Software para acompanhamento do Tempo

Cacella

Cirrus
Registo
29 Mar 2007
Mensagens
12
Caros Colegas,

Meu nome é Paulo Cacella e moro no Brasil, mais precisamente em Brasilia. Desenvolvi (ou melhor, estou desenvolvendo) um programa que nos permita analisar series temporais historicas de temperatura e outros eventos de uma forma simples e rápida. Estou precisando de dados portugueses. Voces conhecem algum site que disponibilize, em qualquer formato, uma base de dados historica de estacoes oficiais de Portugal ou de outras paragens ?

Quem quiser executar o programa para ver basta seguir as instrucoes abaixo :

Como Funciona ?

Roda em Windows.

Voces tem que dar um download primeiro no NET FRamework da Microsoft 2.0 para quem não tem. Pega-se aqui http://www.microsoft.com/downloads/...cb-4362-4b0d-8edd-aab15c5e04f5&DisplayLang=en

instalE o J#que pega-se aqui

http://www.microsoft.com/downloads/...b3-ed0e-4af8-ae63-2f0e42501be1&displaylang=en

Apos isso voces pegam o meu programa aqui http://cacella.tachyonweb.net/clima.zip e unzipam em qualquer diretorio.Roda e pronto.


O que ele faz ?

Já faz muitas coisas, mesmo ainda estando no inicio.

Pega as normais climatologicas do INMET e anima (ATENCAO pode demorar a aparecer por causa da internet. Ainda nao coloquei os cursores de wait. Portanto, aguardem...

Pega as simopticas da marinha e anima (muito ainda a fazer em termos de configuracoes e interface)

Internet. Entrem no menu e voces vao ver

Dados Historicos. Muito a fazer mas ja eh show de bola. Pega os dados direto....sao dados oficiais. E do mundo inteiro. A interface ainda é pé duro, mas vai melhorar.
Basicamente voce escreve algo embaixo de "Busca Estacao" e aperta o "Busca Estacao". Por exemplo, escrevendo Bras vai aparecer Brasilia AERO na lista das encontradas. Selecione a desejada (muitas nao tem dados) Escolha o ano. Aperte "Carrega Dados de". Só precisa fazer isso uma vez. Eu guardo no disco. Agora é só escolher se quer as tabelas ou graficos. So coloquei temperaturas mas vou incluir o resto (humidade, pluviosidade etc)
No grafico um clique da direita aparece um menu de contexto,
Para dar zoom é so selecionar clicando arrastando o mouse. Para mover aperte shift e com o botao direito do mouse clicado mova. Ainda tem bugs..mas a gente conserta..

As estacoes automaticas do WUnderground tambem podem ser recuperadas pelo seu ID, mas a analise estatistica ainda nao esta funcionando, apenas o grafico.

PS: É de graça e sempre será.

Obrigado,

Paulo Cacella
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Re: Programa de Computador para Acompanhamento do Tempo

Seja bem-vindo a este fórum :thumbsup:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Programa de Computador para Acompanhamento do Tempo

É muito bom o programa e tem imenso potencial, só é pena mesmo não ter dados de Portugal. Até podias fazer um programa que desse para inserir os nossos registos (para quem não tem estação que se possa ligar ao PC), e que calculasse as médias mensais e anuais e fizesse gráficos iguais aos do programa actual. Fica a ideia ;)

Caso te seja útil, há um arquivo de extremos de temperatura neste site:

http://www.vwkweb.nl/synops/index.php
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Programa de Computador para Acompanhamento do Tempo

É muito bom o programa e tem imenso potencial, só é pena mesmo não ter dados de Portugal. Até podias fazer um programa que desse para inserir os nossos registos (para quem não tem estação que se possa ligar ao PC), e que calculasse as médias mensais e anuais e fizesse gráficos iguais aos do programa actual. Fica a ideia ;)

Caso te seja útil, há um arquivo de extremos de temperatura neste site:

http://www.vwkweb.nl/synops/index.php



:thumbsup: :thumbsup:

É isso ;)

Se o Paulo fizesse um programa desses é que era. Eu que tenho uma La Crosse WS-1600 sem possibilidade de ligação ao PC... poderia começar a fornecer outro tipo de dados :thumbsup:


Fica então a sugestão, vamos aguardar pela resposta do Paulo :cheers:



Ah...e já agora Bem Vindo ao forum ;)
 

Cacella

Cirrus
Registo
29 Mar 2007
Mensagens
12
Re: Programa de Computador para Acompanhamento do Tempo

Olá Colegas,

Desculpe o atraso na resposta. Estava um tanto ocupado essa semana que passou.

Boa ideia. Vou incluir a entrada de dados manual. Acho que esse fim de semana vai ter. Aviso pra voces.

O link é excelente. Vou colocar tudo para dentro :)

Um abraço

Paulo Cacella
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Programa de Computador para Acompanhamento do Tempo

Olá Colegas,

Desculpe o atraso na resposta. Estava um tanto ocupado essa semana que passou.

Boa ideia. Vou incluir a entrada de dados manual. Acho que esse fim de semana vai ter. Aviso pra voces.

O link é excelente. Vou colocar tudo para dentro :)

Um abraço

Paulo Cacella



Qual atraso, Paulo !!?? :D

Fica à vontade :thumbsup: e obrigado desde já pela disponibilidade ;)



cumps
:p
 

Cacella

Cirrus
Registo
29 Mar 2007
Mensagens
12
Re: Programa de Computador para Acompanhamento do Tempo

Senhores,

Atualizei a versão no site e agora os dados de Portugal aparecem, assim como dos demais países da Europa.

Ainda estou por fazer a inclusão de dados manuais

É só pegar no link original da primeira mensagem
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Programa de Computador para Acompanhamento do Tempo

Senhores,

Atualizei a versão no site e agora os dados de Portugal aparecem, assim como dos demais países da Europa.

Ainda estou por fazer a inclusão de dados manuais

É só pegar no link original da primeira mensagem



Valeu :D com a inclusão dos dados da Europa :thumbsup:

Espero que consigas colocar a possibilidade da inclusão manual de dados :p

Pessoalmente dava-me muito jeito ;)



cumps
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Programa de Computador para Acompanhamento do Tempo

Bem, agora é que o programa ficou mesmo interessante tal é a quantidade de dados. Por exemplo aqui da estação de Bragança tem dados desde 1973 :shocking: Também tem dados desde 1973 de outras localidades, como Lisboa/Portela, Viana do Castelo ou Penhas Douradas.

Incrivel como os verões na década de 70 eram frescos, principalmente se comparados com os de agora! Pena não ter 1972, que foi um dos anos mais frios do século em Portugal (devido ao verão fresco).

Obrigado Cacella!
 

Cacella

Cirrus
Registo
29 Mar 2007
Mensagens
12
Re: Programa de Computador para Acompanhamento do Tempo

Fiz um novo update do programa.

1 ) As cartas sinopticas do Brasil estao OK

2 ) Agora voces podem pegar os dados de qualquer estacao oficial do mundo com registro, na data de ontem, no menu Condicoes atuais ou a base inteira no de Dados Historicos baseado no link que o colega Fil informou . Esses dados sao apenas de consulta e nao podem ser trabalhados. Estou trabalhando para capturar a serie inteira. O problema é o tamanho da base que está grande demais..

3 ) Incluidas novas funcoes de operacoes com series como a compatibilizacao N/S de inverno para comparacoes

4) Vou permitir a entrada de dados manual para que o usuario possa registrar e comparar seus proprios dados. Ainda está em desenvolvimento, mas pode ser vista em Dados Historicos/ Entrada de Dados Manual
 

Cacella

Cirrus
Registo
29 Mar 2007
Mensagens
12
Re: Programa de Computador para Acompanhamento do Tempo

Mais uma versao

Agora tem dados de tudo : humidade, pressao, vento, sensacao termica etc... do mundo inteiro
 

Cacella

Cirrus
Registo
29 Mar 2007
Mensagens
12
Re: Programa de Computador para Acompanhamento do Tempo

mais uma atualizacao. No resumo dos dados anuais sao colocados dias de neve, neve acumulada, neve no chao, trovao, granizo, chuva, tornado

Alem disso existem imagens por Satelite para o Brasil. Se quiserem de Portugal é só me dizer onde estão as melhores.

