Meteorologia na TV Portuguesa

M

Membro excluído 274

Desculpem o meu cepticismo! Mas só acredito vendo!:confused: Isso da high tec não funcar com novos formatos é muito estranho!
Hoje no Telejornal a meteo tinha já o novos mapas compatíveis com os dos meteorologistas... Contudo não fiquem excitados com esta nova! Só vi mais do mesmo! Disseram a correr as maximas como sempre!:disgust: Enfim! Vamos aguadar!
:hehe:
 


kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Relativamente à esta questão, foi-me dito o seguinte:

"Os meteorologistas partilham da mesma opinião, que devem aparecer campos meteorológicos nas apresentações da meteo, mas a responsabilidade não é nossa, pois o sistema de visualização adquirido pela RTP ainda não permite a integração dessa informação e de outra relevante do ponto de vista meteorológico. No entanto os técnicos da empresa que venderam o sistema e os da RTP estão a tratar do assunto"

Espero que brevemente sejam satisfeitas as vossas expectativas iniciais;)

Um abraço

Excelente Rossby, não paras de me surpreender. Primeiro porque como é natural alguém com a tua profissão dar a cara é já um facto notável. Por aqui existe um pouco a imagem, não sei se correcta ou não :unsure:, de um IM bicho papão em que os seus funcionários são sempre aconselhados a não intervir no fórum. Mas perante a tua atitude de abertura e inclusive de promoção aqui da casa, está visto que andávamos a ver fantasmas onde na realidade eles não existiam. Fica aqui desde já o meu agradecimento pessoal e espero que o administrador dê também a cara a agradecer (eu pelo menos era o que faria... onde andas Fil :rolleyes:).
 

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
Excelente Rossby, não paras de me surpreender. Primeiro porque como é natural alguém com a tua profissão dar a cara é já um facto notável. Por aqui existe um pouco a imagem, não sei se correcta ou não :unsure:, de um IM bicho papão em que os seus funcionários são sempre aconselhados a não intervir no fórum. Mas perante a tua atitude de abertura e inclusive de promoção aqui da casa, está visto que andávamos a ver fantasmas onde na realidade eles não existiam. Fica aqui desde já o meu agradecimento pessoal e espero que o administrador dê também a cara a agradecer (eu pelo menos era o que faria... onde andas Fil :rolleyes:).

Obrigado pessoal :) Não se esqueçam que estou aqui na qualidade de participante "anónimo" e não de representante do IM ! Apenas veiculei a V. opinião as pessoas certas e foram elas que me pediram para responder.:thumbsup:

Por outro lado, acho que tenho o dever moral quando necessário de esclarecer alguns preconceitos ou mal-entendidos.

Um abraço
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Obrigado pessoal :) Não se esqueçam que estou aqui na qualidade de participante "anónimo" e não de representante do IM ! Apenas veiculei a V. opinião as pessoas certas e foram elas que me pediram para responder.:thumbsup:

Por outro lado, acho que tenho o dever moral quando necessário de esclarecer alguns preconceitos ou mal-entendidos.

Um abraço

Nem mais!

Um abraço.:thumbsup:
 
M

Membro excluído 274

Obrigado pessoal :) Não se esqueçam que estou aqui na qualidade de participante "anónimo" e não de representante do IM ! Apenas veiculei a V. opinião as pessoas certas e foram elas que me pediram para responder.:thumbsup:

Por outro lado, acho que tenho o dever moral quando necessário de esclarecer alguns preconceitos ou mal-entendidos.

Um abraço

Esclarecidíssimo!!! E quantos aos privados? Não sabe se mostraram interesse em desenvolver projectos semelhantes? Se já contactaram o IM??? Se nos pudesse informar! Não dizemos nada a ninguém!:lmao: :lmao: :lmao:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Obrigado pessoal :) Não se esqueçam que estou aqui na qualidade de participante "anónimo" e não de representante do IM ! Apenas veiculei a V. opinião as pessoas certas e foram elas que me pediram para responder.:thumbsup:

Por outro lado, acho que tenho o dever moral quando necessário de esclarecer alguns preconceitos ou mal-entendidos.

Um abraço

É bom realmente saber que dentro do IM não é um instituto fechado que não interage com os interessados. Muito bom sinal que as pessoas do IM tenham a interesse neste fórum!

E viva o rossby!!! :cheers: :amigos: :palmas:
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Obrigado pessoal :) Não se esqueçam que estou aqui na qualidade de participante "anónimo" e não de representante do IM ! Apenas veiculei a V. opinião as pessoas certas e foram elas que me pediram para responder.:thumbsup:

Por outro lado, acho que tenho o dever moral, quando necessário, de esclarecer alguns preconceitos ou mal-entendidos.

