Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Não se trata de evacuar a ilha inteira. Manter de sobreaviso as populações da costa norte nos locais onde desaguam as ribeiras, principalmente no concelho do Nordeste que é a zona mais alta da ilha e as populações da costa sul por causa do temporal no mar.

Boa tarde

É certo! Mas será válido tanto para o Concelho do Nordeste como igualmente para o Concelho da Povoação que são os mais altos. Mas penso que o mesmo vale para todos os outros concelhos da ilha, porque, veja-se que a ilha de São Miguel, toda ela é montanha de ocidente a oriente e com muitos cursos de água.

A excepção neste aspecto vai para P. Delgada, onde ali naquela cidade há que ter apenas cuidado com a agitação marítima.

Há que ter também alguma cautela ao transitar-se pelas serras e por zonas de taludes instáveis. Não vá acontecer outra vez as desgraças do passado em que camionetas e veiculos ligeiros foram arrastados por enxurradas vindas da montanha e com elas despejados pelos desfiladeiros abaixo.

Daniel 253esteja descansado que as encostas das 7 Cidades não caiem assim tão facilmente. Também não é preciso entrar em exageros parvos penso eu.

Alguém por favor pode informar quando é que os avisos de mau tempo para os Açores irão para o ar?

Grato

Saudações açorianas
 


icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa tarde

Já estive 8x na Ilha de Sao Miguel, que devo confessar que adoro:)e embora não seja nenhuma expert nesta matéria, penso que algumas das zonas mais criticas serão: Sete Cidades , o Nordeste e a Ribeira Quente ( a meu ver).

Nas 2 primeiras devido á orografia e na ultima devido á ribeira...

Espero que as pessoas estejam atentas e que não menosprezem esta tempestade, pois muitos dizem que os Açores já estão habituados a estas adversidades mas na realidade não é bem assim.

abraço a todos.
 

AzoreanShark

Cirrus
Registo
13 Mar 2012
Mensagens
61
Local
Açores
Não percebendo muito de meteorologia, e sendo da Ribeira Grande, posso é dizer que as zonas que poderão ser mais afectadas em piores cenários, podem ser entre Fenais da Ajuda e Lomba da Fazenda, o Porto Formoso também é algo a ter de baixo de olho, já houve grandes problemas no passado com muitas casas destruídas e famílias desalojadas. Houve construção de estradas, cursos de água afectados, e na zona de moinhos há uns cursos perigosos que já deram problemas em Maio, e também na Ribeira do Coucinho que há mais de 10 anos, deitou casas a baixo, algumas ainda lá expostas.

Na cidade Ribeira Grande, há grande Ribeira Grande, que também já causou vários problemas, inclusive uma morte e feridos na década de 90, e já outras cheias neste século.

Dos outros locais da ilha, não vivendo lá, a típica Ribeira Quente, Povoação, etc

Como os terrenos andam secos, não deve haver grandes problemas, e oxalá que não hajam. :)
 

Daniel253

Cirrus
Registo
9 Out 2010
Mensagens
62
Local
Açores S.Miguel
Boa tarde

É certo! Mas será válido tanto para o Concelho do Nordeste como igualmente para o Concelho da Povoação que são os mais altos. Mas penso que o mesmo vale para todos os outros concelhos da ilha, porque, veja-se que a ilha de São Miguel, toda ela é montanha de ocidente a oriente e com muitos cursos de água.

A excepção neste aspecto vai para P. Delgada, onde ali naquela cidade há que ter apenas cuidado com a agitação marítima.

Há que ter também alguma cautela ao transitar-se pelas serras e por zonas de taludes instáveis. Não vá acontecer outra vez as desgraças do passado em que camionetas e veiculos ligeiros foram arrastados por enxurradas vindas da montanha e com elas despejados pelos desfiladeiros abaixo.

Daniel 253esteja descansado que as encostas das 7 Cidades não caiem. Também não é preciso entrar em exageros parvos penso eu.

Alguém por favor pode informar quando é que os avisos de mau tempo para os Açores irão para o ar?

