60km/h, mas irá ficar muito pior. Dá para ver bem no satélite.

www.sat24.com

Amanhã a máxima vai ser bastante negativa também, um enorme contraste com os últimos dias, e ainda para a ver até que limite baixo irá a pressão. A carta sinóptica apresenta um mínimo de 947mb. Na costa já registam 950mb neste momento.

http://en.vedur.is/weather/shipping/atlantic/

É certamente um dos dias mais interessantes de tempestade desde que aqui estou. Por tudo: por vento máximo, rajada máxima, quantidade de precipitação, pressão mínima recorde, e variação súbita de temperatura.

Vamos a ver se amanhã a neve também me traz algo invulgar.

Que clima fantástico...:thumbsup:
Tal e qual como o nosso, especialmente este ano...:D
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com -3ºC em dia alternando entre abertas e tempo calmo e aguaceiros de neve intensos com períodos de blizzard e rajadas violentas (máx 90km/h)

A entrada polar é bastante significativa, e deve afectar pelo menos o Reino Unido, e quiçás causar algum pequeno arrefecimento na França e norte de Portugal e Espanha.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A entrada polar é bastante significativa, e deve afectar pelo menos o Reino Unido, e quiçás causar algum pequeno arrefecimento na França e norte de Portugal e Espanha.

A 500m do local onde estou está instalada uma Davis!
Já tenho por onde me guiar com relação às observações meteorológicas. :D

A noite e a manhã por cá foram de chuviscos.
Dia típico inglês. Num total de 4,1mm desde as 0h.

Quanto a temperatura, sigo de momento com 4,9ºC e vento em geral fraco.
Há bastante nebulosidade. O típico por cá.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Bem aqui sigo com uma mínima de -5ºC e aguaceiros de neve.
A máxima foi de -1ºC. Tempo algo invernoso.


A 500m do local onde estou está instalada uma Davis!
Já tenho por onde me guiar com relação às observações meteorológicas. :D

A noite e a manhã por cá foram de chuviscos.
Dia típico inglês. Num total de 4,1mm desde as 0h.

Quanto a temperatura, sigo de momento com 4,9ºC e vento em geral fraco.
Há bastante nebulosidade. O típico por cá.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Por aqui o dia foi fresco e com bastante nebulosidade.
Agora, as nuvens mantêm-se, embora se veja de quando em vez a lua cheia.

Quanto a auroras boreais, não há nada a assinalar.
Primeiro porque o evento está mais fraco do que o previsto, e elas não deverão descer tanto em latitude.
Depois, mesmo que descessem, ainda há o factor nebulosidade e o intenso luar. :(

Quanto a temperatura, sigo de momento com 4,7ºC.
Vento fraco.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
André, mesmo com lua cheia, se as auroras forem brilhantes (como costumam ser aquando de uma tempestade geomagnética), são um espectáculo (mesmo ao lado da lua). O mesmo em relação à luz das cidades. Mas claro que em locais rurais e noites sem lua, é melhor ainda. As auroras tb variam muito de brilho de noite para noite, e ao longo da noite. A nebulosidade é que é um problema. Aqui perdi a observação porque nevava continuamente e depois fui dormir. Só vi um bocado, e não era nada de especial.

Sigo com -4ºC e neve (ainda). E já vão 35cm acumulados, só nas últimas 48 horas!

Por aqui o dia foi fresco e com bastante nebulosidade.
Agora, as nuvens mantêm-se, embora se veja de quando em vez a lua cheia.

Quanto a auroras boreais, não há nada a assinalar.
Primeiro porque o evento está mais fraco do que o previsto, e elas não deverão descer tanto em latitude.
Depois, mesmo que descessem, ainda há o factor nebulosidade e o intenso luar. :(

Quanto a temperatura, sigo de momento com 4,7ºC.
Vento fraco.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Temperaturas medias do mes de fevereiro 2012 nas capitais do sudeste de Europa segundo Ogimet.com,

Sofia -3.8
Sarajevo -4.9
Bucharest -6.5

Inclusive mais ao sul na Grecia (neste caso dados de janeiro da web oficial HNMS)

Florina -5.6
Kastoria -0.2
Athens aeroporto 6.8


Muito mais frio o sudeste que o sudoeste de Europa (fevereiro segundo Ogimet)

Burgos 1.3
Avila 1.3
Soria 1.8
Alicante aeroporto 8.8
Lisboa 11.0

E iso que as cidades espanholas estao a maior altitude.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Dia espectacular, quase de
verao com 19 graus na Coruña, mais superaremos os 20. En ourense os 25 graus, ja aconteceu ontem. Muita gente com t-shirt nas ruas e algum habera na praia.