Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2012

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Toda a madrugada foi de aguaceiros e trovoadas pela Beira Alta e Douro Sul. Início da manhã com muita actividade convectiva no nordeste transmontano e novas células em formação em quase toda a região centro e em progressão para norte.

Imagem de Satélite às 07h00
26.07.2012_07h00.JPG

Sat24

Descargas eléctricas entre as 01h00 e as 07h00
26.07.2012_DE.JPG

IM
 


Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Bom dia, e cá está ela!!

A chuva começou a cair pouco antes das 8h00, embora só tenha acumulado 1mm na minha estação....

A temperatura actual é de 17,9ºC

Vão-se ouvindo trovões e já consegui observar um raio nuvem-terra a Este da cidade (perto das 9h00). Lindo!:D
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,102
Local
Covilhã - 775m
Aqui na Covilhã também tivemos a nossa dose de trovoada esta madrugada, mas sem ser nada de especial.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Alguma trovoada mas nada de especial mesmo, o aguaceiro foi muito fraco e por breves instantes pelo menos na zona do Tortosendo apesar de serem pingos grossos.
Agora céu limpo e a temperatura ronda os 27ºC com vento do quadrante N

Parece que a festa anda por Trás os Montes

 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Boas.

Pelo que o meus pais disseram ouviu-se e viu-se trovoada desde as 2 até ás 4 da manhã praticamente sem interrupção, mas como o je têm um sono mais profundo que a fossa das marianas não deu por nada.:sad:

Espero que a trovoada volte ainda hoje.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Boas.

Pelo que o meus pais disseram ouviu-se e viu-se trovoada desde as 2 até ás 4 da manhã praticamente sem interrupção, mas como o je têm um sono mais profundo que a fossa das marianas não deu por nada.:sad:

Espero que a trovoada volte ainda hoje.

Parece que vais ter sorte olha so para o satélite do IM em combinado.
Se essas nuvens forem na direcção de SW,S, SE terás conserteza alguma coisa.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Parece que vais ter sorte olha so para o satélite do IM em combinado.
Se essas nuvens forem na direcção de SW,S, SE terás conserteza alguma coisa.

As formações deslocam-se para Norte. Agora ao longo dia irão formar-se novas células, que teraõ o mesmo movimento à partida do dia de ontem deslocando-se principalmente de SSE para NNO.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Parece que vais ter sorte olha so para o satélite do IM em combinado.
Se essas nuvens forem na direcção de SW,S, SE terás conserteza alguma coisa.

Pois o problema é estão a ir na direcção N, NW.
Ver este link -> http://sat24.com/en/sp

Corrijam-me se estiver errado, mas penso que a instabilidade para Viseu se houver condições para tal virá de S, SE. Provavelmente "lançada"(não me vem o termo correcto à cabeça) pela Serra da Estrela.

Cumps

Edit -> O vitamos antecipou-se.
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
Eu acordei em Poiares ás 4.15 com trovoada ao longe e com pingas grossas a caír, que molharam a estrada mas pouco !
Como tinha as janelas abertas ouvi mais facimlmente o barulho e tive que as ír fechar, não fosse ficar com tudo encharcado.

João
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Corrijam-me se estiver errado, mas penso que a instabilidade para Viseu se houver condições para tal virá de S, SE. Provavelmente "lançada"(não me vem o termo correcto à cabeça) pela Serra da Estrela.

Cumps

Correcto. A haver actividade (que se espera) seguirá o mesmo padrão do dia de ontem, subindo em movimento essencialmente SSE para NNO... Resta saber se as zonas de iniciação serão as mesmas, mas tudo indica isso... Poderá ser uma má notícia para os Agricultores, nomeadamente os produtores de vinho, na região do Douro... Mas veremos...
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Aqui por Bragança começa a aliviar um pouco, com 3mm recolhidos, mas acima de tudo uma temperatura de 19,5ºC que permite recuperar dos calorosos dias anteriores...

:calor:
 

miguelgjm

Cirrus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
52
Local
Termas do Carvalhal/Castro Daire
Actividade eléctrica espectacular vista a partir da webcam da Gralheira, Montemuro.

Contei 15 relâmpagos num minuto (entre as 4:27 e as 4:28).
A frequência é brutal!

A frequência foi algo brutal, mas pelo que vi ontem à noite a Zona do montemuro até foi das menos atingidas. Eu de minha casa (Termas do carvalhal), contei 10 relâmpagos em cerca de 15 segundos. Desde o montemuro até Viseu, eram descargas por todo o lado. Assombroso, até para quem adora trovoada como eu :eek: