Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2012

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Situação de vento forte

Boas tardes;)

Segundo as ultimas saidas dos modelos, e porque estamos bastante perto do evento ( grau de certeza grande), vale a pena um reparo á situação a partir das 00h de Domingo e até ás 00h de 3f, em que estão previstos ventos fortes com rajadas do quadrante N.

De todo o periodo referido, a altura de maior significancia face á intensidade do vento será entre as 12h de Domingo e as 12h de 2f, periodo em que se espera o alinhamento do fluxo em altitude e o fluxo de superficie após a passagem da frente fria que nos afectará durante o Sabado.

http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?&ech=54&mode=0

http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?&ech=60&mode=0

http://www.meteociel.fr/modeles/hirlam_cartes.php?&ech=60&mode=5&carte=0



O gradiente de espessura geopotencial vai-se tornar muito significativo, com um jet aos 300hpa de 135kts, aos 500hpa 80-100kts alinhado sob o território.
O ECMWF modela aos 850hpa de cerca de 70km.h com o fluxo á sfc nos 30 a 60km.h.
Estando o fluxo em altura alinhado com a sfc, deverá haver um bom transporte vertical de momento linear pelo que o vento de superficie poderá ser incrementado localmente, e as rajadas poderão ser por vezes muito intensas relativamente ao vento médio.

Resumindo, para o periodo mais intenso, as terras altas ( acima dos 800m) poderão ter ventos medios de uns 50-60km.h com rajadas até 85-95km.h, o litoral antingirá uns 40-50km.h com rajadas de até 75-80km.h.
Nas restantes areas a intensidade do vento dependerá das caracteristicas do terreno locais..
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
DavidSF, 3f, 4f e 5f em principio deverá haver mais estabilidade..
A partir de 6f é que talvez regresse um padrão mais propenso a que desca uma nova perturbação no Atlantico e gere um novo periodo de instabilidade assinalavel.
É a minha opinião..

Para 3f o ensemble do GEFS parece estar mais em acordo agora nas saidas das 12z e 18z em colocar estabilidade, só que vai de encontro á ideia do DavidSF de que será um periodo curto de estabilidade, pois logo a partir da 4f coloca uma nova perturbação de NW que traria alguma chuva e tempo mais fresco até 5f/6f.
Na região N/NW poderia até voltar a chover bastante na 5f.

Portanto a previsão para a semana deverá ficar mais proxima á ideia do David:

Dom/2f- Tempo seco, fresco e com uma situação de vento especialmente até á manhã de 2f.

3f- Subida da temperatura, céu pouco nublado.

4f/5f/6f- Novo periodo instavel, a afectar principalmente as regiões do N/NW mas tambem o centro, pequena descida da temperatura, especialmente a maxima.

Sab- Tempo estavel e subida de temperatura.


No que toca ás regiões a sul do eixo Sines-Beja, a semana será pouco produtiva no que toca á chuva...excepto talvez a 5f...o normal nestas situações de NW.
Portanto é bom que amanhã com a frente e no pós frontal que durará até á madrugada de Domingo, se deem acumulações de pelo menos 5mm...para ao menos ajudar na horta..hehe


................

Para o longo prazo os modelos colocam um periodo de tempo mais quente lá para dias 20-25...um cenário que aparece consistente para esse periodo aponta para a formação de um cavado na região dos Açores, que evolui depois para leste.
Se assim for,algures nos ultimos 8 dias do mês, pode ser que haja um episodio convectivo mais tipico, com temperaturas mais altas e um regime convectivo vespertino especialmente no interior...algo mais normal da Primavera.
Mas ainda está tudo bastante indeciso...pequenas flutuações no jet stream poderiam levar quer a um final de mes bastante quente e seco, ou a uma situação de bastante chuva e tempo ameno....
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para o longo prazo, a partir de dia 20, temos segundo o ensemble do GEFS, um padrão de fluxo zonal á latitude 45ºN.

Segundo a operacional do GFS18z temos uma fase de zonalidade acentuada, ao que se seguiria uma entrada de um cavado a partir das 240h, originado a partir de uma area de instabilidade vinda do Atlantico central.

O ECMWF12z mostra uma cicrulação mais intensa com menos ondulações, dando pouca importancia á perturbação que o GFS mostra.

Na minha opinião, acho possivel que o GFS esteja mais proximo da realidade, o que significa que a partir das 180-240h talvez se inicie um periodo mais instavel, nomeadamente na região norte e centro, mas eventualmente a progredir para sul....desta vez teriamos tempo mais quente e um regime de convecção especialmente no interior.

Portanto...entre dia 20 e dia 24 em principio teremos uns dias de subida de temperatura com céu pouco nublado, e depois um aumentar da instabilidade.

