Variação Horária - estações meteorológicas IM

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
A nova ferramenta disponibilizada pelo IM são os gráficos de variações horárias das várias estações meteorologicas!
Na análise de alguns deles, vemos variações muito interessantes!
Subidas de temperatura em plena linha de descida nocturna, etc...
Proponho alguma discussão!




http://www.meteo.pt/pt/observacao/superficie/obsHorarios.jsp
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Variação Horária - IM

Subidas de temperatura em plena linha de descida nocturna, etc...
Proponho alguma discussão!

normal, basta haver algum efeito de brisa, ou de rotaçao do vento, ou mudança de direcçao, ou ate mesmo nebulosidade, sei la tanta coisa :D
entao nesse caso de uma estação litoral como Viana do Castelo, basta uma simples mudança da direcçao do vento, ou aumento da intensidade, para quebrar o arrefecimento durante a noite..
se analisares as series do vento de certeza vais encontrar padroes concordantes ;)
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Re: Variação Horária - IM

normal, basta haver algum efeito de brisa, ou de rotaçao do vento, ou mudança de direcçao, ou ate mesmo nebulosidade, sei la tanta coisa :D
entao nesse caso de uma estação litoral como Viana do Castelo, basta uma simples mudança da direcçao do vento, ou aumento da intensidade, para quebrar o arrefecimento durante a noite..
se analisares as series do vento de certeza vais encontrar padroes concordantes ;)

Sim, tens razão! Mas podemos encontrar situações dificeis de justificar! Mas para isso é necessário cruzar vários dados!

Por exemplo em évora, repara como a curva da intensidade do vento aompanha a da temp! Devia ser uma brisa quente!? LOL :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Variação Horária - IM

Sim, tens razão! Mas podemos encontrar situações dificeis de justificar! Mas para isso é necessário cruzar vários dados!

Por exemplo em évora, repara como a curva da intensidade do vento aompanha a da temp! Devia ser uma brisa quente!? LOL :D

pois cada local é cada local, e cada situação é cada situação.. ne? isto é de ontem e esta madrugada?
durante a noite realmente ao inicio aquece qd sobe o vento, portanto podia ser o vento a inibir o arrefecimento e a inversao. mas tambem podia simplesmente ser efeito do ceu encobrir? nao sei..
durante a tarde sobe o vento e a temperatura.. brisa quente? nao sei como teve la o tempo, mas se teve razoavel se calhar até é o oposto.. subiu a temperatura e "levantou" o vento.. sem querer entrar em "teorias" em que posso tar errado ou ser pouco preciso, será normal durante o dia com a subida da temperatura o ar se tornar mais turbulento..
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Re: Variação Horária - IM

pois cada local é cada local, e cada situação é cada situação.. ne? isto é de ontem e esta madrugada?
durante a noite realmente ao inicio aquece qd sobe o vento, portanto podia ser o vento a inibir o arrefecimento e a inversao. mas tambem podia simplesmente ser efeito do ceu encobrir? nao sei..
durante a tarde sobe o vento e a temperatura.. brisa quente? nao sei como teve la o tempo, mas se teve razoavel se calhar até é o oposto.. subiu a temperatura e "levantou" o vento.. sem querer entrar em "teorias" em que posso tar errado ou ser pouco preciso, será normal durante o dia com a subida da temperatura o ar se tornar mais turbulento..

Sim são dados de ontem e desta madrugada!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Variação Horária - IM

Sim são dados de ontem e desta madrugada!

pois, durante o dia ontem teve bom tempo, e o vento "levantou" durante o dia, portanto aposto mesmo que é circulação devido ao aquecimento durante o dia. esta madrugada ja choveu, portanto ja sera diferente talvez, oscilaçoes conforme os aguaceiros, ceu limpo/encoberto.. etc.. digo eu:rolleyes:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Variação Horária - IM

Exacto, a subida da temperatura devem-se aos factores que o rozzo referiu, e penso não haver mais excepto pela entrada de massas de ar mais quentes. No caso destes dias, penso que terá a ver com a nebulosidade. Eu hoje por exemplo tive a minha mínima ás 00:59, depois o céu nublou e ficou toda a noite a rondar os 4ºC.

