Seguimento Litoral Centro - Abril 2012

DracoLX

Cirrus
Registo
26 Ago 2011
Mensagens
30
Local
Quinta do Conde; Lisboa (Marquês de Pombal)
Há um dado que não contei aqui ainda, que foi o facto de ter visto alguma rotação nessa potente célula que passou a Este daqui (e que depois seguiu para a margem sul), via-se que havia grande instabilidade naquela zona, apesar de estar ainda longe na altura. Pena não ter tido bateria no telemóvel para fotografar, apesar da má visibilidade.

Foi precisamente o que pensei quando vi o tom esverdeado (embora não me tenha apercebido de rotação). Só me assustei porque a célula estava precisamente sobre mim (literalmente) e pensar que um funil podia descer mesmo por cima de mim não me deixou muito confortável. Conclusão... foi um tal de correr até casa! :lmao:
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Por aqui deu para encher a barriga, ainda vi à volta de 2 dezenas de raios, mas não consegui fotografar nenhum devido à nebulosidade baixa.

A célula quando se aproximou trouxe rajadas de vento forte que fizeram bater portas e janelas, o vento assobiava nos telhados, que saudades que eu já tinha disto... :w00t:

Agora a trovoada morreu.
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Boa tarde,

Aqui pela Ericeira o dia amanheceu chuvoso mas foi progressivamente clareando. A Vila estava agradavelmente serena cerca das 9h30m e alguns já tomavam café nas esplanadas do Jogo da Bola. Dava para passear a pé mas com impermeável vestido pois de quando em vez lá vinham umas grossas pingas, espaçadas e nada incomodativas. Almoço na esplanada dos Navegantes - protegida do pouco vento que se fez aqui sentir - entre sol quente e nuvens protectoras de escaldão. Lento e descontraído passeio pelo paredão da Praia do Sul sem sobressaltos de trovoadas. Final de tarde ameno olhando o mar sempre com óculos de sol indispensáveis neste dias de luminosidade intensa. O ar esteve limpo e desintoxicante e mar um espelho (mas com ondas surfáveis)
Muito agradável :)

Neste momento o barómetro/termómetro/etc. na parede da sala regista: humidade 67 e pressão 1005 e a temperatura cerca de 20º.

Quando liguei agora o computador fiquei admirada com as notícias de semelhante intempérie na vizinhança.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
"'Apagão' corta luz eléctrica em várias zonas de Portugal
Um 'apagão' privou várias partes do País de energia eléctrica durante alguns segundos cerca das 19h30 deste domingo. Há relatos de quebras de electricidade nos distritos de Lisboa, Setúbal, Faro, Évora, Beja, Coimbra e Leiria, levando a que o União de Leiria-Sporting, disputado na Marinha Grande, fosse interrompido longos minutos, pois os projectores demoraram a funcionar.

Contactada pelo CM, fonte da REN - Redes Energéticas Nacionais disse que houve um disparo na linha em Palmela, o que levou a "oscilações de energia no sul do País"."

Fonte CM: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/n...rta-luz-electrica-em-varias-zonas-de-portugal

Será que foi atingida por algum raio:huh:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Por aqui foi ouvir trovoada ao longe todo o dia... A Norte,a Sul,ou a Este...

Aqui mesmo em cima só 2 trovões,e alguma chuva durante 5 minutos.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Aqui fica o máximo que consegui registar, apesar do problema com as baterias, já tive sorte.



É de salientar o último raio, que foi uma autêntica bomba!!
 
Editado por um moderador:

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
por aqui chove fraco , ás vezes moderado com trovoada e ralampagos tambem , a luz tambem piscou por aqui . De notar é a chuva que caiu de manhã , parou por volta do almoço , por volta das 17 horas voltou a chuver e nunca mais parou , até agora. :rain:
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Continua a chover moderado, não sei se continua a trovoada ao longe, pois já tenho os estores fechados e não oiço nada aqui perto.

Temperatura nos 13,9ºC.
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
Por aqui começou a chover fraco.

A Máxima foi de 20,6 ºC ( +0,8 ºC que ontem), registada às 13h10.

Dados actuais:

Chuva Fraca

- Temperatura: 13,5 ºC;
- Humidade: 95%;
- Pressão: 1009 hPa;
- Vento: Fraco