De modo geral, nos proximos 15 dias , a região mais favorecida pela chuva será o norte, com as zonas a sul de Sines-Beja a recolher muito pouca precipitação..
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Re: Novidades no site do IM

Gostei do alerta amarelo para a noite passada com rajadas de 90km/h...:lol:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Re: Novidades no site do IM

O IM lançou o aviso para as terras altas, não para o distrito todo em si. Há que ter em conta isso. Eu vivo a cerca de 400m de altura, tive rajada máxima de 57 km/h. A estação do IM a cerca de 700m rondou os 71 km/h. Então na serra, terra mais alta, certamente deve ter atingido os 90 km/h. Mas sim, estes avisos poderiam ser melhorados...
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Re: Novidades no site do IM

O IM lançou o aviso para as terras altas, não para o distrito todo em si. Há que ter em conta isso. Eu vivo a cerca de 400m de altura, tive rajada máxima de 57 km/h. A estação do IM a cerca de 700m rondou os 71 km/h. Então na serra, terra mais alta, certamente deve ter atingido os 90 km/h. Mas sim, estes avisos poderiam ser melhorados...

O alerta para para o litoral norte, tendo a minha EM a 10Kms, ainda deveria chegar aqui algo...nem que viesse de bicicleta....bem disse a um colega meu para não se preocupar com as galinhas:lol::lol::lol:
Ah para esta tarde era de 70Kms/H:lol:

No IM de Viana a rajada maxima foi de 15kms/h...
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
lá para dia 24 e 25 parece que vai vir uma boa depressão, o que acham?

Sim parece que sim, uma depressão que a meu ver tem origem noutra a SW da Gronelândia, e que se vai afastando, formando um cavado e mais tarde "desprende-se", ficando situada ali na zona Oeste das Ilhas Britânicas. Trará alguma precipitação a Portugal, afectando primeiro o Norte e estendendo-se depois a todo o país. Visto que a localização da depressão é a Norte de Portugal, será a zona Norte de Portugal a mais afectada pela precipitação, em que em 12h poderão cair 5 a 10mm, nada de especial.

Depois desta depressão "morrer", uma outra virá novamente da Gronelândia repetindo o "processo" da primeira, deslocando-se até ao NW da Europa, formando um cavado e mais tarde desprendendo-se. Esta deverá ficar um pouco mais a SW que a primeira, ficando a NW da P.I. Esta deverá trazer as mesmas quantidades de precipitação que a primeira, em que tanto o Norte como o Centro do país serão afectados por 5 a 10mm por 12h. O Sul deverá ficar-se por 2 a 5mm por 12h na zona de Évora, Algarve em 12h não deverá acumular mais que 1mm.

Mas isto ainda é muito longe para serem feitas previsões assim muito detalhadas.

(Previsões feitas com base no modelo GFS).

PS: E não é vai vir, é virá ;)
 

jppm

Cirrus
Registo
2 Nov 2010
Mensagens
19
Local
Algueirão-Mem Martins
Re: Novidades no site do IM

O alerta para para o litoral norte, tendo a minha EM a 10Kms, ainda deveria chegar aqui algo...nem que viesse de bicicleta....bem disse a um colega meu para não se preocupar com as galinhas:lol::lol::lol:
Ah para esta tarde era de 70Kms/H:lol:

No IM de Viana a rajada maxima foi de 15kms/h...

Não sei para onde estavam os avisos amarelos mas, eu em Sintra (Algueirão-Mem Martins), tive ventos muito fortes, como já não tinha à muito tempo. Toldos partidos em vários sítios na vila de Sintra também. Algumas árvores caídas, janelas a abanar com a força do vento. E isto já é de há uns dois ou três dias! :)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Re: Novidades no site do IM

O alerta para para o litoral norte, tendo a minha EM a 10Kms, ainda deveria chegar aqui algo...nem que viesse de bicicleta....bem disse a um colega meu para não se preocupar com as galinhas:lol::lol::lol:
Ah para esta tarde era de 70Kms/H:lol:

No IM de Viana a rajada maxima foi de 15kms/h...

Não são 15 km/h mas sim m/s. O IM explica isso na legenda por baixo dos resumos diários, no entanto, diz que é em km/h em cima, quando, claramente não é.

erroIM.png


Viana teve 13,9 m/s que equivale a 50 km/h.

Mirandela teve por exemplo 24,8 m/s, que é 90 km/h.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Re: Novidades no site do IM

Não são 15 km/h mas sim m/s. O IM explica isso na legenda por baixo dos resumos diários, no entanto, diz que é em km/h em cima, quando, claramente não é.

erroIM.png


Viana teve 13,9 m/s que equivale a 50 km/h.

Mirandela teve por exemplo 24,8 m/s, que é 90 km/h.

Mas então aí não diz 13,9Km/h:huh:

Edit
Assim sendo não há duvida que os graficos são muito praticos e elucidativos, só falta mesmo traduzir para Euros....