Alguns exemplos....

DIAS DE NEVE NO ANO DE 2006

PARIS -------> 21
LONDRES (Heathrow) ------> 16
MADRID ---------> 4
BARILOCHE ---------> 18
MENDOZA ----------> 3
TRELEW ---------> 1
USHUAIA ----------> 45
BALMACEDA ---------> 30
ATLANTA (EUA) ---------> 3
NEWYORK (CENTRAL PARK) ----------> 9
WASHINGTON DC -------------> 12
DENVER -------------> 45
CHICAGO -----------> 48
MOSCOU ----------> 83
MILAO (ITALIA) ----------> 4
ATENAS -----------> 2
CANBERRA ----------> 0
KIMBERLEY -----------> 0
MARRAKECH ----------> 1
ZURICH ------------> 40
MUNICH ------------> 52
TOULOUSE -----------> 7
SHANGAI -------------> 2
TOKYO -----------> 7
WELLINGTON NZ -------------> 2
LA PAZ (BOLIVIA) ------------> 13 !!!

ACUMULADO E NO SOLO EM 2006

PARIS ---> 21,1 cm -----> 5 dias de neve no chao
LONDRES ---> 6,1 cm -----> 6 dias de neve no chao
MADRID ---> NA
BARILOCHE ---> 40,1cm -----> 19 dias de neve no chao
MENDOZA ---> NA
TRELEW ---> NA
USHUAIA ---> 46,5 cm -----> 27 dias de neve no chao
ATLANTA ---> NA
NY(LA GUARDIA)(11 dias de neve) ---> 68,1 cm -----> 14 dias de neve no chao
WASHINGTON ----> 9,9 cm -----> 4 dias de neve no chao
MOSCOU -----> 171,7 cm ------> 133 dias de neve no chao
CHICAGO ------> 45,2 cm -------> 31 dias de neve no chao
 

Cacella

Cirrus
Registo
29 Mar 2007
Mensagens
12
Re: Programa de Computador para Acompanhamento do Tempo

Coloquei um novo update onde é possivel voce entrar com dados de sua estacao ou de quantas quiser

Como Usar ?

Na opção do menu Dados Historicos/Entra Dados Manual aparece uma tela. A primeira coisa é voce criar a sua estação. Escreva o nome dela e pressione "Cria Estação".

Com a estação criada voce pode escolhe-la no "Entra Dados". Nessa lista estão todas as estações não padrão, definidas pelo usuário

Mude para o ano desejado e aguarde. Cada vez que ele criar o arquivo demora um pouco. Entre com os dados. Pode usar copiar/colar do Excel ou de qualquer outro lugar. Assim, se voce ja tem isso em uma planilha aimportacao é muito fácil.

Após atualizar os dados pressione "Salvar Dados". Com os dados salvos foi criado no seu computador o arquivo. Cada vez que voce selecionar o ano ou a estação ele será carregado de acordo.

A opção de servidor ainda está sendo desenvolvida. Nessa opção voce poderá mandar seus dados e capturar o de outros de modo a manter todas as estacoes atualizadas em um trabalho cooperativo. Por enquanto os arquivos estao salvos apenas em seu computador.

Após a entrada de dados voce poderá usar as consultas normalmente, tal como se fosse uma estacao do servidor do NOAA. As estatisticas e tudo o mais funciona.

Nesse modulo habilitei somente temperaturas, pressao, pt orvalho e ventos. As ocorrencias de neve, granizo etc ainda nao foram implementadas.