Seguimento Litoral Centro - Maio 2012

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
O dia de ontem foi um dia de céu pouco nublado, com um aumento de nebulosidade a partir das 20h30, onde por volta das 22h00 caíram umas pingas fracas, durante cerca de 10 minutos. A partir das 23h30 começou a chover de forma fraca, durante cerca de 20 minutos.

Extremos de ontem:

Temperatura:
Min: 10,7 ºC (-0,7 ºC que ontem), registada às 05h46
Max: 19,9 ºC (+1,3 ºC que ontem), registada às 14h59

Vento:
Max: 16,9 Km/h

Ponto de Orvalho:
Min: 9 ºC
Max: 13 ºC

Humidade:
Min: 54%
Max: 95%

Pressão Atmosférica:
Min: 1016 hPa
Max: 1019 hPa



Dados actuais:

Céu muito nublado

- Temperatura: 14,9 ºC;
- Humidade: 84%;
- Pressão: 1019 hPa;
- Vento: 5,0 km/h de S
 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Mas no radar quando indica esse tom meio cor de laranja, quer dizer que é uma super célula, certo? Logo pode ser um tornado...

Pode é nao haver condiçoes favoráveis a formaçao do tornado, penso eu.

Poderia ser se estivesses a ver o radar de reflectividade. Sendo o radar de taxa de precipitação, o fenómeno associado é o que o David sf referiu. Além disso estás a ver uma compilação dos dois radares que não dá tanto pormenor nem dá para ver reflectividade.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mas no radar quando indica esse tom meio cor de laranja, quer dizer que é uma super célula, certo? Logo pode ser um tornado...

Não, nada disso. Mostra precipitação apenas. Os tornados não se vêm em radar (só em casos muito extremos é que se pode ver a nuvem de detritos a reflectir). O produto de radar a que temos acesso é apenas da reflectividade, da chuva (ou granizo), é isso que vês na imagem. O IM tem outro output do radar que mostra o vento também (o chamado modo Doppler em que se estima a direcção e intensidade do vento pelo movimento das partículas), e nesse modo por vezes é possível detectar a presença dum mesociclone, mas nunca a dum Tornado, que é uma coisa demasiado pequena para ser detectável/visível em radar. Por vezes há células cuja reflectividade (da chuva/granizo) tem determinada configuração que leva a suspeitar da presença dum mesociclone, mas agora não vale a pena alongar-me sobre isso.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Não, nada disso. Mostra precipitação apenas. Os tornados não se vêm em radar (só em casos muito extremos é que se pode ver a nuvem de detritos a reflectir). O produto de radar a que temos acesso é apenas da reflectividade, da chuva (ou granizo), é isso que vês na imagem. O IM tem outro output do radar que mostra o vento também (o chamado modo Doppler em que se estima a direcção e intensidade do vento pelo movimento das partículas), e nesse modo por vezes é possível detectar a presença dum mesociclone, mas nunca a dum Tornado, que é uma coisa demasiado pequena para ser detectável/visível em radar. Por vezes há células cuja reflectividade (da chuva/granizo) tem determinada configuração que leva a suspeitar da presença dum mesociclone, mas agora não vale a pena alongar-me sobre isso.

Claramente tenho que ir estudar melhor isto:D. A sua explicação detalhada põe a um canto o que eu pensava do funcionamento do radar meteorológico. Sempre a aprender neste fórum espectacular. Obrigado
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Manhã bem chuvosa por Oeiras,sempre com chuva fraca a moderada! Já acumula 5 mm :rain::rain:

Excelente início de Maio. Com a precipitação de Hoje Oeiras ficará perto dos 40 mm neste mês,na média aproximadamente.

Dia chuvoso este,sem ser com aguaceiros,mas sim chuva constante.Maravilha :D:D
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia!

Confesso-me surpreendido pelo valor que actualmente tenho acumulado. Desde cerca das 4h, já caíram 15,2 mm! :rain:

De momento continua a chover moderadamente, com 15,2ºC e 88% de humidade.

13,0 km/h de SO (225º) e 1017 hPa de pressão.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Chove sensivelmente desde as 7h sem interrupções, entre o fraco e moderado, com vento fraco a moderado a acompanhar.

Sigo com 17,3ºC.