Seguimento - Incêndios 2012

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A situação no Algarve está gravíssima. Mais de 10% do concelho de Tavira já ardeu. O fogo já desceu de Cachopo a Santa Catarina, são quase 50 km. Em 2004 também desceu da fronteira com o Alentejo até ao litoral.

Em 2004 um dos fogos que assolaram a serra algarvia foi posto devido a uma vingança envolvendo heranças. Os criminosos foram um casal, a herdeira na casa dos 40 e o companheiro, um jovem com pouco mais de 20 anos.

mapa_algarve.jpg


As chamas de uma frente são já visíveis de São Brás de Alportel. Recordo que a zona de Santa Catarina e de São Brás tem muitas habitações disperas pelo campo, tantos de turistas como de algarvios.
 


Rain

Cirrus
Registo
9 Out 2010
Mensagens
91
Local
Braga
Amanhã (hoje) até podem acontecer incêndios medonhos, o país até pode arder todo :) , mas em termos de modelos o dia será teoricamente mais calmo do que ontem, menos calor, e mais humidade.

Independentemente disso, não conheço um modelo que mostre assim tudo no limite, em roxo, estes dias que vivemos são relativamente normais nos nossos Verões, não se pode chegar à TV e dizer de forma gráfica que vivemos tempos extremos, pois não vivemos. Apenas difíceis.

oe1wM.jpg

Obrigado Vince, percebi o que queres dizer e as ilustrações são bastante esclarecedoras.
Muito obrigado :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Desculpa discordar. Estamos a falar de coisas distintas...

Não fui eu que comecei a falar de coisas distintas...

O FWI é um indicador do potencial do incêndio em função exclusivamente das condições meteorológicas previstas e acumuladas e do estado do combustivel e traduz perfeitamente o potencial de incêndio, caso ele ocorra.

Certo.

Por enquanto os incêndios não surgem de forma espontânea, não sendo possível determinar a maior propensão para a ocorrência ou não de incêndios florestais (não me estou a referir à dimensão, mas sim ao número). Não é isto que se pretende com o FWI.

Claro, nem percebo a relação com este assunto.

A carta de risco de incêndio disponibilizada pelo IM tenta obter esse resultado, conjugando o FWI com outros dados, por exemplo os relativos ao histórico de incêndios.
Na minha opinião... o resultado pode não ser o mais correcto, uma vez que acaba subvalorizar a componente do FWI.

A carta de risco do IM certamente é o "State of the art" destas coisas a nível cientifico e tenho o maior respeito e consideração pelos que trabalham nela, mas na minha experiência, Verão após Verão, acho que esse algoritmo tem a limitação que indiquei atrás. Em Portugal continental há dias que podemos apelidar de verdadeiramente "explosivos", e essa carta/algoritmo raramente apanha esse risco em dias assim.

Se quiser podemos discutir esse assunto em tópico dedicado, de resto é assunto discutido há imensos anos na Web, por exemplo no blogue Ambio entre outros.