Um abraço



É isso aí :thumbsup: E a malta aqui agradece para poder também perceber/entender o que se vai passando (ou não) pelo IM ;)



Bom trabalho para ti
:p
 
M

Membro excluído 274

Olá amigos! Gostaria de saber se o "Boletim Meteorologico" da RTP sofreu alguma melhoria, pois sou daqueles que graças ao horário magnifico não o pode ver!

Pergunto isto porque foi aqui discutido que estavam a ser estudadas melhorias na informação facultada, e que aquela tecnologia não permitia alterar o formato rapidamente para ter-mos cartas de prognostico e essas coisas... Vocês sabem!

Contudo pelos vistos esse problema já foi ultrapassado, ainda hoje no Telejornal vi o dito plasma a ser usado no caso da menina desaparecida!

A minha duvida é: Houve melhorias na info meteo???
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Olá amigos! Gostaria de saber se o "Boletim Meteorologico" da RTP sofreu alguma melhoria, pois sou daqueles que graças ao horário magnifico não o pode ver!

Pergunto isto porque foi aqui discutido que estavam a ser estudadas melhorias na informação facultada, e que aquela tecnologia não permitia alterar o formato rapidamente para ter-mos cartas de prognostico e essas coisas... Vocês sabem!

Contudo pelos vistos esse problema já foi ultrapassado, ainda hoje no Telejornal vi o dito plasma a ser usado no caso da menina desaparecida!

A minha duvida é: Houve melhorias na info meteo???


Não...
Eu ontem vi e nada de atractivo... :(

O da manhã pelo menos foi o que vi há alguma interacção entre o apresentador do noticiário e o meteorologista. Mas é tudo explicado verbalmente, sem recorrer a grafismos...
 
M

Membro excluído 274

Relativamente à esta questão, foi-me dito o seguinte:

"Os meteorologistas partilham da mesma opinião, que devem aparecer campos meteorológicos nas apresentações da meteo, mas a responsabilidade não é nossa, pois o sistema de visualização adquirido pela RTP ainda não permite a integração dessa informação e de outra relevante do ponto de vista meteorológico. No entanto os técnicos da empresa que venderam o sistema e os da RTP estão a tratar do assunto"

Espero que brevemente sejam satisfeitas as vossas expectativas iniciais;)

Um abraço

Pois... Efectivamente já esperava! Tenho estado atento ao programa do provedor do telespectador... Pois já demonstrei o meu descontentamento face a esta materia, mas pelo que vejo, aquele programa serve apenas de resposta da RTP para a carencia de um espaço naquele formato, pois as queixas que lá chegam são muitas, mas as respostas e mudanças nenhumas!

Tenho pena que a tecnologia não seja rentabilizada, afinal é paga por todos nós! É só um desabafo!
 

squall line

Cirrus
Registo
23 Mar 2007
Mensagens
2
Hello a todo o pessoal que, não fazendo parte da profissão por uma razão ou outra, são apaixonados por meteorologia; isso lembra-me o desvio que me
levou à meteorologia; na realidade, quando jovem, queria ser Engenheiro Mecânico e acabei meteorologista do I.M., mas é uma longa história. Entrei aqui hoje só para dizer que não é verdade que os funcionários do I.M. sejam aconselhados a não participar neste fórum. Poucos serão os que conhecem este fórum lá no I.M. e, portanto, essa ideia errada. Mas, apresento-me, sou
um dos meteorologistas da RTP (o que tem mais cabelo...) e pelas críticas que tenho lido por aqui, francamente não têm sido condescendentes, i.e., não nos têm dado o benefício da dúvida; com efeito todos têm posto o seu melhor, e excepto a colega Teresa Abrantes, que tem uma tremenda e sólida experiência em televisão, somos todos novatos nestas andanças. Por outro lado, e comparativamente aos aspectos gráficos (muito bons) da meteo. dos Açores, a da RTP não é pior, simplesmente não está completa: Com efeito, falta ainda muita coisa passível de ser apresentada e assim poder explicar-se melhor o tempo, o porquê principalmente, pelo que faltam imagens de outros canais e de diferenças de canais, imagens de radar, de raios, etc.. O que acontece é que o grupo dos grafismos da RTP recebeu este software de raíz, com um curso rápido e muito curto, por causa dos 50 anos da RTP que tudo e todos apressou, e tem feito um enorme e meritório esforço para adaptar o software aos formatos dos ficheiros que o I.M. disponibiliza; devo dizer-lhes que não é fácil mas, quando estiver pronto, muita coisa boa vai aparecer; por exemplo, vai ser possível apresentar imagens de satélite de outras áreas do globo onde possam estar a acontecer fenómenos extremos, por exemplo, eu queria mas não se conseguiu, apresentar os ciclones tropicais que andaram pelo Canal de Moçambique, o que foi muita pena. Relembre-se que o ciclone tropical "Favio", de extrema violência, destruíu praticamente a cidade de Vilanculos, a sul da Beira, isto em Moçambique, e não entrou em dissipação como é costume logo após entrar em terra, ainda conseguiu chegar ao interior do Zimbabwe, qualquer coisa como 500 km no interior do continente bem longe das águas quentes do canal, uma energia disponível fenomenal. Assim, tal como o colega Rossby já disse, pede-se paciência, e já agora um pouco de condescendência pois, não somos apresentadores mas, simplesmente técnicos.
Com os melhores cumprimentos para todos.
Squall Line.

P. S. - É interessantíssimo saber que há estações meteorológicas espalhadas por esse país fora, quem sabe o I.M. pudesse aproveitar essas informações depois de devidamente aferidas?
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Bem vindo, este fórum terá muito a ganhar com as suas opiniões e previsões. Uns amadores outros profissionais, mas todos nutrem um enorme interesse pela meteorologia, climatologia..etc..

Relativamente ás críticas ao INM algumas têm fundamento outras nem tanto...mas ultimamente são mais aquelas que têm fundamento. Os técnicos do INM devem ver essas críticas como construtivas, pois, nós só queremos um melhor serviço público por parte do INM...e tenho a certeza que vocês também querem prestar cada vez melhor o serviço público que lhes está incumbido....


Mais uma vez bem vindo...
 
M

Membro excluído 274

Hello a todo o pessoal que, não fazendo parte da profissão por uma razão ou outra, são apaixonados por meteorologia; isso lembra-me o desvio que me
levou à meteorologia; na realidade, quando jovem, queria ser Engenheiro Mecânico e acabei meteorologista do I.M., mas é uma longa história. Entrei aqui hoje só para dizer que não é verdade que os funcionários do I.M. sejam aconselhados a não participar neste fórum. Poucos serão os que conhecem este fórum lá no I.M. e, portanto, essa ideia errada. Mas, apresento-me, sou
um dos meteorologistas da RTP (o que tem mais cabelo...) e pelas críticas que tenho lido por aqui, francamente não têm sido condescendentes, i.e., não nos têm dado o benefício da dúvida; com efeito todos têm posto o seu melhor, e excepto a colega Teresa Abrantes, que tem uma tremenda e sólida experiência em televisão, somos todos novatos nestas andanças. Por outro lado, e comparativamente aos aspectos gráficos (muito bons) da meteo. dos Açores, a da RTP não é pior, simplesmente não está completa: Com efeito, falta ainda muita coisa passível de ser apresentada e assim poder explicar-se melhor o tempo, o porquê principalmente, pelo que faltam imagens de outros canais e de diferenças de canais, imagens de radar, de raios, etc.. O que acontece é que o grupo dos grafismos da RTP recebeu este software de raíz, com um curso rápido e muito curto, por causa dos 50 anos da RTP que tudo e todos apressou, e tem feito um enorme e meritório esforço para adaptar o software aos formatos dos ficheiros que o I.M. disponibiliza; devo dizer-lhes que não é fácil mas, quando estiver pronto, muita coisa boa vai aparecer; por exemplo, vai ser possível apresentar imagens de satélite de outras áreas do globo onde possam estar a acontecer fenómenos extremos, por exemplo, eu queria mas não se conseguiu, apresentar os ciclones tropicais que andaram pelo Canal de Moçambique, o que foi muita pena. Relembre-se que o ciclone tropical "Favio", de extrema violência, destruíu praticamente a cidade de Vilanculos, a sul da Beira, isto em Moçambique, e não entrou em dissipação como é costume logo após entrar em terra, ainda conseguiu chegar ao interior do Zimbabwe, qualquer coisa como 500 km no interior do continente bem longe das águas quentes do canal, uma energia disponível fenomenal. Assim, tal como o colega Rossby já disse, pede-se paciência, e já agora um pouco de condescendência pois, não somos apresentadores mas, simplesmente técnicos.
Com os melhores cumprimentos para todos.
Squall Line.

P. S. - É interessantíssimo saber que há estações meteorológicas espalhadas por esse país fora, quem sabe o I.M. pudesse aproveitar essas informações depois de devidamente aferidas?

