Seguimento - Incêndios 2012



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Bom dia ,meninos do sotavento como esao as coisas ai desse lado?Melhores?

Bem, mais calmo Sandra, já não se vê nada ao longe, embora ainda haja um cheiro a queimado no ar.

Turismo do Algarve acredita que incêndios não vão prejudicar o sector

O presidente da entidade regional de Turismo do Algarve, António Pina, afirmou-se hoje convicto de que os incêndios na região não terão qualquer impacto negativo no turismo.

"Os incêndios, quer em Tavira, quer em São Brás de Alportel, são lamentáveis, mas ocorrem na zona da serra, longe da parte urbana dos concelhos, a cerca de 20 ou 30 quilómetros do litoral, e não têm influência no turismo", disse à Lusa António Pina.

"Até agora não tive informação de nenhuma reserva que tivesse sido anulada por causa dos incêndios e julgo que não irei ter", acrescentou.

De acordo com um porta-voz da ANA - Aeroportos e Navegação Aérea, também não se prevê que os incêndios venham a afectar as operações no aeroporto de Faro ou que possam prejudicar os voos que todos os dias transportam milhares de turistas para o Algarve.

Na quarta-feira deflagrou em Tavira um incêndio florestal que continua hoje a lavrar, tendo-se alastrado entretanto ao concelho vizinho de São Brás de Alportel. Cerca de mil operacionais estão mobilizados para o combate às chamas.

Fonte: CM

Este presidente da região de turismo do Algarve devia pedir a demissão. Lamentável, são estas declarações. O Algarve não é só praia. Uma parte do interior algarvio desapareceu e este senhor vem dizer que é lamentável. :angry: Pena é não arder aí uns campos de golfe para este senhor se cale.


O que seria bom, era um dia de chuva para fazer um bom rescaldo, tal como afirma a Protecção Civil. Esperamos que o próximo Outono/Inverno seja chuvoso e não seco como foi o último.
 

sandra santos

Cirrus
Registo
11 Jan 2009
Mensagens
39
Local
lagoa-algarve
Bem, mais calmo Sandra, já não se vê nada ao longe, embora ainda haja um cheiro a queimado no ar.



Este presidente da região de turismo do Algarve devia pedir a demissão. Lamentável, são estas declarações. O Algarve não é só praia. Uma parte do interior algarvio desapareceu e este senhor vem dizer que é lamentável. :angry: Pena é não arder aí uns campos de golfe para este senhor se cale.


O que seria bom, era um dia de chuva para fazer um bom rescaldo, tal como afirma a Protecção Civil. Esperamos que o próximo Outono/Inverno seja chuvoso e não seco como foi o último.


deixem lá ver quando chover...
as pessoas que pobres ficaram sem nada, o que será delas.a eles não tem impacto pois não vivem da terra.. dá me uma raiva desta gente...

Ainda bme que está tudo mais calmo,pelo menos por aqui já não se ve fumo... se aqui consegui ver as colunas imagino ai desse lado
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Um dos pontos fracos deste incêndio do Algarve terá sido as máquinas não terem entrado mais cedo a abrir aceiros. Não temos acesso ao plano que o comando seguiu mas só ouvimos falar delas na parte final.

Não sei se dava, transportavam essas máquinas num camião enorme, não sei se já andaste pelas estradas da serra, os caminhos de terra então... mesmo num carro é complicado ou mesmo impossível nalguns sítios, agora imagina um camião pesado a transportar 15 toneladas de ferro por caminhos de 3 metros de largura(nem chega a isso em muitos sítios) com desnível de 10%.

Só quando veio mais perto da vila é que o terreno estava mais plano.

Como é que isso está pelo machico? pela webcam parece que vejo cinzas mesmo junto às casas...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Vislumbro aqui da margem sul uma coluna de fumo para os lados de Lisboa parece-me novamente em Odivelas. Corrijam-me se estou enganado! :huh:

É na zona da Azambuja mais precisamente em Beirões.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não sei se dava, transportavam essas máquinas num camião enorme, não sei se já andaste pelas estradas da serra, os caminhos de terra então... mesmo num carro é complicado ou mesmo impossível nalguns sítios, agora imagina um camião pesado a transportar 15 toneladas de ferro por caminhos de 3 metros de largura(nem chega a isso em muitos sítios) com desnível de 10%.

Só quando veio mais perto da vila é que o terreno estava mais plano.

Os dozer's são grandes máquinas, operam em grandes inclinações (75% downhill, 55% uphill, 45% sidehill). Ficando no ponto mais próximo possível são capazes de abrir caminho até ao local.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Os dozer's são grandes máquinas, operam em grandes inclinações (75% downhill, 55% uphill, 45% sidehill). Ficando no ponto mais próximo possível são capazes de abrir caminho até ao local.

Assim contado parece facil, no terreno e na realidade é bem mais complicado;)
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Alguém sabe de algum incêndio para os lados de Montemor-o-Novo ou Vendas Novas ??

Estive em Troia-Mar e quando cheguei a minha cidade deparei-me com muito fumo branco, mas não sei onde será o incêndio.:huh:

Até pode ser do incêndio da Azambuja, isto porque o vento está de NW.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Não sei se já foi escrito aqui no tópico, mas a catástrofe da Madeira poderá originar outras catástrofes. Na época de chuvas, já não há vegetação suficiente para «reter» a água que desce pelas encostas, ou seja, serão umas autênticas cascatas de água a originar enxurradas. Provavelmente não irá acontecer em breve, até porque estes episódios não acontecem com muita regularidade, mas imaginem um 20 de Fevereiro de 2010 nesta altura...

Pois é Duarte, as raizes das árvores formam um tipo de "rede" que permite a que a terra fique retida naquele sitio e que nao deslize.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boa tarde! Estive há pouco na Lardosa e vi 2 Aviões bombardeiros a encher na barragem e a dirigirem-se para Oleiros.