Seguimento Europa 2012

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boas

Ainda há alguma neve por Itália (sitios especificos, claro)

rifugiobellavistaigloo.jpg


Rifugio Bella Vista @ ≈2000m(MSL)
 


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca
Una webcam muy chula! :thumbsup:

Sólo un apunte: el refugio Schöne Aussicht (Bella Vista) está situado a 2845 msnm en el Südtirol (provincia autónoma italiana de Bozen-Südtirol), junto a la frontera con el länder austriaco del Tirol en plenos Ötzaler Alpen. Por la orientación de la webcam, la mayoría de las montañas y glaciares (se verán mejor en verano) del fondo de la imagen que se nos ofrece se sitúan ya dentro de lo que actualmente es territorio austriaco.

9b12ae96.bmp


Localización del refugio y dirección de la vista en rojo

Un saludo
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Hoje tive uma máxima de 18ºC, eheh!

E a máxima mais elevada na Islândia foi 21ºC. Temperaturas chegaram aos 15ºC inclusivé no interior da ilha, junto aos glaciares.

E assim começa um verão quente... :D
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
E assim começa um verão quente... :D

Então, e essa praia? O mar já anda nos 10ºC? Se sim, está na hora dos banhos...:D

Nós aqui a aquecer, mas aí pelo norte a diferença não é tanta assim. Até o André tem temperaturas bem próximas às nossas...;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Segundo dia de verão por cá.
Hoje com uma máxima não tão elevada: 24,4ºC.
Mas com a humidade relativa do ar sempre lá em cima. O mínimo hoje foi de 63%.

Durante toda a tarde andou quase sempre nos 70%.
Está mesmo tropical.

Agora sigo ainda com 21ºC e 77% de humidade relativa.

Amanhã o CAPE dispara, segundo o GFS, para os 1500J/kg e o LI para os -4.
Fica a faltar o frio em altura e mais humidade também nas camadas médias.

De qualquer forma o MetOffice faz referência, na sua previsão, à possibilidade de trovoadas, aqui para a região, durante a tarde de amanhã. Embora o risco seja baixo.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Ahhhh, estás é a arreliar-me!

Mas daqui por duas semanas vou de férias a Portugal.

O mar aqui (na costa sul) anda nos 8ºC no final do verão, e 3ºC no inverno. Na costa norte anda entre os 0ºC e os 4ºC ao longo do ano.

No sul, em Agosto ainda consegues dar um banho rápido sem ficar "congelado". No norte, foi uma experiência única, fiquei a tremer durante 20 mins! No norte, no máximo, uma pessoa só consegue estar uns breves mins até entrares em hipotermia.

Olha, a máxima hoje foi 22ºC no país.

Amanhã e nos próximos dias acho que vamos atingir os 25ºC que é mais ou menos o pico que conseguimos atingir ao longo do ano, por algumas ocasiões.

Mas com as mudanças do clima, cada vez mais notórias, aqui cada vez se bate um recorde de calor todos os anos. Vamos a ver como vai ser este verão, para já promete!




Então, e essa praia? O mar já anda nos 10ºC? Se sim, está na hora dos banhos...:D

Nós aqui a aquecer, mas aí pelo norte a diferença não é tanta assim. Até o André tem temperaturas bem próximas às nossas...;)
 

FRibeiro

Cumulus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
102
Local
França
Boas!
Por aqui finalmente vi o sol ao fim de 2 dias, e aqueceu bem.
Actualmente sigo com algumas nuvens altas e 18.5ºC

Extremos de hoje:

Temp. Min.: 11.5ºC

Temp. Máx.: 25.4ºC
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ahhhh, estás é a arreliar-me!:thumbsup:

Mas daqui por duas semanas vou de férias a Portugal.

Adorava experimentar esse clima, mas depois como é óbvio tinha de dar um salto ao Algarve para praia - para me aquecer...:D

Quando vieres deixa por aí o frio, pois aqui anda tudo a pedir calor. Já andam fartos de subidas de temperatura para os 30ºC e depois ao fim de semana é sempre a mesma história: trambolhão das máximas para os 20ºC!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Adorava experimentar esse clima, mas depois como é óbvio tinha de dar um salto ao Algarve para praia - para me aquecer...:D

Nem é tanto do calor que acho que iria sentir falta, ou que sinto falta aqui em UK, por exemplo.
O que sinto por vezes falta é do sol.
Mas tem estado fantástico estes dias.
Ontem, por exemplo, às 23h ainda se via luz no horizonte. (Invejo o crepúsculo da meia-noite na Islândia! :p)
Às 3h já estava a amanhecer. Portanto, a noite realmente escura não durou mais do que 4horas.
Agora, 4h30 é dia! Embora ainda não haja sol. Nasce por daqui a mais 20 minutos.

Sigo com 12,2ºC.
Apesar da temperatura aparentar ser fresca, como não há vento, está-se muito bem na rua. E desde as 3h da manhã que centenas de pássaros voam e cantam lá fora.

Não tão belo foi ver os milhões de insectos ontem ao final da tarde. Milhões e milhões, a formarem autênticas nuvens negras.
Logo se tiver oportunidade a ver se consigo um registo fotográfico.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ontem, por exemplo, às 23h ainda se via luz no horizonte. (Invejo o crepúsculo da meia-noite na Islândia! :p)
Às 3h já estava a amanhecer. Portanto, a noite realmente escura não durou mais do que 4horas.
Agora, 4h30 é dia! Embora ainda não haja sol. Nasce por daqui a mais 20 minutos.

Ontem se calhar achaste piada ao céu e talvez se passasse algo adicional, não fui a tempo de te avisar, o kP chegou ao 5 nessa madrugada, e com céu limpo aparentemente um pouco a norte de ti (uns 250km) era visível uma tonalidade diferente devido a uma aurora muito ténue, mas se calhar a olho nu não se dava por ela, mas pelo menos com exposições de 30 segundos ela estava lá.

rDyjM.gif

Location:
Shap, Cumbria, United Kingdom
Details:
Very faint aurora on night of 22/23 May 2012. Sky was bright due to twilight. All pics were 18mm, iso 3200, f5, 30s Pentax K-r

YCvTW.jpg


http://spaceweather.com/submissions...ame=Jon-Cooper-IMGP4268---Copy_1337740044.jpg
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca
Situación de las distintas cordilleras centro y sureuropeas, así como de Oriente Próximo (hasto los Elburz en el norte de Irán). Como es normal por estas fechas destacan de oeste a este Pirineos, Alpes (sobre todo) y Cáucaso:

5928c1c3.bmp


Un poco más cerca... Clicando sobre la barra de esta segunda imagen se ve mejor a tamaño original:

905cea2d.bmp


Ya más concretamente en Europa:

401a8ab1.bmp


51044ebf.bmp


Un saludo
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Temperaturas muito altas em Escandinavia, com quase 30ºC em Oslo. Pouco coisa se o comparamos com os 35ºC que Santander e Bilbao atingiram a primeiros de maio no norte de Espanha.
Aínda assim é quase inevitavel que a máxima europea esteja hoje tambem na península ibérica, com 35ºC uma vez mais no aeroporto de Bilbao.

O realmente sorprendente é que Atenas e Lisboa sao 2 das capitais mais frías hoje.

 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Warm and clear.

Por aqui limpo o céu não está...Temperado sim.
Se ontem andei pelos 30,8ºc de máxima, hoje andei com 20,4ºC.
Ou seja, por aí hoje está mais quente que aqui no litoral norte. Nota-se perfeitamente, nas imagens de satélite, o ar seco sobre o Reino Unido por estes dias.

Por esta altura, e também durante o mês de junho, é normal zonas mais a norte, Reino Unido, Escandinávia\norte da Europa apresentarem valores de temperatura mais altos que aqui bem mais a sul (noroeste da península), se bem que por momentos tenhamos as tais máximas elevadas. Tal deve-se à maior exposição solar a que o norte está sujeito até ao solstício de Junho. Depois disso a luz irá diminuir e o norte da Europa começa lentamente a arrefecer, o contrário destas zonas que começam a aquecer...

Como dizes André, aquilo que me faria mais confusão é a falta do "nosso" sol se aí estivesse. Nem imagino viver o dia a dia do outono\inverno em países tipo Escócia, Islândia, Noruega ou Suécia...:rolleyes:
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
O que me sorprende é que a ilha grega de Creta aínda tem neve, ja quase em junho. É certo que tem 2 montes de 2400 metros, que é muita altitude, mas a 35º de latitude norte e aínda com neve...




Digo que me sorprende porque em Espanha temos a 40º de latitude norte o Sistema Central com altitude máxima de 2600 metros e o Sistema Ibérico a 41º de latitude norte com 2300 metros e ja nada de neve no mapa do meu compatriota Pek, em que pesse á entrada fría de finais de abril e a de mediados de maio.