Sr. com mais cabelo! Hummm... Acho que já estou a ver quem é!;)

A meu ver, o regresso em sí deste formato à TV Portuguesa já foi uma importante vitória! Mas como já referí neste Forum, a minha frustração foi total! Estava á espera de muito mais! Não considero que fui longe de mais nas minhas críticas, deixei sim o politicamente correcto um pouco de lado e expus o que me ia na alma! Porque? Porque para mim a meteo é realmente uma paixão e custa-me ver que em Portugal não lhe é dado o devido valor, como por exemplo é dado em Espanha! Por isso a minha revolta! Acho que se deve sempre ir mais longe (cuido que vocês pensam o mesmo como não poderia deixar de ser)... Estava esperançado em ver previsões mais detalhadas, com mais cidades, já disse e reafirmo cidades como Chaves, Covilhã, Elvas, Portimão... merecem ser mencionadas, pois são núcleos importantes, territorialmente espaçados que pouco têm a ver com as respectivas capitais de Distrito! Porque não facultar nos boletins imagens de radar? Prognóstico? Dados do dia! Era excelente podermos enviar fotos para serem mostradas no boletim! Acho que seria bom para vocês e excelente para nós! Poderíamos de algum modo interagir com vocês! Seria excelente!

PS: Como eu vos invejo! Desde pequeno que sonho em apresentar a meteo! Quiça um dia!;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Hello a todo o pessoal que, não fazendo parte da profissão por uma razão ou outra, são apaixonados por meteorologia; isso lembra-me o desvio que me
levou à meteorologia; na realidade, quando jovem, queria ser Engenheiro Mecânico e acabei meteorologista do I.M., mas é uma longa história. Entrei aqui hoje só para dizer que não é verdade que os funcionários do I.M. sejam aconselhados a não participar neste fórum. Poucos serão os que conhecem este fórum lá no I.M. e, portanto, essa ideia errada. Mas, apresento-me, sou
um dos meteorologistas da RTP (o que tem mais cabelo...) e pelas críticas que tenho lido por aqui, francamente não têm sido condescendentes, i.e., não nos têm dado o benefício da dúvida; com efeito todos têm posto o seu melhor, e excepto a colega Teresa Abrantes, que tem uma tremenda e sólida experiência em televisão, somos todos novatos nestas andanças. Por outro lado, e comparativamente aos aspectos gráficos (muito bons) da meteo. dos Açores, a da RTP não é pior, simplesmente não está completa: Com efeito, falta ainda muita coisa passível de ser apresentada e assim poder explicar-se melhor o tempo, o porquê principalmente, pelo que faltam imagens de outros canais e de diferenças de canais, imagens de radar, de raios, etc.. O que acontece é que o grupo dos grafismos da RTP recebeu este software de raíz, com um curso rápido e muito curto, por causa dos 50 anos da RTP que tudo e todos apressou, e tem feito um enorme e meritório esforço para adaptar o software aos formatos dos ficheiros que o I.M. disponibiliza; devo dizer-lhes que não é fácil mas, quando estiver pronto, muita coisa boa vai aparecer; por exemplo, vai ser possível apresentar imagens de satélite de outras áreas do globo onde possam estar a acontecer fenómenos extremos, por exemplo, eu queria mas não se conseguiu, apresentar os ciclones tropicais que andaram pelo Canal de Moçambique, o que foi muita pena. Relembre-se que o ciclone tropical "Favio", de extrema violência, destruíu praticamente a cidade de Vilanculos, a sul da Beira, isto em Moçambique, e não entrou em dissipação como é costume logo após entrar em terra, ainda conseguiu chegar ao interior do Zimbabwe, qualquer coisa como 500 km no interior do continente bem longe das águas quentes do canal, uma energia disponível fenomenal. Assim, tal como o colega Rossby já disse, pede-se paciência, e já agora um pouco de condescendência pois, não somos apresentadores mas, simplesmente técnicos.
Com os melhores cumprimentos para todos.
Squall Line.

P. S. - É interessantíssimo saber que há estações meteorológicas espalhadas por esse país fora, quem sabe o I.M. pudesse aproveitar essas informações depois de devidamente aferidas?




Antes de mais, seja muito bem-vindo squall line :thumbsup:

É com grande prazer que o recebemos neste fórum. Desejamos que participe, sempre que possível, activamente neste fórum, pois, somos na maioria amadores, estamos aqui por puro amor à Meteorologia, e como tal, comentários e explicações de pessoas com formação na área são muito valorizadas por nós.

