Seguimento - Incêndios 2012



Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa pergunta o problema que quem sofre é quem perde a casa, os carros, os animais, as produções agrícolas, etc.

Graças a deus só não lamentamos vitimas :mad:

Quem está por detrás desses atentados terroristas sabe muito bem como actuar. É alguém muito esperto, e não me admirava nada que fosse alguém ligado ao próprio Governo ou então a entidades que dependessem directamente ou indirectamente das previsões meterológicas. Só pode ser alguém que conhece muito bem a ilha e sabe perfeitamente qual a altura exacta para agir. Não acredito que um simples camponês soubesse se sair tão bem tal como a pessoa ou pessoas que andam a causar o terror na Madeira.

É alguém que está acompanhando a par e passo os acontecimentos e só está à espera do novo momento para atacar.

Isto a meu ver são chamadas de atenção ao Governo madeirense, só que um dia o feitiço vira-se contra o feiticeiro e os culpados são apanhados. Ninguém se sai impune para sempre.

A lei devia ser bastante severa quando apanharem o cabeçilha ou os cabeçilhas destes atentados. Prisão perpétua seria o ideal como se fazem nas américas, até porque pena de morte era muito pouco para esta gente.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Quem ajudou foram os canadiers espanhóis esses são meios pesados que conseguem ajudar os incêndios, os meios que Portugal têem não são meios para Portugal, Portugal devia ter um canadier ou dois. Estamos sempre dependentes da ajuda dos outros. Se o incêndio fosse combatido com um canadier no seu início não tomaria as dimensões que teve. Tudo igual a 2004 e nunca vamos aprender com os erros.

Às vezes não é assim tão linear. Manter uma esquadra sai caro, visto que um Canadair não serve praticamente mais nada, que passaria parte do ano parada, e em muitos anos também não há muitos incêndios. Mesmo os Helis pesados (Kamov) só os temos porque foi o pagamento de uma dívida antiga da ex. União Soviética se não me engano.

A minha opinião já a dei há dias, devia haver uma esquadra mediterrânica de alguma dimensão, mantida por todos os países mais afectados por incêndios (Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Grécia, etc), até porque raramente os incêndios afectam estes países todos simultâneamente. Existe hoje cooperação, mas dá a ideia que os mecanismos destas coisas são um bocado lentos e perdem-se sempre dois dias pelo que vemos nos últimos anos. Talvez se possa melhorar isso em alternativa.


E já agora, um meio ligeiro pode ter uma eficácia extraordinária, superior a um meio pesado (por exemplo os Canadair hoje tinham que ir ao Alqueva recarregar, demoram ainda um tempo significativo numa rotação carga-descarga), podem ser muito eficazes desde que tenham pontos de água próximos. Há pontos de água no Caldeirão para esta finalidade? Nalguns concelhos sei que há.

Vê este vídeo e percebes o quanto eficaz pode ser mesmo um Heli ligeiro (num incêndio há uma semana atrás em Figueira, próximo de Mogadouro). Se houver água próxima, algum dia que tenha fogo à porta, prefiro a genica destes Helis "leves" (e a perícia dos respectivos pilotos) do que um pesado que pode levar meia hora de viagem só para recarregar.

 
Editado por um moderador:

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Esta zona como se sabe ardeu. Vamos ver se repetem a iniciativa.

52223829722804368070912.jpg
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Alguém tinha falado hoje no Pinhal Interior? :(

Oleiros: Accionado Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) de Coimbra, Portalegre, Santarém e uma Brigada de Leiria.
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Boa noite!

Do incêncio de Oleiros existe alguém com informações!? É que pela informação detalhada deve estar violento. Hoje estive na zona de Pedrogão Grande e o vento estava muito forte.

21/7 20:28 Acionado Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) de Coimbra.
21/7 21:43 Acionado Grupos de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) de Coimbra, Portalegre, Santarém e uma Brigada de Leiria.


Tanto reforço poderá significar uma grande dimensão do incêndio, ou querer domina-lo durante a noite, para evitar repetir-se o que se passa/passou no Algarve!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Alguém sabe exactamente como está o incêndio em São Brás e Tavira ???

Está dominado. O que não significa que esteja extinto. Penso que haverá pequenos focos dispersos, o maior será na tal zona de Malhada do Judeu.

Operações de rescaldo são coisas que vão levar vários dias, reacendimentos vão acontecer muitas vezes, há é que evitar que esses reacendimentos se descontrolem, ou seja, que os meios não desmobilizem todos de repente.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Está dominado. O que não significa que esteja extinto. Penso que haverá pequenos focos dispersos, o maior será na tal zona de Malhada do Judeu.

Operações de rescaldo são coisas que vão levar vários dias, reacendimentos vão acontecer muitas vezes, há é que evitar que esses reacendimentos se descontrolem, ou seja, que os meios não desmobilizem todos de repente.

Pois é que hoje perdi um bocado a prespectiva do incêndio devido á mudança do vento mais para Noroeste (moro em Santa Bárbara de Nexe), mas no local do trabalho via sempre pequenos focos de incêndio, mas mais esbranquiado e fumo menos denso, mas confesso que estava preocupado com esta noite por causa do vento, mas felizmente até ao momento pelo menos na minha zona não existe vento ....
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pois é que hoje perdi um bocado a prespectiva do incêndio devido á mudança do vento mais para Noroeste (moro em Santa Bárbara de Nexe), mas no local do trabalho via sempre pequenos focos de incêndio, mas mais esbranquiado e fumo menos denso, mas confesso que estava preocupado com esta noite por causa do vento, mas felizmente até ao momento pelo menos na minha zona não existe vento ....

Do que tentei perceber hoje ao longe sem conhecer ninguém por dentro, fiquei com a sensação que hoje houve uma estratégia bastante inteligente na alocação de recursos, posso estar enganado mas fiquei com essa ideia.

Durante a noite, madrugada e manhã com vento norte concentraram esforços em São Brás de Alportel e no flanco Oeste (Loulé), e quando o vento rodou para Oeste- > Leste como previsto durante a tarde, essa frente no flanco Oeste praticamente morreu logo ali, como se vê entre as imagens do Terra e Aqua com apenas duas horas de diferença, ao início da tarde.
Li que o presidente da CM Tavira se queixou dos recursos terem ido todos para essas zonas abandonando Tavira, mas parece-me que a estratégia (eventualmente arriscada, pois poderia haver reacendimentos do flanco leste) resultou.

Agora durante esta noite e madrugada, há que cair logo em cima de reacendimentos que apareçam
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Aqui há algum vento, cada vez mais forte.

E termos de focos não vejo nada, mas está escuro e focos pequenos não iluminam o fumo como chamas grandes, por isso não sei dizer com certezas.

Há bombeiros em marcha de urgência de um lado para o outro.

Zonas ardidas esta tarde ainda devem ser um autentico brazeiro.

O arimbo tem uma barragem grande em termos da zona, 240 metros de comprimento, e enstreita de 50m para 20m ao longo do comprimento.

Duvido muito que dê para um avião pesado, está entre vales, espero que o helis tenham feito muito bom uso da mesma, mas via alguns a ir a outros sítios...
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Hoje por volta das 11:00 da manhã começou um pequeno incêndio na zona das feiteiras, freguesia do Caniçal, e ao decorrer do dia o vento foi trazendo aos poucos para este lado e neste momento apenas podemos observar uma ligeira claridade gerada pelo fogo...

Para quem quiser observar, é só aceder à cam...