Grato

Saudações açorianas

cair nao sei.. mas as lagoas vao ficar mais cheias la isso vao...

so estava a dar um exemplo e nunca se sabe o que vem por ali abaixo.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
cair nao sei.. mas as lagoas vao ficar mais cheias la isso vao...

so estava a dar um exemplo e nunca se sabe o que vem por ali abaixo.

Se ficarem cheias como em outros anos, abrem-se as comportas e a água vai escorrendo pela ribeira que vai dar aos Mosteiros como se costuma fazer sempre.

Não é preciso entrar em devaneios!
 

FranciscoSR

Cumulus
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
149
Local
Ponta Delgada
Já tinha questionado também igualmente por isso acima...

É verdade que tudo pode mudar ainda e termos um fim de semana com bom tempo como houve ontem e como está a haver agora e o Gordon passa ao lado, mas epá, se o contrário acontece, vão dizer que não houve avisos...

É pena não se conseguir certezas, estamos nessa incerteza há dias!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Há 2 páginas atrás já tinham colocado um comunicado, aqui fica de novo para quem não leu:


Informação especial


Comunicado válido entre 2012-08-18 10:20:00 e 2012-08-19 10:20:00
Assunto: Aviso de Tempestade Tropical - Gordon 2012.08.18 09:00 TUC
A tempestade tropical Gordon encontrava-se as 09h UC de hoje a cerca de 1300 km a WSW dos Açores, deslocando-se para leste com uma velocidade de aproximadamente 30 km/h. Prevê-se que nas próximas 12 h esta tempestade intensifique temporariamente para furacão de categoria I (escala de Saffir-Simpson).

Prevê-se ainda que a tempestade tropical Gordon entre no sector sudoeste da região marítima dos Açores pelas 00h de Domingo 19 de agosto, seguindo na direção nordeste e atingindo as ilhas dos grupos Central e Oriental cerca das 00h de segunda-feira 20, especialmente as ilhas de São Miguel, Santa Maria, Terceira e Pico. Nestas ilhas estão previstos ventos médios de 80 km/h com rajadas até 130 km/h, precipitação intensa (40 a 30 mm em 3 horas) e ondas entre 8 a 10 m.


http://www.meteo.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 

FranciscoSR

Cumulus
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
149
Local
Ponta Delgada
Eu li, Vince.
Mas eu referia-me a avisos de, por exemplo, serviços como a proteção civil. Cá na ilha ninguém sabe de nada. Só as pessoas mais ligadas à internet. De resto, não vejo ninguém a acompanhar esta situação e vejo muita gente que, por não a acompanhar, está a ridicularizar e referindo muitas vezes que "nem estão a surgir avisos das entidades".

Saiu um da SRPCBA há quase 24h. E mais não dizem... acho estranho. Sinto falta de informação e sinto que a população está a "lixar-se" para isso.
 

Fran

Cirrus
Registo
23 Jun 2012
Mensagens
27
Local
Açores
Atenção aos exageros...

É ir acompanhando as informações com cautela e sem alarmismo.

Por aqui o Sol ainda se vai fazendo sentir:

VGAcurrent.jpg
 

Daniel253

Cirrus
Registo
9 Out 2010
Mensagens
62
Local
Açores S.Miguel
Eu li, Vince.
Mas eu referia-me a avisos de, por exemplo, serviços como a proteção civil. Cá na ilha ninguém sabe de nada. Só as pessoas mais ligadas à internet. De resto, não vejo ninguém a acompanhar esta situação e vejo muita gente que, por não a acompanhar, está a ridicularizar e referindo muitas vezes que "nem estão a surgir avisos das entidades".

Saiu um da SRPCBA há quase 24h. E mais não dizem... acho estranho. Sinto falta de informação e sinto que a população está a "lixar-se" para isso.

ainda a pouco falaram sobre o gordon na Tv em que canal eu nao vi..

mas passa avisos na rtp açores ainda ontem nas noticias falaram