Seguimento Interior Norte e Centro - Abril 2012



Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Boa tarde.
Encontro-me desde de manhã nas Penhas da Saúde. Por volta das 13h veio um aguaceiro forte que transformou a paisagem num manto branco :D mas logo de seguida com o sol a aparecer, a neve derreteu rapidamente. Neste momento começou a nevar com moderada intensidade :D:D
Mais tarde colocarei fotos :thumbsup:


Eu já não apanhei essa intensa queda de neve e quando cheguei já não havia acumulação, mas reparei quando passava a Covilhã ainda havia acumulação ate aos 1200m, antigo Sanatório, mas via-se que era muito pouquinha e foi o tempo de subir e ja nada restava, mas já se aproximava outra célula, menos intensa e pareceu-me mais pequena, para descarregar, fui ate ao centro limpeza de neve.








A encosta da Torre já não se via e começava a nevar, decidi descer um pouco mais a baixo junto a barragem do Viriato.








Nas Penhas da Saúde












A única acumulação desta queda de neve que foi entre as 16 e as 17h foi nas árvores



Ao cimo da encosta da Covilhã via-se uma nova célula a chegar a Serra









Serra da Gardunha sem neve



Cortina de chuva sobre a localidade Canhoso



Para quem não sabe o antigo Sanatório ao cimo da encosta da Covilhã ja em reconstrução para uma Pousada



A encosta da Torre como se vê o Cântaro magro e o Raso sem acumulação



 
Editado por um moderador:

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Boa noite, extremos do dia, aqui pela minha aldeia:
Tº mín.: 1,7ºC
Tª máx.: 3,7ºC
Neste momento 2,7ºC.

Não estive cá a maior parte do dia, pelo que não posso confirmar se nevou cá, na viagem que fiz a Espanha, 2 km norte da aldeia a 890m altitue caía-água neve com 2ºC, quando passei a fronteira e comecei a subir, por volta dos 900 m nevava com intensidade, a temperatura era já de 0ºC e havia acumulação, na Gudiña havia também acumulação. Verifiquei que em Portugal, havia acumulação na serra da Coroa e nas serras dos Pinheiros e Esculqueira (junto à fronteira).

Vinhais definitivamente, foi a capital da neve este fim de semana, beneficiou logo desde o primeiro dia, provavelmente com uma nuvem que trazia mais frio e bastante pricipitação, gerando acumulação de neve. A partir daí, a neve no solo, que arrefeceu aquela região, provavelmente definiu o resto do evento, e secundariamente de estar na vertente sul do planalto da Serra da Coroa, no sopé do alto da Ciradelha a 1021 metros de altitude e de mesmo a sul/sueste estar rodeada por montes que rondam os 950-1060m que são a continuação da serra da Nogueira.
 

Fernando

Cumulus
Registo
13 Fev 2007
Mensagens
175
Local
Bragança / Lisboa
Imagens da Serra de Nogueira, por volta das 15 horas de hoje, a meia encosta (cerca dos 800 metros):


Curioso, pela tua foto, na Serra da Nogueira havia muito mais acumulação que na Serra de Montesinho, que visitei hoje. Até aos 1000 metros apenas havia vestígios de neve, e no alto, junto à barragem havia sensivelmente a mesma camada que podemos ver na imagem que colocaste.

Esta foto foi tirada a cerca de 1300 metros na Serra de Montesinho, quando o vento soprava com muita intensidade e nevava moderado.

301738_10150721855537520_539702519_9465630_1494139237_n.jpg
 
Última edição:

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Imagens da Serra de Nogueira, por volta das 15 horas de hoje, a meia encosta (cerca dos 800 metros):








Parabéns Veterano pelas bonitas imagens (o tão desejado elemento branco fica mesmo bem nessas fotos!!!). É realmente um verdadeiro encanto ver neve nessa serra mas também nas restantes....É a magia gratuita da natureza... :thumbsup: