Seguimento Açores e Madeira - Maio 2012



Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Por aqui é o contrário a trovoada acalmou mas a chuva intensificou..

A ribeira que passa ao lado da minha casa está a ficar com o seu caudal no máximo, se a chuva não abrandar temo que esta saia do seu leito.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não tinha reparado, o Lousano acabou de postar, à meia noite o IM lançou aviso vermelho para o grupo central e oriental.

http://www.meteopt.com/forum/seguim...tas-oficiais-maio-2012-a-6490.html#post328480

bYdlv.gif
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Por aqui acalmou um pouco mas mesmo assim não consigo dormir. Essa instabilidade não descansa nada nem a trovoada pára...estou bastante preocupada com o que poderá estar a aconter por aí, pois se em P.Delgada está como está, imagino o que não estará a acontecer onde as terras já estão saturadas. Esta tarde já havia pessoas desalojadas...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Eu cá não me lembro de um alerta laranja para trovoada. Há uma primeira vez para tudo. :surprise:

Em PDL trovoada esporádica e chuva forte

Cumps
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Por aqui acalmou um pouco mas mesmo assim não consigo dormir. Essa instabilidade não descansa nada nem a trovoada pára...estou bastante preocupada do que poderá estar a aconter por aí, pois se em P.Delgada está como está, imagino o que não estará a acontecer onde as terras já estão saturadas. Esta tarde já havia pessoas desalojadas...

Zonas como Ponta Delgada presumo que não sejam problemáticas, o pior é mesmo aquelas zonas geologicamente instáveis em que até micro-sismos provocam pequenas derrocadas, se calha a cair muita água em zonas dessas, pode ser complicado.

Mas impressiona a linha de trovoadas, estão a levar com elas quase em cheio desde há horas. Reparem no último frame, na explosão de uma célula logo depois de passar por São Miguel, bem como de outra ao lado, a oeste-noroeste. Existe imensa instabilidade nessa zona.

h8I8u.gif
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Mais um aguaceiro fortíssimo que caí por aqui acompanhado da respectiva trovoada.

estou como a snowy não consigo pergar olho, nem tiro os olhos da ribeira.

as pessoas começam a fazer romaria às ruas para ver as ribeiras, depois se alguma ponte derrubar ou alguma ribeira que saia do seu leito, os azares acontecem :nono:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Aos anos que vivo nos Açores nunca vi tantos raios seguidos. A sudoeste tivemos um festival de raios e trovoadas. Chuva abrandou mas a trovoada continua.

Boa noite,

A minha freguesia ficou ás escuras e só agora a luz voltou. Isto foi um inferno aqui na minha rua. Gaitadaria! Os bombeiros vieram na canada ao lado da minha desentupir a rua porque houve cheias para a rua da Igreja.

Continua a chover e a trovoada continua. N sei se alguém sabe quanto já foi acumulado mas parece-me que já chega de água. Se não parar de chover como está poderá haver problemas. Gostava de saber como andam as coisas pelo resto da ilha e até nas outras ilhas. Aqui está por demais.

Cumprimentos!
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Bom, isto está a voltar a chover forte outra vez. Pelos vistos isto não vai acabar nem tão cedo.
Amanhã espero não ter outra vez nenhuma má notícia de alguma desgraça por aí.
Vou-me deitar porque esta madrugada foi e está sendo bastante agitada porque as pessoas aqui estão em sobressalto por causa das grotas e das ribeiras. Já há notícias de enchurradas de grotas para quem transita na estrada regional entre Outeiro(Arrifes) e Feteiras. :(

Boa noite a todos!