Seguimento Açores e Madeira - Maio 2012

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Bom não encontro o vídeo anterior do mau tempo na cidade que foi colocado por isso vai aqui de novo a cheia nas Festas do Senhor Santo Cristo em P. Delgada




Trovoada por P. Delgada




http://www.facebook.com/photo.php?f...46232947.35843.100003203085695&type=1&theater



Aqui uma análise aos raios do vídeo anterior que coloquei. Parece de facto que aconteceram 2 ocorrências, digo, o raio e o som, e ambos muito perto das casas. A câmera captou o que no vídeo não se ouviu. Estranho...


 
Editado por um moderador:


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Realmente um bom bocado de estrada desapareceu..imaginem a passar naquela estrada à noite a chover torrencialmente, foi uma sorte que notaram este buracão antes de haver uma desgraça!

Esta perspectiva impressiona um pouco mais. A estrada é de utilização corrente e ninguém teve azar. Ainda bem. A água escavou um belo canal, tal foi o caudal da cheia... :cold:
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Realmente um bom bocado de estrada desapareceu..imaginem a passar naquela estrada à noite a chover torrencialmente, foi uma sorte que notaram este buracão antes de haver uma desgraça!

Sorte com S GRANDE!!! Quem conhece aquela estrada sabe que metade do tempo está forrada de nevoeiro e só lá consegue transitar durante uma noite de nevoeiro quem conhece mesmo a estrada porque nem as placas se vê! No meio deste azar todo, já que essa estrada tinha que ruir, o timing foi perfeito e deu para se aperceberem antes que acontecesse uma tragédia.

Neste momento, chuva em Ponta Delgada, temp. 18º e 94%hr.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Off Topic: Jornalismo provinciano

Mau tempo provoca derrocada nos Açores
ng1234045_435x190.png


A forte precipitação registada domingo à noite e hoje de madrugada na ilha açoriana de S. Miguel provocou uma derrocada na estrada que liga a Vigia das Feteiras à Vista do Rei, obrigando ao encerramento da via.

Fonte: Jornal SOL

Um dia destes vamos ver no Jornal Sol uma fotografia das Portas do Sol de Madrid a ilustrar a cidade de Lisboa ... :lmao:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Boas notícias de Miami relativamente ao tempo nos Açores:
SPECIAL TROPICAL WEATHER OUTLOOK
NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL
130 PM EDT MON MAY 14 2012

FOR THE NORTH ATLANTIC...CARIBBEAN SEA AND THE GULF OF MEXICO...

SHOWER ACTIVITY ASSOCIATED WITH A NON-TROPICAL LOW ABOUT
450 MILES SOUTH-SOUTHWEST OF THE SOUTHERN AZORES ISLANDS REMAINS MINIMAL. ENVIRONMENTAL CONDITIONS ARE NOT CONDUCIVE FOR
DEVELOPMENT...AND THE SYSTEM HAS A LOW CHANCE...NEAR 0 PERCENT...OF BECOMING A SUBTROPICAL OR TROPICAL CYCLONE DURING THE NEXT 48 HOURS. NO ADDITIONAL SPECIAL TROPICAL WEATHER OUTLOOKS ON THIS SYSTEM ARE ANTICIPATED. ROUTINE ISSUANCE OF THE ATLANTIC TROPICAL WEATHER OUTLOOK WILL BEGIN ON 1 JUNE 2012.

ELSEWHERE...TROPICAL CYCLONE FORMATION IS NOT EXPECTED DURING THE
NEXT 48 HOURS.
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Bem este Sao pedro e mesmo egoista em vez de mandar um pouco de agua para ca que bem precisamos ... manda tudo para os açores, os pobres dos habitantes já nao podem com agua e continua a chover... e triste os desequilíbrios que se verificam atualmente... temperatura máxima de hoje 30.00ºC com noites a rondar os 24ºC para dormir e uma tortura...inverno volta pra nos :D Força açorianos, e que isso ai melhore depressa :D
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boa tarde pessoal,

Foi uma noite muito atarefada...
Tinha acabado de chegar da Povoação e ás 4h30 tive de voltar para os Graminhais...
O Parque Eólico desligado, linhas disparadas, perda de comunicações, etc. só me deitei quase ao meio-dia (acordei agora)!
Estas trovoadas são um espetáculo da natureza mas trazem muita desgraça!

