Seguimento Açores e Madeira - Março 2012



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Devido à nebulosidade, ainda não consegui ver neve na montanha do Pico.
Imagem de há pouco, quando a nebulosidade era menor, mais ainda assim com a montanha coberta de nuvens.

0006lb.jpg


As Flores, estava às 17h UTC com 7,6ºC.

Imagem de um aguaceiro a passar perto da ilha:

0002qt.jpg
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
sim só tem dessas 3 ilhas. Do pico só tem 1 estação
São caetano

Sim. Pena!

De qualquer modo pude ver agora segundo o IM que as temperaturas nas ilhas centrais e ilha de S. Miguel estão muito aproximadas variando entre os 12 e os 13 º C em todas estas ilhas. A unica excepção vai para S. Maria que ainda regista 15 ºC porque deve de estar ainda sobre o efeito da frente, e Flores e Corvo que já batem os 7-8 ºC.

Para a noite a temperatura vai descer obviamente mais no arquipélago com a possibilidade de granizo.

Aqui ainda aguaceiros e vento a soprar de Oes-Noroeste com rajadas.
Cumps!
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Sei que aqui já foi referida a notícia mas de qualquer forma deixo aqui mais informações atualizadas

Proteção Civil: derrocada em Santo António provoca morte de criança - atualizada

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que hoje, cerca das 14 Horas, ocorreu uma derrocada em Além Capelas, freguesia de Santo António, no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.


Esta derrocada soterrou parcialmente uma moradia de 2 pisos, tendo provocado a morte de uma criança de cerca de 2 anos, do sexo masculino, que ficou soterrada.



O corpo da criança foi retirado pelas equipas de bombeiros às 16h37min (hora local) e o óbito declarado no local.


Encontram-se a participar nos trabalhos de salvamento 12 viaturas e 55 bombeiros dos bombeiros de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, comandados por um inspetor coordenador do SRPCBA.


Encontram-se ainda no local efetivos da PSP, da Direção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres (Obras Públicas), da Direção Regional da Habitação, do Laboratório Regional de Engenharia Civil e da Câmara Municipal, num total de 131 elementos.


Está a ser dado apoio psicológico aos familiares por técnicos da ação social de Direção Regional de Habitação, sendo o realojamento feito em casa de familiares.


Seguem-se os trabalhos de remoção de escombros que se prolongarão.


Novas notas serão emitidas se e quando a circunstância assim o aconselhar.

Lamento o sucedido, desejo muita força à família para ultrapassar esta situação (se for possível ultrapassar a dor da morte de um filho).
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Penso que há uma estação meteorológica na cratera do Pico, pelo menos quando la subi foi o que me disseram e fotografei, alguém me confirma? e quem recebe esses dados?



o que está na fotografia é uma estação do PICO-NARE, sei que o project continua, mas não sei se colocam ainda dados da estação online. sei que estes já estiveram disponiveis, mas raramente estavam atualizados, andam sempre muito atrasados.


Quanto ao sucedido em são miguel, no telejornal da rtp açores, os maradores daquela zona dão conta que, por cima do talude onde ocorreu a derrocada se encontrava em fase de conclusão uma casa nova, onde construiram um muro em cima do talude que caiu. um popular diz mesmo que não sabe como continuam a ser licenciadas obras (se foram) por parte das entidades responsáveis.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Derrocada mata criança em São Miguel

Foi encontrada sem vida a criança de dois anos que ficou soterrada numa derrocada, esta tarde, na freguesia de Santo António, ilha de São Miguel.

A derrocada deu-se ao principio da tarde, destruindo parte da casa que estava em construção e de um anexo.

A criança encontrava-se a dormir no interior do anexo.

A derrocada foi uma consequência do mau tempo (chuva intensa) que hoje se abateu sobre os Açores




(Por Paula Medeiros)

http://www.facebook.com/photo.php?f...15477961162.2153689.1094584413&type=1&theater

Paz à sua alma!


Continuam os aguaceiros num dia trágico pela ilha de S. Miguel. Registo 11 º C de momento



Cumprimentos e boa noite a todos
 

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
Penso que há uma estação meteorológica na cratera do Pico, pelo menos quando la subi foi o que me disseram e fotografei, alguém me confirma? e quem recebe esses dados?



Afirmativo, mas geralmente só funciona durante o verão. A estação é muito mais complexa do que parece :cool: e pertence ao Projecto Pico-NARE: http://instaar.colorado.edu/pico/
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Boa tarde!
Nós por cá nos Açores estamos com aviso amarelo, mais precisamente, nos grupos central e oriental.

Neste momento pela zona oeste da ilha terceira, muito nevoeiro e chuva que pontualmente é forte.

Devido à grande instabilidade atmosférica, nomeadamente à formação de nuvens de desenvolvimento vertical, penso que também poderá ocorrer algumas trovoadas.