Em relação aos novos gráficos do IM, é de enaltecer o esforço realizado em trazer mais informação para fora. Mas continuamos todos á espera de algo deste género: http://www.inm.es/web/infmet/tobsr/tiayer.html :)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Variação Horária - IM

Exacto, a subida da temperatura devem-se aos factores que o rozzo referiu, e penso não haver mais excepto pela entrada de massas de ar mais quentes. No caso destes dias, penso que terá a ver com a nebulosidade. Eu hoje por exemplo tive a minha mínima ás 00:59, depois o céu nublou e ficou toda a noite a rondar os 4ºC.

Em relação aos novos gráficos do IM, é de enaltecer o esforço realizado em trazer mais informação para fora. Mas continuamos todos á espera de algo deste género: http://www.inm.es/web/infmet/tobsr/tiayer.html :)

isso dava 1 jeitao, esses mapas do INM tao mt bem conseguidos
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Variação Horária - IM

Exacto, a subida da temperatura devem-se aos factores que o rozzo referiu, e penso não haver mais excepto pela entrada de massas de ar mais quentes. No caso destes dias, penso que terá a ver com a nebulosidade. Eu hoje por exemplo tive a minha mínima ás 00:59, depois o céu nublou e ficou toda a noite a rondar os 4ºC.

Em relação aos novos gráficos do IM, é de enaltecer o esforço realizado em trazer mais informação para fora. Mas continuamos todos á espera de algo deste género: http://www.inm.es/web/infmet/tobsr/tiayer.html :)

Penso que é notório o esforço do IM, quem se lembra do site à 5 anos... esta recente novidade da variação horária, algo muito interessante e útil... aos poucos teremos lgo parecido ao espanhol, mas já não estamos assim tão longe...
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Re: Variação Horária - IM

Penso que é notório o esforço do IM, quem se lembra do site à 5 anos... esta recente novidade da variação horária, algo muito interessante e útil... aos poucos teremos lgo parecido ao espanhol, mas já não estamos assim tão longe...

Eu tb axo que o site tem vindo a melhorar significativamente! Os conteúdos são cada vez mais em maior numero, mas de vez em qd aquilo começa a crashar:( Sobretudo qd é mais preciso! (Pela população em geral!) Isto porque não sabem da existencia deste Forum MeteoPt :D :D :D
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Variação Horária - IM

Eu tb axo que o site tem vindo a melhorar significativamente! Os conteúdos são cada vez mais em maior numero, mas de vez em qd aquilo começa a crashar:( Sobretudo qd é mais preciso! (Pela população em geral!) Isto porque não sabem da existencia deste Forum MeteoPt :D :D :D

As tv's é que não estam a aproveitar este aumento de interesse da população em geral pela meteorologia, muto por arrasto do aquecimento global... nem a rtp, tem todos os recursos e não os está aproveitar devidamente. O boletim tem de ser algo separado para lhe dar a importância devida, e não mais uma rúbrica do noticiário.
é necessário que os avisos colocados pelo IM no site, estejam tb visíveis no mapa mostrado na tv, a carta com pressão, e frentes é quase obrigatório nestas apresentações com meteorologistas... mostrar imagens de satélite foi um pequeno passo, mas não o suficiente.

Retomando ao tópico: acho que ésta novidade de variação horária deveria ser alargado a todas as estações... os dados chegam ao Im é uma questão de ser disponibilizados on-line com arquivo das últimas 24h, (embroa preferisse até 48h mas é pedir de mais...:D )
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Variação Horária - IM

volto a dizer.. isto dos dados meteorologicos..
resume-se MT a..... $$$$$$$$$$$$$$$$$$
:rolleyes:

Nem tudo, penso eu... Para a compra de radares para o sul do Pais e ilhas, para detector de trovoadas nasilhas isso sim, requer investimento e muitos €€€€...
A melhora da previsão na, (falo Rtp porque tem meteorologistas), possui todas as plataformas basta geri-las de outra forma..
Alargar a disponibilização dos dados de todas as estações não é assim tão complicado, os dados já são fornecidos todas as horas actualizado no site, bastava apenas criar um arquivo das últimas 24h, não requerer assim tanto capital...
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Variação Horária - IM

Eu só peço os extremos de temperatura e precipitação para todas as EMAs do IM, não voltava a criticar mais o IM :)