Peço-lhe que não tome demasiado à letra aquilo que escrevemos sobre o espaço de Meteorologia na RTP.
Sabemos perfeitamente que vocês não são apresentadores, e se formação tiveram para fazer apresentações televisivas deve ter sido muito breve e à pressão.
A maior parte das minha crítica é relativa à falta de conteúdo do espaço meteorológico. O meu termo de comparação, os espaços de meteorologia dos canais espanhóis, ficam de facto anos-luz à frente do da RTP. Mas isto não é uma crítica bota-abaixo. Tem explicação:

  • Longa ausência do IM nos boletins meteorológicos na televisão portuguesa. Com isto não houve uma formação e adaptação contínua dos apresentadores às novas realidades da televisão
  • A tecnologia adoptada pela RTP para a apresentação parece ser terrivelmente difícil de incorporar conteúdos. Isto acarreta dificuldades para o IM (não pode apresentar o que quer) e para a RTP (tempo despendido pelo grupo de grafismos). Sinceramente acho que houve aqui um erro da RTP, mais valia um ecrã virtual e assim acabavam-se problemas com o software...

De qualquer maneira fico muito contente por saber que afinal estão a fazer todos os esforços para incluírem novidades no espaço de Meteorologia na RTP.
Aproveito e faço aqui um desafio. Façam os possíveis para incluir alguma pedagogia nos vossos programas. Breves conceitos sobre meteorologia, tais como o que é uma frente fria, porque num dia de praia em pleno Verão estava um nevoeiro intenso, a que se deve a formação da trovoada, apresentar tipo de nuvens. Penso que faz muita falta este tipo de pedagogia pois a ignorância das pessoas nesta área é enorme. Por exemplo sabe quantas pessoas sabem a diferença entre aguaceiros e chuva? Eu pelo que vejo muitas, muitas mesmo.

Mais uma vez, seja bem-vindo ao fórum e não se esqueça de convidar colegas seus a participarem também.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Hello a todo o pessoal que, não fazendo parte da profissão por uma razão ou outra, são apaixonados por meteorologia; isso lembra-me o desvio que me
levou à meteorologia; na realidade, quando jovem, queria ser Engenheiro Mecânico e acabei meteorologista do I.M., mas é uma longa história. Entrei aqui hoje só para dizer que não é verdade que os funcionários do I.M. sejam aconselhados a não participar neste fórum. Poucos serão os que conhecem este fórum lá no I.M. e, portanto, essa ideia errada. Mas, apresento-me, sou
um dos meteorologistas da RTP (o que tem mais cabelo...) e pelas críticas que tenho lido por aqui, francamente não têm sido condescendentes, i.e., não nos têm dado o benefício da dúvida; com efeito todos têm posto o seu melhor, e excepto a colega Teresa Abrantes, que tem uma tremenda e sólida experiência em televisão, somos todos novatos nestas andanças. Por outro lado, e comparativamente aos aspectos gráficos (muito bons) da meteo. dos Açores, a da RTP não é pior, simplesmente não está completa: Com efeito, falta ainda muita coisa passível de ser apresentada e assim poder explicar-se melhor o tempo, o porquê principalmente, pelo que faltam imagens de outros canais e de diferenças de canais, imagens de radar, de raios, etc.. O que acontece é que o grupo dos grafismos da RTP recebeu este software de raíz, com um curso rápido e muito curto, por causa dos 50 anos da RTP que tudo e todos apressou, e tem feito um enorme e meritório esforço para adaptar o software aos formatos dos ficheiros que o I.M. disponibiliza; devo dizer-lhes que não é fácil mas, quando estiver pronto, muita coisa boa vai aparecer; por exemplo, vai ser possível apresentar imagens de satélite de outras áreas do globo onde possam estar a acontecer fenómenos extremos, por exemplo, eu queria mas não se conseguiu, apresentar os ciclones tropicais que andaram pelo Canal de Moçambique, o que foi muita pena. Relembre-se que o ciclone tropical "Favio", de extrema violência, destruíu praticamente a cidade de Vilanculos, a sul da Beira, isto em Moçambique, e não entrou em dissipação como é costume logo após entrar em terra, ainda conseguiu chegar ao interior do Zimbabwe, qualquer coisa como 500 km no interior do continente bem longe das águas quentes do canal, uma energia disponível fenomenal. Assim, tal como o colega Rossby já disse, pede-se paciência, e já agora um pouco de condescendência pois, não somos apresentadores mas, simplesmente técnicos.
Com os melhores cumprimentos para todos.
Squall Line.

P. S. - É interessantíssimo saber que há estações meteorológicas espalhadas por esse país fora, quem sabe o I.M. pudesse aproveitar essas informações depois de devidamente aferidas?

seja bem vindo a esta humilde casa, é com todo o gosto que temos um profissional da meterologia entre esta massa de adeptos amantes da meterologia ;) espero que a sua participação seja regular :)