Seguimento - Incêndios 2012

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Pois bem é bom saber que na madeira esta tudo bem mais calmo, mas assim que os incendios terminarem era bom começar a pensar em arranjar soluções para as chuvas que vem no inverno pois as enxorradas irão trazer muitos detritos das serras e para não haver catastrofes como se passou era bom começar a pensar em algo
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Quando digo que foram desviadas verbas da prevenção, não me refiro ás "contratações" de ultima hora...refiro-me muito mais a montante! O dinheiro que agora se gastou neste incendio é outra história! Não sou bombeiro, mas não sou estranho ao meio e reafirmo o que disse no meu ultimo post! Infelizmente o que "vende" são imagens de operacionais a combater chamas de 10 metros e depois a fugir! O que vende são operacionais a descer uma encosta para tentar combater o fogo la ao fundo e depois fogem pela encosta acima e quase la ficam! estas imagens, eu vi-as ontem, vejo-as hoje e verei amanha! Mas o povo Portugues acha que isto são actos heroicos, de grande bravura e o pouco dinheiro disponivel deve ser para isto! Isto são actos de suicidio e basta ver 1 minuto de imagens do combate em Tavira, para se identificarem 2 ou 3 violações graves dos protocolos de segurança (descer a encosta a combater o fogo por exemplo).
Ha concelhos em que quase não arde nada e com grabdes manchas florestais...bom, se os ha, ha em reduzido numero e nesses casos são as camaras que retiram verbas de abastecimentos de agua, saneamento, etc etc para as canalizarem para aí! ha que fazer opções e as opções estao erradas ha 20 anos! as opções foram todas no sentido de comprar belos carros xpto, helicopteros que despejam mais agua com uma descarga do que choveu em Março...o que o País quer ouvir em Maio é que este ano ha mais meios que no ultimo...saber-se que ha mais 2 kamov deixa todo o sistema de defesa satisfeito...estão enganados! A catalunha esta um bom par de anos a nossa frente nesta materia...e olhem as noticias que chegam de la! Ca o caminho é ainda muito longo...e não é com afirmações (mais umas) do Sr. pres. da Liga dos Bombeiros (declarações de hoje) que vamos la...
 

ferreirinha47

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
212
Local
figueiras 179m / Leiria
Bons dias
Depois de tudo o que foi escrito neste maravilhoso forúm, onde se discutem ideias, vou tentar fazer uma breve reflexão, começando por dizer que concordo com alguns post aqui colocados, assim como discordo de outros.
A história dos incendios florestais em Portugal desde meados dos anos 80 é composta de ciclos mais activos podende ter como é logico influencia a situação meteorologica de referido ano. De 1982 muito se tem feito, tanto na area da prevenção como no combate em que os meios evoluiram bastante.Mas como em todas as areas de actividade ha erros de avaliação e erros estratégicos, ha-os na politica , na vida social no desporto, estes erros são mais notados na area da prtecção civil, porque poem em causa , pessoas e bens, isto em conjunto com uma forte pressão da comunicação Social que hoje necessita de noticias Hora a Hora (e se uma casa arde e nao estao la bombeiros é noticia, se um bombeiro não deixa um casa arder é seu dever é uma nao noticia). Mas a meu ver e ainda nao vi ninguém debrurçar-se sobre este assunto, o onus do problema está, em que a floresta Portuguesa arde, porque ha quem quer que ela arda ha gente interessada que isso aconteça. Nao quero responsabilizar ninguém por isso pois nao é essa a inteção deste texto, mas o problema é este meus amigos, + de 80% do incendios florestais sao deliberados ou seja a prevençao so pode baixar os restantes 20% e enquato assim for portugal continuará a arder.
É uma simples opinião em que alguns corcodarão outros nao como tudo na vida.
Abraços
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra

