Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2012

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ontem, apesar de ECMWF e UKMO terem-se aproximado um pouco, foi claramente o WRF da MeteoGalicia que melhor modelou a precipitação. Como vem sendo habitual, o GFS falhou redondamente, prevendo 1,0 mm na região de Lisboa, valor que foi largamente pulverizado em poucos minutos.

Pois, para amanhã, o GFS volta a prever cerca de 2 mm, mas para que ninguém fique surpreendido, a maioria dos modelos prevê muito mais.

WRF (MeteoGalicia)

t2GVB.png


P0kN6.png


ECMWF

VlzXQ.gif


rFlgI.gif


Ainda faltam algumas horas, mais de 24, mas poderemos ter de novo, durante a manhã e início de tarde de amanhã, acumulados bastante interessantes no litoral Oeste e na Grande Lisboa, localmente superiores a 20 mm.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aqui para este cantinho esteve muito bem .... a frente entrou ás 07h00 e passou ás 7h02 !!
Deve ter sido a frente mais rápida da história de Faro !!

Fim da brincadeira .......

Sinceramente já me aborrece este tempo, no dia em que choveu mais em Abril em Faro foram 6 mm em 24 horas, e este tempo apenas serve para me constipar o que já aconteceu ...
Neste momento estou mais preocupado com o tempo nos Alpes, que vai prejudicar o espectáculo do ciclismo nos próximos dias, o que é pena !

Relativamente aos modelos parece que após este fim de semana, as temperaturas sobem mas para valores normais pra esta época !!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Neste momento estou mais preocupado com o tempo nos Alpes, que vai prejudicar o espectáculo do ciclismo nos próximos dias, o que é pena !

Muitas das mais míticas etapas de ciclismo da história foram feitas sob chuva e até neve. A única coisa chata é que prejudica a transmissão televisiva e nós não podemos ver. As etapas deste fim de semana deverão ter alguma precipitação, principalmente a de amanhã.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Stormy, sinceramente não sei, onde viste essas condições de aguaceiros fortes e trovoadas no Algarve, já foi a 2ª vez em pouco tempo que erras. Tem mais cuidado com as análises que fazes principalmente no Algarve. Eu fiquei um pouco espantado com aquilo que disseste. Tal como o membro trovoadas disse, não existia nenhum modelo que dava precipitação revelante no Algarve.

Amanhã, a ocorrer alguma precipitação será fraca e só no Barlavento Algarvio, porque no Sotavento Algarvio não espero precipitação e aquela que ocorrer será chuviscos e nada mais.

A partir de 3ª feira começa a temperatura a subir, podendo ultrapassar os 30ºC a partir de 5ªfeira.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
A partir de 3ª feira começa a temperatura a subir, podendo ultrapassar os 30ºC a partir de 5ªfeira.

Pelo que verifiquei nos principais modelos, a temperatura deve de facto começar a subir a partir de 2ª ou 3ª feira, mas talvez só até 5ª (inclusive), para voltar a descer de novo (ou não fossemos a caminho do fim de semana... :confused:).

E as temperaturas deverão ser normais para a época, nada comparáveis ao que tivemos na passada semana (até 4ª)... Se calhar fora do normal são as deste fim de semana, onde a máxima não deve ultrapassar os 17ºC em muitas zonas do litoral oeste... :shocking:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Pelo que verifiquei nos principais modelos, a temperatura deve de facto começar a subir a partir de 2ª ou 3ª feira, mas talvez só até 5ª (inclusive), para voltar a descer de novo (ou não fossemos a caminho do fim de semana... :confused:).

E as temperaturas deverão ser normais para a época, nada comparáveis ao que tivemos na passada semana (até 4ª)... Se calhar fora do normal são as deste fim de semana, onde a máxima não deve ultrapassar os 17ºC em muitas zonas do litoral oeste... :shocking:

Aqui no Litoral Oeste são mais normais máximas de 16ºC do que de 25ºC/26ºC:p; Nós estamos em meados de Maio, não no pico do Verão...
 
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
24
Local
Figueira da Foz
Vamos mas é a ver se a chuva não vai para os Alpes italianos na próxima semana, pois eu adoro ciclismo e a chuva estraga o ciclismo, torna as etapas muito perigosos e a corrida de certa forma bastante mais mónotona.
E na próxima semana estão nos Alpes ....

Já para este Domingo dão muita chuva para uma etapa que tinha tudo para ser espectacular, mas como os Alpes são bastante grandes pode ser que não chova assim tanto ....

Sim, eu adoro ciclismo ....

Já estão nos Alpes hoje, com chuva e 4º em Cervinia. :)
Aurélio, não te desculpes por gostar de ciclismo. Há mais malucos na praça. :)
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
Olá, gostava de saber se se confirma alguma possibilidade de aguaceiros acompanhados de trovoada no Norte e Centro amanhã, visto que no IM na previsão descritiva aparece "Possibilidade de ocorrência de trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro." :D
 
M

Membro excluído 274

Boa tarde!

Parece que depois deste parentisis, o tempo voltará a aquecer, não se esperam grandes calores, apenas o calor normal para a época, vale a pena recordar que estamos a um mês do Verão e o que toca agora é o calor, e ainda bem! Sou adepto de cada tempo no seu tempo!:thumbsup:

graphe_ens3_may6.gif


A ISO 20ºC para já continua uma miragem e no final desta semana a tendência é para nova queda das temperaturas, Primavera pura e dura com grande variabilidade portanto! :p:p:p
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Sim, de facto os altos e baixos desta Primavera vão continuar... Com temperaturas a subir durante a semana e a descer no fim de semana... :confused: É engraçado que todos os anos tenho memória deste tipo de ciclo na Primavera/Verão... E para já não irá ser excepção, atendendo aos principais modelos (ECMWF/GFS)... :shocking:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Tanto o ECMWF como o GFS, modelos aqui regularmente consultados, apontam para a probabilidade de precipitação nos próximos tempos para o norte e litoral centro. Mas nem um nem outro nos dão precipitação abundante, apenas escassa.
Parece-me uma situação a rever nos próximos 2 a 3 dias para termos certezas (que por vezes só em cima do momento se têm!;)).
Pelo menos temos a (quase) certeza que o calor ainda não virá com força...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Stormy, sinceramente não sei, onde viste essas condições de aguaceiros fortes e trovoadas no Algarve, já foi a 2ª vez em pouco tempo que erras. Tem mais cuidado com as análises que fazes principalmente no Algarve. Eu fiquei um pouco espantado com aquilo que disseste. Tal como o membro trovoadas disse, não existia nenhum modelo que dava precipitação revelante no Algarve.

Amanhã, a ocorrer alguma precipitação será fraca e só no Barlavento Algarvio, porque no Sotavento Algarvio não espero precipitação e aquela que ocorrer será chuviscos e nada mais.

A partir de 3ª feira começa a temperatura a subir, podendo ultrapassar os 30ºC a partir de 5ªfeira.

Consultei estes sites:
http://www.estofex.org/modelmaps/browse_gfs.php
http://lightningwizard.com/maps/
http://wetter3.de/animation.html

Sendo que a analise mesoescalar do Lightning wizard com os dados do GFS e do HIRLAM colocava uma linha de instabilidade a cruzar o Algarve, com parametros dinamicos e termodinamicos razoaveis para criar algumas células embebidas, do mesmo tipo que causou aquelas inundações em Lisboa.
Ao que parece o modelo sobreestimou a intensidade, e até colocou a passagem da linha de instabilidade algo mais tarde do que se verificou...

De resto...se acharam o meu post exagerado e elarmista, não foi de todo a intenção...apenas queria dar a conhecer o que alguns modelos colocavam....mas pronto, reconheço que talvez tenha sido um pouco impulsivo e peço desculpa:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Consultei estes sites:
http://www.estofex.org/modelmaps/browse_gfs.php
http://lightningwizard.com/maps/
http://wetter3.de/animation.html

Sendo que a analise mesoescalar do Lightning wizard com os dados do GFS e do HIRLAM colocava uma linha de instabilidade a cruzar o Algarve, com parametros dinamicos e termodinamicos razoaveis para criar algumas células embebidas, do mesmo tipo que causou aquelas inundações em Lisboa.
Ao que parece o modelo sobreestimou a intensidade, e até colocou a passagem da linha de instabilidade algo mais tarde do que se verificou...

De resto...se acharam o meu post exagerado e elarmista, não foi de todo a intenção...apenas queria dar a conhecer o que alguns modelos colocavam....mas pronto, reconheço que talvez tenha sido um pouco impulsivo e peço desculpa:thumbsup:

Por acaso acho que a maioria das vezes sobre-estimas a quantidade ou as condições de instabilidade aqui para o sul. Tens tendência geralmente a indicar sobretudo condições convectivas onde na maior parte das vezes não existem, ou melhor não existem todas as condições reunidas, talvez e tomando em atenção que percebes do assunto, talvez o teu maior problema, seja o colocar na balança todos os ingredientes e verificar qual deles, deve prevalecer em maior quantidade, neste caso, maior significado mas sem esquecer os outros.
Abraço, e tenho a certeza que com os erros encontrarás o equilibrio certo para melhorares as tuas previsões.