Terei o maior prazer em discutirmos estas coisas, pois apesar de eu ser um leigo na matéria tenho contudo a impressão que nesta área existe uma grande limitação desde há muitos anos.
Mas confesso que não percebi muito bem como de uma conversa sobre uma carta errada do dia 16 tenhamos vindo parar a este assunto tão interessante.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Isso já uma conversa completamente diferente, estes índices na prática não funcionam lá muito bem, e eu concordo em absoluto. Em Portugal continental, e mesmo na Madeira, o desastre dos incêndios começa sempre com uma entrada de calor e ventos de quadrantes leste, é a ignição do barril de pólvora. Os índices como o FWI não tem minimamente em conta a nossa realidade. Há três ou quatro dias atrás, comentava com um amigo meu que os incêndios de Tenerife chegariam à Madeira de forma explosiva. Acho que quase toda a gente neste fórum sabia que nestes últimos dias haveria um incremento excepcional de incêndios, tal como sabem que nestes 2 ou 3 dias acalmará, e provavelmente se vão intensificar novamente depois ... e essas coisas dificilmente vem reflectidas em índices. De qualquer forma, pelas pessoas que conheço, a maioria dos bombeiros sabe mais dessas coisas do que modelos ou índices mostrem.
A maioria dos Bombeiros através da experiência "sabe" ou tenta saber um pouco mais de condições climatéricas e lógicamente também tem que saber sobre combate a incêndios....este tópico de facto mostra a preocupação de todos nós deste flagelo que nos faz gritar de raiva por dentro porque todos os anos ou quase todos os anos (variando "apenas" das condições climáticas) nos vai afetando. Podem me criticar se quiserem mas da alguma experiência de 12 anos de Bombeiro que tenho em duas corporações uma do distrito de Braga e outra do distrito de Santarém básicamente tenho a seguinte opinião. Vejo o problema dos incêndios um pouco como uma pirâmide em que os Bombeiros estão no topo dessa mesma pirâmide. Então e na base quem está???? Todos nós cidadãos e claro as instituições publicas. E ai é que está a grande falha.... Os incêndios vão continuar a existir mas poderiam ser melhor evitados/prevenidos ou pelo menos melhor combatidos....posso por exemplo pegar no exemplo do ultimo incêndio de Tomar ou até mesmo no exemplo de Tavira ou Madeira (que não conheço o terreno na integra). Para simplificar as coisas...então de quem são aqueles hectares e hectares de floresta de monocultura de pinheiros (autêntica "pólvora") e eucaliptos, que não são limpas, que não estão ordenadas que não tem um acesso em que o terreno é extremamente sinuoso e com declives que tornam práticamente impossivel entrar na linha de fogo? De quem são aqueles terrenos á volta das casas com mato do tamanho dos telhados, quase a tocar as paredes das habitações? Quem me dera haver uma fábrica de Bombeiros, tipo máquinas que não se cançassem e que podessem trabalhar noite e dia sem dormir e comer.. lógicamente que se a base da piramide não continua a funcionar nem com 1000 bombeiros dos mais bem preparados iriamos lá. Enquanto não nos mentalizarmos que é necessário passar do papel para o terreno os planos de prevenção aos incêndios, com a abertura de caminhos, um reflorestação ordenada, limpeza das matas, em que as populações e sociedade sejam mais ativas neste processo este problema e estas catástofres vão continuar. Fiscalizar quem tem de fiscalizar, mas não se pode ter um policia em cada local???? Todos nós sabemos que a maioria das causas dos incêndios é de origem humana...atenção não confundir origem humana com fogo posto ou com intenção de pegar fogo!!!!! Continuamos a ter muitos descuidos ( uma lista interminável deles) e claro se juntarmos a isto, esses individuos como o de Alcobaça que se lembrou de pegar fogo em 5 locais diferentes está o caldo preparado para o que a gente sabe. Mais civismo é o que se pede, mais cuidado com a nossa floresta. De relembrar que nos últimos 10 anos morreram mais de 70 bombeiros em serviço, a maioria deles voluntários..estão lá porque querem e quem corre por gosto não cança...mas chega uma altura que cansa e de que maneira :sad:. Tanta coisa que tenho aqui atravessado, tanta raiva....mas nestas situações de extremo, também vemos o quanto o povo português é solidário e que não podemos por todos no mesmo saco..que ainda ha gente que cuida das suas matas, que ha gente que limpa os terrenos em volta de suas casas, que há gente ( a maioria) que valoriza no terreno o nosso empenho e nos ajuda. Pessoas simples e humildes que dão tudo que têm e não têm para tentar aconchegar os nossos estômagos em que muitas vezes estão muitas e longas horas sem comer. E fóruns como estes fazem falta, para trocar ideias para para darmos opiniões e se for premitido exteriorizarmos as nossas frustações.

Uma boa noite a todos e desculpem qualquer coisa...;)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Ao lado da casa dos meu pais está uma quinta abandonada, tem um mato seco enorme. A proprietária é uma economista de Lisboa, que tem outras quintas na região. O terreno está abandonado desde que eu tenho memória, portanto há cerca de 20 anos. O meu pai já tentou comprar e ela recusa-se a vender, entretanto o ano passado pediu para ela limpar e ela recusou-se! Em 2004 o incêndio esteve perto da nossa casa, com aquele mato assim é muito perigoso! Por isso o meu pai tem mandado lavrar uma parte do mato, até agora a proprietária nunca veio reclamar. É tudo uma questão de mentalidade e por cá as pessoas não têm vergonha de ter propriedades abandonadas, não há condenação social em relação a isso.

A zona de Cachopo tem vastas áreas de pinhal, monoculturas feitas com subsídios nos anos 90. Entretanto os proprietários abandonaram esses pinhais. O pinheiro-manso nem cresce em muitas zonas, pois não é uma árvore adaptada àquelas condições edafo-climáticas. Também há zonas de eucalipto e acácia, floresta nativa (sobreiro, azinheira, medronheiro) e matagal (esteva).

Um reparo.

Climatérico: relativo ao climatério, período que antecede a menopausa.

Climático: relativo ao clima.
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Ontem às 0246 chegaram dezenas de veiculos militares, hoje acordo às 6 e a visibilidade é inferior a 1Km, penso que a zona da Mesquita Alta(onde morava antes) já foi consumida pelas chamas. céu preto com fumo ao nível do chão tudo à minha volta menos a Oeste.

Estava na esperança que ontem à noite isto se apagasse, o vento só piorou.
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Parece que já arde pelos lados de Julião, Alcarias, Barrocais, Pereiro e Cerro do Leira, não sei dizer com certeza, pode estar mais a Este na Foupana e Santo Estêvao, mesmo antes da Luz de Tavira, vejo fumo negro a vir do chão a SE e a Norte, não sei se pego numas coisas e vou para outro lado.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
O inferno desceu ao Algarve só pode, o cenário é dantesco. Não vejo o Cerro de São Miguel a visibilidade é pouca, o cheiro a queimado é intenso. Amando96 mas Cerro de Leiria já é aul de Santa Catarina na estrada que liga Santa Catarina a Olhão, o Pereiro não sei se é o mesmo, mas o Pereiro é a norte da A22 do acesso de Olhão. Não podes estar a falar desses sítios ou são mesmo. Porque senão o fogo está a 2 kms de Moncapacho e temos o Cerro da Cabeça pelo lado de Estiramantens e do outro temos o Cerro de São Miguel. :eek::huh:
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Está complicado.

Como disse, não tenho a certeza a que distância está, pode ser mais pelos lados do Peral, entre Peral e Santa Catarina, parece que o Bengado já ardeu, sítios estes mesmo atrás do monte Figo.

Tenho fumo a vit do chão a ESE... se fores ao google maps ver o que está a ESE da vila de são brás tens uma ideia dos sítios, e é tudo mato...

Parece que se está a mover em várias direcções, não há vento, torna-se ainda mais imprevisível.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Parece-me que o incendio de Tavira será dominado até ao almoço...de qualquer forma durante a tarde e mesmo amanha haverá seguramente uma serie de reacendimentos. a maior ou menor gravidade destes depende (naturalmente) do local e da rapidez com que haja intervenção dos operacionais! Muitas vezes os reacendimentos provocam incendios com gravidade muito semelhante ao incendio "mãe"!
Ao contrario dos sismos (em que a população fica em pré-alerta para as réplicas), nos incendios florestais é precisamente ao contrario...ha um "relaxamento" quando ja não se veem chamas e as operações de rescaldo são de importancia crucial!
Quanto a discussão que surgiu sobre o fwi...não vou ao fundo da questão, mas levanto a questão (muito cara a todos voçês) da meteorologia.a situação sinóptica e a sua aplicabilidade local ao nivel do comportamento do fogo...este fogo vai parar quando a meteorologia favorecer tal, ou quando a vegetação mudar...parece-me que a primeira opção sera mais válida...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Hoje o fwi para a zona em questão é de 56...significa que é máximo e que combate aos incendios deve ser indirecto (grosso modo)...
 

telegram

Cumulus
Registo
31 Jan 2009
Mensagens
172
Local
Miranda do Corvo
666 homens a combater o incêndio de Tavira. São meios certamente pouco vistos. Recordo-me de um incêndio há uns anos na zona da Sertã que teve perto de 500 homens.
A tarefa de coordenação deve ser extremamente difícil.
Esperemos que termine depressa.