max

Cirrus
Registo
19 Jul 2012
Mensagens
37
Local
Paredes
2fcBB.jpg


Ultimos dados: 26442 hectares ardidos
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
A principal causa do incêndio em Tavira já foi determinada. O incêndio foi causado por um forno de carvão, muito comum na zona serrana mas que é uma autêntica bomba em pleno Verão. Ou seja, é um buraco onde se coloca uns troncos de madeira e tapa-se com terra e pega-se fogo lá dentro que vai ardendo durante alguns dias e no fim temos carvão a montes. Ou seja, o forno de carvão estava no início da ignição do incêndio, onde a PJ encontrou um forno destes só que o forno abriu e espanhou as brasas pela serra seca e puff deu-se início a um violento incêndio. Esta versão quem mais lógica do que a versão anterior atribuída à REN.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Então foi um carvoeiro?

A ribeira de Alportel ficou descascada. Daqui por uns 2 meses deve começar a chover. Todo o carvão vai parar à Asseca e depois a Tavira...
 

Cocas

Cirrus
Registo
15 Nov 2006
Mensagens
18
Local
Mem Martins
Boa tarde.
Antes de mais venho deixar uma palavra de coragem e apoio a todos aqueles que directa ou indirectamente ficaram afectados por este flagelo.
Para mim é incompreensível certas coisas que se passaram e fico desgostoso com tudo o que se perdeu. Não só as habitações, mas principalmente os recursos naturais e animais.
Relativamente ao que se falou nos últimos dias sobre a coordenação e a forma como estava a ser feito o ataque ao incêndio encontrei esta noticias. Claro que está noticiada de forma sensacionalista (senão os senhores deviam achar que não vendiam), mas não deixa de ser "interessante"...

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/p...tavira-sao-bras-de-alportel/1363235-4071.html

Cumps
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Na Catalunha

Unas colillas iniciaron los fuegos que han causado cuatro muertes en el Empordà

- Aviones y helicópteros no han podido colaborar hasta esta mañana. | Afp

- Puig asegura que ambos incendios fueron causados por la mano humana

- Se estima en 9.000 las hectáreas arrasadas en un perímetro de 13.000

- El viento de tramuntana, que aviva las llamas, debería amainar en breve

- Vuelven a cerrar la AP-7 y piden a los conductores que no bajen del coche

http://www.elmundo.es/elmundo/2012/07/23/barcelona/1343028448.html



Esta zona tem um vento característico chamado Tramuntana que pode ser bastante forte e que complica bastante a situação.
http://es.wikipedia.org/wiki/Tramontana
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tavira, 23 jul (Lusa) - As autoridades registam hoje à tarde dois pontos de reacendimento do incêndio que deflagrou na quarta-feira no Algarve e num dos locais o fogo está perto de uma povoação, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Cachopo, Tavira.

Sidónio Barão disse à Lusa que houve um reacendimento na zona de Tafe, no concelho de Tavira, e outro na zona de Montes Novos, já no município de Loulé. Neste segundo caso, "o fogo está perto da população e a situação é alarmante".
http://expresso.sapo.pt/incendiosal...es-hoje-a-tarde-autarca=f741627#ixzz21Sc5lmSH
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Montes Novos - Freg, de Salir (Loulé)...

Muitos dos nomes dos lugares nem chegam a aparecer no google...

http://geo.algarvedigital.pt/index.aspx#

Já agora agregando a informação, pelo que entendo existem duas re-activações inerentes ao fogo de Tavira (aquelas que são referidas no link que o Vince colocou). Simplesmente pelo tratamento dado às ocorrência parece-me que a relevãncia das mesmas é diferente. No primeiro caso a informação foi agragada às operações de rescaldo do incêndio original de Tavira tendo sido mobilizados 2 meios aéreos. Já o caso de Montes Novos parece-me ser mais complicado. Está a ser tratado como novo ocorrência e já é combatido por 5(!) helibombardeiros...

De qualquer forma quem conhecer melhor o terreno que confirme se de facto é isto que se passa.