Seguimento Litoral Centro - Maio 2012

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Normalmente os Cirrus estão associados a zonas com baixa humidade na alta troposfera, e o efeito verificado, neste caso um halo, em nada nos diz que existe muita ou pouca humidade nesses niveis da atmosfera, mas sim que a luz está a ser refractada pelos cristais de gelo que compõem os Cirrus, apresentando o espectro da luz (arco-íris).

Terminando o Off-Topic, sigo com 20ºC, após uma máxima a rondar os 30ºC, dia já bastante quente, mas não com tanto sofrimento, pois havia menos humidade.

Ok, penso que precebo o que dizes.
O ar pelo meio dos cristais de gelo é seco, e a existencia de gelo não diz nada sobre a humidade do ar contido nesses espaços.

Eu refiro-me á todalidade da camada onde tens os cirroestratus, ou seja, o ar inter-cristais e os cristais em si...imagina liquefazer os cristais e evapora-los para o ar que os rodeia..

Se seguires o raciocinio, podes afirmar que a camada de ar é em geral humida...repara aqui na imagem de vapor de agua aos 600hpa:
http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/natl/flash-wv.html

O satélite não distinge os cristais do ar envolvente pois a analise espectral apenas identifica a água, ou seja, para ele tens uma massa de ar com bastante conteudo em água que está neste momento a afectar Pt continental e a Madeira nos niveis altos:thumbsup:
 


Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
O dia de ontem foi um dia de céu pouco nublado/céu limpo, com bastante calor durante a tarde, onde a temperatura máxima de terça-feira (Dia 07/05) para o dia de ontem subiu cera de 5 ºC.

Extremos de ontem:

Temperatura:
Min: 14,6 ºC (-1,0 ºC que ontem), registada às 06h10
Max: 26,4 ºC (+5,3 ºC que ontem), registada às 17h53

Vento:
Max: 15,8 Km/h

Ponto de Orvalho:
Min: 11 ºC
Max: 18 ºC

Humidade:
Min: 47%
Max: 98%

Pressão Atmosférica:
Min: 1016 hPa
Max: 1019 hPa



Dados actuais:

Céu limpo

- Temperatura: 20,3 ºC;
- Humidade: 55%;
- Pressão: 1016 hPa;
- Vento: 10,1 km/h de NNO
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Ok, penso que precebo o que dizes.
O ar pelo meio dos cristais de gelo é seco, e a existencia de gelo não diz nada sobre a humidade do ar contido nesses espaços.

Eu refiro-me á todalidade da camada onde tens os cirroestratus, ou seja, o ar inter-cristais e os cristais em si...imagina liquefazer os cristais e evapora-los para o ar que os rodeia..

Se seguires o raciocinio, podes afirmar que a camada de ar é em geral humida...repara aqui na imagem de vapor de agua aos 600hpa:
http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/natl/flash-wv.html

O satélite não distinge os cristais do ar envolvente pois a analise espectral apenas identifica a água, ou seja, para ele tens uma massa de ar com bastante conteudo em água que está neste momento a afectar Pt continental e a Madeira nos niveis altos:thumbsup:

Mesmo para terminar, tens toda a razão, mas para esclarecer melhor o supercell, aquele efeito óptico nada nos diz sobre a quantidade de humidade na atmosfera, mas sim que a luz é refractada, como expliquei no meu post anterior, pelos cristais de gelo. :thumbsup:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Depois de uma máxima de 27,3ºC, sigo com uma madrugada relativamente quente.

18,4ºC actuais, com 69% de humidade, e vento fraco a moderado de N (360º).

1017 hPa de pressão.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Bom dia!

Noite agradável, com a temp. mín. a rondar os 17/17,5ºC.
Neste momento céu com algumas nuvens altas e (~)22.0ºC. Espera-se um dia quentinho.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia! :D

Temperatura mínima de 15,7ºC, e actuais 20,3ºC, em rápida subida com vento nulo!

Humidade nos 58% e pressão nos 1018 hPa. Alguns Cirrus e Cirrocumulus.