Sigo com 30,5 mm acumulados nas últimas 24H.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Aqui uma análise aos raios do vídeo anterior que coloquei. Parece de facto que aconteceram 2 ocorrências, digo, o raio e o som, e ambos muito perto das casas. A câmera captou o que no vídeo não se ouviu. Estranho...




Boa tarde,

Este vídeo deixa-me atonito e sem fala. Ainda não consegui descobrir o mistério por trás desses raios. Há alguém aqui entendido na matéria?

A câmera captou raios que foram imperceptíveis ao olho humano, ou seja, se eu por exemplo estivesse nesse momento neste local era atingido por um raio sem o ver. Isto é possível? Gostaria que me explicassem essa dúvida, porque andei em locais de fortes trovoadas ao ar livre ontem à noite e também de carro. Obrigado.


Este vídeo é uma análise do original que eu coloquei na página 23 deste tópico.

http://www.meteopt.com/forum/seguim...mento-acores-madeira-maio-2012-a-6485-23.html


Por cá depois de uns aguaceiros moderados durante a manhão céu já está com abertas e não há chuva!

Cumprimentos!
 
Editado por um moderador:

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Boa tarde pessoas,

Esta manhã, a chuva prevaleceu umas boas 3 horas ininterruptamente e de forma abundante, mas acabou por acalmar ao final da manhã. Nas estradas, apenas alguns lençóis de água e o entulho, lama, troncos e alguns carros deixados na berma, resultantes dos eventos do dia 11/12, acabaram por permanecer nos seus locais sem complicações.

Neste momento, na zona sul/sueste, o céu mantém-se muito nublado com aguaceiros fracos e intermitentes. O vento continua moderado a soprar predominantemente do quadrante de leste (isto a "olhómetro").

Anuncio, igualmente, que a maior parte de todo o dispositivo de emergência que esteve de prevenção foi desmobilizado, sensivelmente, a meio desta tarde. Merecidamente, já que o cansaço era mais que muito...

Algumas pessoas optaram por não ir trabalhar hoje, algumas crianças ficaram em casa e, quanto a mim, ainda tentei segurar a namorada na cama depois da minha noite de alerta, mas ela vendeu-se ao capitalismo.:lol:

Soube que, neste momento, na Praia da Vitória, chove torrencialmente e algumas pessoas já estão de esfregona na mão.
Por aqui, de regresso ao tasco, ainda nada de chuva torrencial. Nem chove de todo...

Cordiais saudações e bom jantar,
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Aqui uma análise aos raios do vídeo anterior que coloquei. Parece de facto que aconteceram 2 ocorrências, digo, o raio e o som, e ambos muito perto das casas. A câmera captou o que no vídeo não se ouviu. Estranho...

http://youtu.be/HmvSKOG1C8M


Boa tarde,

Este vídeo deixa-me atonito e sem fala. Ainda não consegui descobrir o mistério por trás desses raios. Há alguém aqui entendido na matéria?

A câmera captou raios que foram imperceptíveis ao olho humano, ou seja, se eu por exemplo estivesse nesse momento neste local era atingido por um raio sem o ver. Isto é possível? Gostaria que me explicassem essa dúvida, porque andei em locais de fortes trovoadas ao ar livre ontem à noite e também de carro. Obrigado.


Este vídeo é uma análise do original que eu coloquei na página 23 deste tópico.

http://www.meteopt.com/forum/seguim...mento-acores-madeira-maio-2012-a-6485-23.html


Por cá depois de uns aguaceiros moderados durante a manhão céu já está com abertas e não há chuva!

Cumprimentos!

Boa tarde Azor,

Vamos ver se percebi a questão e se a consigo esclarecer...

1º Sem relâmpago não há trovão, o trovão é o resultado audível da brusca explosão do ar do "canal".
O canal é o caminho escolhido pela electricidade e é o que vemos (relâmpago).
O canal atinge instantaneamente temperaturas de milhares de graus em resultado de dezenas de kA que o percorrem, é por isso que explode violentamente, daí o trovão.
2º Ontem estavam uns 15ºC logo a velocidade do som ronda os 340 m/s, pelo que por exemplo se vês um relâmpago e só passado 10 segundos é que ouves o trovão, isso quer dizer que o raio caiu a 10x340m=3,4km!

Já agora tipicamente 7 descargas utilizam o mesmo canal, dai que o relâmpago parece cintilar (se estiver muito vento percebe-se melhor pois o canal desloca-se).

Cumprimentos,
Luís Guilherme.