Planeta Terra com 2 semanas sem noite!

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Não, não! 2 semanas só com sol! :D

:lmao:

Desculpem, queria dizer 2 semanas com luminosidade o suficiente para até as noites terem o dobro da luz da lua cheia!

É claro que todos sabemos que existem pontos nos planetas onde nunca deixa de haver luminosidade solar (mas nem é disso o que está em causa)! Cito vários exemplos, na Terra durante meses temos o pólo sul e o pólo norte! No planeta mercúrio temos sempre a mesma face virada ao Sol, razão pela qual na face sombria chega a atingir temperaturas menores que as menores na Terra! No caso da nossa Lua, tal não acontece, apenas podemos afirmar que apenas lhe é refletida a luz da Terra sempre na mesma face (e mesmo assim existem oscilações no movimento da lua, tipo pião)!

Quando Betelgeuse explodir, a superfície que emite radiação será maior, podendo atingir um tamanho aparente ao da Lua ou maior, tornando-se uma nebulosa, mas ao fim de milhares de anos! Reparem que apesar da velocidade da luz, a expansão da estrela nunca atingirá tal velocidade! Actualmente o seu tamanho equivale ao diâmetro orbital de júpiter, e quando explodir tornar-se-à mais luminosa durante um certo tempo, mas o tamanho ganho na expansão não crescerá à velocidade da luz, e é isto que temos de entender para desmistificar a notícia! Passado algum tempo, quanto mais se expandir, mais tênue será a sua luminosidade. Um objecto a 640 anos que expanda em forma de nebulosa, nunca vai atingir um diâmetro ângular equivalente ao da Lua em questão de dias, meses, anos nem séculos! Está muito longe, e é isso que temos de compreender.. :)
 


Shimmy

Cirrus
Registo
27 Mai 2010
Mensagens
42
Local
Lisboa
Eu vi a notícia no Facebook, que só de si me deu vontade de rir. Fez-me lembrar aquela das duas luas que aparece volta e meia, por causa de Marte estar mais perto, com imagens montadas em photoshop

Depois de continuar a divertir-me com os comentários no próprio Destak comecei a pesquisar uns links, mas por fim decidi vir aqui ao meteoPT onde os foristas são felizmente cientificamente cépticos e argutos.

Caro PauloH, as suas explicações, especialmente no último post foram extremamente elucidativas, mas deixou-me com uma curiosidade:

Existe alguma nebulosa já "explodida" até ao tal ponto máximo que esta pode atingir, a menos de 640 anos-luz, que possamos observar na abóbada celeste actualmente?
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Eu vi a notícia no Facebook, que só de si me deu vontade de rir. Fez-me lembrar aquela das duas luas que aparece volta e meia, por causa de Marte estar mais perto, com imagens montadas em photoshop

Depois de continuar a divertir-me com os comentários no próprio Destak comecei a pesquisar uns links, mas por fim decidi vir aqui ao meteoPT onde os foristas são felizmente cientificamente cépticos e argutos.

Caro PauloH, as suas explicações, especialmente no último post foram extremamente elucidativas, mas deixou-me com uma curiosidade:

Existe alguma nebulosa já "explodida" até ao tal ponto máximo que esta pode atingir, a menos de 640 anos-luz, que possamos observar na abóbada celeste actualmente?

Que eu tenha conhecimento, na actualidade nenhuma é observavel a olho nu. Mas existem relatos históricos, de que astrônomos chineses tenham presenciado/ observado explosões de supernovas, em que durante algum tempo, a dita estrela brilhou muito mais que o normal, mas não existem relatos de que as noites fossem tão ou mais claras que uma lua cheia, nem que fosse possível observar alguma nebulosa (passados anos, ou décadas da explosão) a olho nu.

Apenas sei que astrônomos chineses foram testemunhos de pelo menos uma explosão, que tenha dado origem ao que denominamos hoje por supernova.
 

Pixie

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
122
Local
Lisboa
Eu que até gosto disto...
Sou adepto dos filmes de ficção científica (F-I-C-Ç-Ã-O) e seria interessante ver um fenómeno destes ao vivo. Comprava 100 sacos de pipoca e uma poltrona para o relvado e ficava 2 semanas a ver um espectáculo destes a 3D (3 dimensões).

Já me começam a tirar o sono! Xô com as más vibrações, senão a estrela não explode como deve ser...

Vou falar aos meus amigos; eles é que sabem disto.

marretas61.jpg

Acabei de cuspir o chá que estava a beber a rir!!!
 

LAMP

Cirrus
Registo
31 Ago 2010
Mensagens
53
Local
Lisboa / Maceda
http://www.destak.pt/artigo/86061

Decidi criar este tópico porque achei interessante esta notícia!
Apesar de a fonte não ser muito fiável acho que pode ser um bom tópico de conversa e discussão. Afinal de contas se alguma vez acontecer será um fenómeno bastante interessante de observar!

Como não consegui encontrar fontes mais confiáveis espero também que se conseguirem o tentei encontrar :p

Obrigado

http://www.news.com.au/technology/s...es/story-fn5fsgyc-1225991009247#ixzz1Bdlv2FHK