Chuva de Meteoros das Perseidas 2012



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Estou perto de Benavente e as condições são boas, pouca nebulosidade, pouca poluição luminosa, entre a 1:30 e as 2h vi 7, mas desisti porque estava a ser comido vivo por mosquitos :lmao:

Mas esperava ver mais, se calhar não estou a olhar para o sitio mais provável para as ver.
 

GonçaloF

Cirrus
Registo
13 Ago 2012
Mensagens
4
Local
Évora
Boa noite pessoal!

Bem estou no alentejo, e desde as 22h que estou na minha varanda a observar, perto das 23h aproximaram-se umas nuvens e fiquei sem visibilidade, às 00h30 voltei, e o céu estava limpinho, a Via Láctea via-se perfeitamente.
Contei desde as 22h até agora que voltei para dentro de casa, mais de 40 meteoros, e alguns deles espectaculares, daqueles que deixam um grande rasto, e são mais "luminosos".

Alguém sabe se nas proximas noites ainda irá ser visivel?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Assim de rajada avistei uns 4 ou 5 com um lindo rasto verde!

Céu completamente limpo aqui por Castelo Branco, com uma reduzida poluição luminosa a ajudar!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima

Mais 10 minutos de observação e vi mais 2, uma delas atravessou a constelação de Cassiopeia, tenho estado a olhar principalmente para a constelação de Perseus que fica próxima da constelação de Cassiopeia. Para quem não sabe constelação de Cassiopeia tem a forma de um W e é facilmente encontrada, neste momento está quase na vertical do céu. ;)

O ponto alto é esta noite mas se as condições meteorológicas o permitirem ainda vai ser possível observar nos próximos dias (noites). ;)

Infelizmente não tenho forma de registar o fenómeno Teles. :(
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Boas,
No início da noite de ontem vi meteoros que nunca tinha visto na vida,
De uns 13 que vi, dois deles ficaram na minha memória, um deles tinha um tom esverdeado, cruzou grande parte do céu, em vez de desaparecer aumentava cada vez mais o brilho e tamanho e com um enorme rasto. O outro foi algo raro, com um tom alaranjado, desfez-se em cerca de 4 pedaços, foi logo a primeira que vi, ainda não era totalmente noite. :D
Também dei conta de um fenómeno, não sei se alguém viu, pouco devia faltar para as onze, comecei a ver a oeste, como se fossem várias estrelas todas juntas mas a piscar constantemente e em movimento, pensei em aviões, mas era impossível estarem tão juntos, não faço ideia do que seria, só sei que naquele momento fiquei maluco, não sei se estava relacionado com o espaço, mas fica o relato. :lol:
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,615
Local
Espinho, Aveiro
Ontem não vi nenhum meteoro, muita poluição luminosa, para ve-los só se for á serra de Canelas em Vila Nova de Gaia. Aí sim tem condiçoes favoráveis para ver as perseidas, pois essa serra é desertica e não tem iluminação.
 

Davis*

Cirrus
Registo
12 Ago 2012
Mensagens
23
Local
V.N. Gaia
Ontem não vi nenhum meteoro, muita poluição luminosa, para ve-los só se for á serra de Canelas em Vila Nova de Gaia. Aí sim tem condiçoes favoráveis para ver as perseidas, pois essa serra é desertica e não tem iluminação.

Eu também não vi mais nada, aqui na Granja não se viu nada a partir da 1h45, ficou tudo coberto... apenas vi aquele que vos falei e mais nada. pena :sad:
durante o mês de Agosto, vão ocorrer mais fenómenos dignos de observação não vão? :)
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Eu também não vi mais nada, aqui na Granja não se viu nada a partir da 1h45, ficou tudo coberto... apenas vi aquele que vos falei e mais nada. pena :sad:
durante o mês de Agosto, vão ocorrer mais fenómenos dignos de observação não vão? :)

Estas observações, assim como a astronomia em geral, requerem muita paciência. Daí aconselhar-se a instalarem-se numas esteiras cobertos com um cobertor, confortáveis e observar, observar até mais não. Todos os dias existem "fenómenos dignos de observação", o problema é que muitos não são previsiveis, ou não temos acesso a tais previsões. Os restos de materiais que mandamos para lá para cima (lixo espacial) vão caindo e também têm tendência a incendiarem por não fazerem uma entrada controlada. E podemos sempre ver os satélites espiões a passarem, assim como os outros satélites que vão percorrendo o céu nocturno. Claro que estamos limitados pela nebulosidade e pela poluição luminosa em alguns locais, por isso aconselha-se a ir para lugares com reduzida iluminação antropogénica.
 

Davis*

Cirrus
Registo
12 Ago 2012
Mensagens
23
Local
V.N. Gaia
Estas observações, assim como a astronomia em geral, requerem muita paciência. Daí aconselhar-se a instalarem-se numas esteiras cobertos com um cobertor, confortáveis e observar, observar até mais não. Todos os dias existem "fenómenos dignos de observação", o problema é que muitos não são previsiveis, ou não temos acesso a tais previsões. Os restos de materiais que mandamos para lá para cima (lixo espacial) vão caindo e também têm tendência a incendiarem por não fazerem uma entrada controlada. E podemos sempre ver os satélites espiões a passarem, assim como os outros satélites que vão percorrendo o céu nocturno. Claro que estamos limitados pela nebulosidade e pela poluição luminosa em alguns locais, por isso aconselha-se a ir para lugares com reduzida iluminação antropogénica.

pois, nos próximos dias tentarei dedicar-me à observação, pena não viver no último andar do prédio, é um excelente spot para a observação...:D
Satélites espiões??Brutal!!alguém tem registos fotográficos disso?? :w00t: