Seguimento Litoral Norte - Junho 2012

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Por aqui o céu também se mantém nublado e sigo já com um calor mais agradável. ;)


Boa noite.
Concordo contigo Rui Pedro. Está uma noite super quente, e aposto numa temperatura a rondar os 24º graus, neste momento.
De vez em quando, lá vem uma brisa ou outra. :lmao:

Durante o dia, o calor era tanto que mal se via gente na rua. O IM previa uns potentes 39ºC para Braga, hoje.:eek:
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Por aqui mantém-se a temperatura constante a rondar os 28ºc...o vento está nulo e enquanto assim for a temperatura vai-se mantendo...
Actuais 27,8ºc e 64% de humidade relativa...

A mínima esta madrugada será próxima do tropical...ou mesmo tropical...
 

Mikovski

Cirrus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
56
Local
Porto
No Porto à beira rio estão 26ºC, mas aqui no marques marcou 29ºC! Durante a manhã o carro chegou a marcar 37ºC pelas 11h.
Cairam umas pingas à pouco.

Vai ser dificil dormir...
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Por cá até estão a cair umas pingas grossas neste momento :shocking:. máxima de 39.1ºC por aqui :calor: e ainda continuo com uns abafados 25.5 ºC com 81% humidade.Parece o Brasil já :calor:
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,243
Local
Aveiro
Fui agora para o site do IM e fui as descargas eléctricas, e para surpresa minha estavam muitos pontos no norte do país, será que trovejou para o Norte, ou foi um erro?? :confused::eek:
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Fui agora para o site do IM e fui as descargas eléctricas, e para surpresa minha estavam muitos pontos no norte do país, será que trovejou para o Norte, ou foi um erro?? :confused::eek:
Supercell, não foi erro nenhum, aliás consegui captar várias descargas em vídeo, por volta das 3 e meia da manhã. Mais tarde coloco aqui. ;)

O dia de hoje está bem mais fresco, céu pouco nublado e algum vento de SO.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,589
Local
Espinho, Aveiro
Fui agora para o site do IM e fui as descargas eléctricas, e para surpresa minha estavam muitos pontos no norte do país, será que trovejou para o Norte, ou foi um erro?? :confused::eek:

Supercell, eu avisei-te pois segundo o IM, a trovoada começava a partir da 0 horas de hoje e podia já começar a ser vista em vários pontos do Norte e Centro.


Bem neste momento estão 21,1ºC, a temperatura máxima registada até agora foi de 22,7ºC ás 08:48h e a temperatura mínima foi de 19,3ºC ás 04:32h.
Bem durante a noite ,veio uma rajada forte de vento que colocou abaixo os estendais de roupa e vasos de pequenas dimensões, foram estragos pequenos, mas se fosse vento mais forte poderia ser pior.
Os meus vizinhos também sofreram estragos de pequenas dimensões, a rajada foi de 35 km/h ás 03:18h.
A humidade relativa neste momento é 79%, 21,1ºC, 1014,4 hPa e vento fraco a 13 km/h.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,943
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia

Eis que volto, suado...Uf!:calor:
Mas que calor. Para 1º round não está nada mau não senhor.
Pouco habituados a isto este ano, é natural que todos estejamos a sofrer um pouco com os 30 e muitos graus...
Mas será de pouca dura e já hoje as máximas irão descer. Inicialmente nas zonas mais litorais do nosso litoral:confused: e depois nas zonas mais interiores deste recanto nortenho.
Para hoje o IM já prevê 25ºC de máxima para Viana do Castelo e Porto, 26ºC para Aveiro e 30ºC para Braga.

Por aqui parece-me que os 30ºc serão realidade a não ser que o vento marítimo se faça notar em breve...neste momento tenho 29,2ºC. Saliento ainda a minha 1ª noite tropical do ano com 20,9ºC - dificilmente terei outra, mas é a realidade deste cantinho.

No dia 25 tive uma máxima de 34,1ºC e ontem de 36,1ºC. Interessante para o mês de Junho.

Deixo aqui um "print screen" das condições atuais (10.27h) e extremos de hoje e de ontem:

atualg.png
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Bom dia. ;)

Noite passada em branco, não deu para dormir com este calor:shocking:

Hoje o dia está, claramente, mais fresco embora ainda esteja uma brasa :calor:

Segundo o IM as temperaturas começam a baixar, especialmente, a partir do fim do dia de hoje.

Eu gosto de calor, mas assim não se aguenta:calor:
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Tanto falei num clima parecido ao de brasil ontem que por volta das 4 de manhã acordei com cada estouro da trovoada :surprise:
Foi a maior surpresa da madrugada. Eu até disse a familiares meus que de noite ia trovejar, mas foi algo dito quase sem nexo, visto que a probabilidade era pouca, mas acabou por haver. :D
Fica aqui um vídeo que fiz, ao início a câmara não estava a conseguir focar, mas acabou por apanhar alguns raios interessantes. ;)

 
Editado por um moderador:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom video Ruipedroo!:thumbsup: uma boa surpresa!:thumbsup: Ainda foram umas descargas valentes! :trovao:

por aqui, e como seria de esperar está mais fresco que ontem, a máxima até ao momento foi obtida ás 0 horas de hoje: 27.2 ºc ( mínima 17.9 ºc )


Actual

tempª: 24.3 ºc

Vento: SSW: 16 Km/h ( destaque para uma rajada forte de Sul, esta madrugada, 51 Km/h, que ocorreu às 03:35 h, provavelmente causada pela passagem de pequenas células, que depois se desenvolveram mais sobre zona de Braga, provocando a trovoada )

Pressão: 1013.4 hpa

Humidade: 74 %


Céu com alguma nebulosidade média e alta.
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,243
Local
Aveiro
Supercell, eu avisei-te pois segundo o IM, a trovoada começava a partir da 0 horas de hoje e podia já começar a ser vista em vários pontos do Norte e Centro.

Pois, ao final do dia, também parecia que ia trovejar, mas eu desprezei essa possibilidade e não me apercebi de nada... :angry: , pelo que vi nas imagens de radar as células passaram apenas acima do Porto... :thumbsup:
Espero que hoje ocorra outra vez, mas que seja também para a zona de Aveiro. :viva:
Bom vídeo da trovoada, impressionante, cada descarga.... :surprise: