Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

AzoreanShark

Cirrus
Registo
13 Mar 2012
Mensagens
61
Local
Açores
Acordou-se de manhã na costa norte de São Miguel sem vento, com céu nublado mas nada de relevante. Está tudo muito calmo. Estamos quase a menos de 14 horas, a ver o que ocorre por estes lados.
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Já sei porque não há notícias do Gordon nos media portugueses!

Porque a água está particularmente quente na costa continental portuguesa, com a água do mar a chegar aos 20 ºC na zona norte. Isso explica tudo! Os trabalhadores das autoridades não só estão em fim de semana como estão na praia.

Espanta-me que cada vez que há uma ameaça clara meteorológica em território português, estas costumam ser ignoradas. Lança-se uns textos de alertas vermelho, mas não passa disso.

O que vale é que a situação do Gordon apesar de séria, não é o pior que poderia ser. A nível de chuva forte esta vai ser relativamente curta e localizada. Mas os ventos ainda continuam bastante perigosos. Se bem que os piores ventos parecem não vir a afectar São Miguel.

Aos membros açorianos: o que se têm passado aí esta manhã? Que se têm feito de medidas de protecção?
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Que se passa a noroeste do ciclone #Gordon? Há ali qualquer coisa a rodopiar também ou talvez não seja mais do que simples trovoadas... :confused:

Estava a reparar no mesmo no Imap...bastanta trovoada concentrada naquele "spot".

Em Ponta Delgada estamos com uma manhã bastante cinzenta mas muito calma e sossegada por enquanto.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Já sei porque não há notícias do Gordon nos media portugueses!

Porque a água está particularmente quente na costa continental portuguesa, com a água do mar a chegar aos 20 ºC na zona norte. Isso explica tudo! Os trabalhadores das autoridades não só estão em fim de semana como estão na praia.

Espanta-me que cada vez que há uma ameaça clara meteorológica em território português, estas costumam ser ignoradas. Lança-se uns textos de alertas vermelho, mas não passa disso.

O que vale é que a situação do Gordon apesar de séria, não é o pior que poderia ser. A nível de chuva forte esta vai ser relativamente curta e localizada. Mas os ventos ainda continuam bastante perigosos. Se bem que os piores ventos parecem não vir a afectar São Miguel.

Aos membros açorianos: o que se têm passado aí esta manhã? Que se têm feito de medidas de protecção?

Irpsit, aqui em Portugal, não existe política de prevenção.

No mínimo, evacuavam as pessoas que vivem perto de ribeiras, para não vir uma enxurrada e não levar uns quantos. Se estou a exagerar, se calhar não, já aconteceu no passado, se amanhã acontecer a protecção civil tem toda a responsabilidade. Já agora, quando um furacão atravessa as ilhas nas Caraíbas e a costa dos USA, as pessoas são evacuadas, aqui ninguém é evacuado nem nas zonas mais críticas, junto a ribeiras essas deviam ser evacuadas, esta é a minha opinião. O português pensa que é o maior e que nada acontece e exemplos desses não faltam.
 

telegram

Cumulus
Registo
31 Jan 2009
Mensagens
172
Local
Miranda do Corvo
Já sei porque não há notícias do Gordon nos media portugueses!

Porque a água está particularmente quente na costa continental portuguesa, com a água do mar a chegar aos 20 ºC na zona norte. Isso explica tudo! Os trabalhadores das autoridades não só estão em fim de semana como estão na praia.

Espanta-me que cada vez que há uma ameaça clara meteorológica em território português, estas costumam ser ignoradas. Lança-se uns textos de alertas vermelho, mas não passa disso.

O que vale é que a situação do Gordon apesar de séria, não é o pior que poderia ser. A nível de chuva forte esta vai ser relativamente curta e localizada. Mas os ventos ainda continuam bastante perigosos. Se bem que os piores ventos parecem não vir a afectar São Miguel.

Aos membros açorianos: o que se têm passado aí esta manhã? Que se têm feito de medidas de protecção?

De facto a água do mar tem estado anormalmente quente na costa ocidental. Onde as águas costumam ser frias, têm estado em temperaturas muito agradáveis. Passa-se o mesmo na zona onde está o Gordon? Ou seja, será que águas mais quentes potenciaram o furacão?
 

FranciscoSR

Cumulus
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
149
Local
Ponta Delgada
Bom dia.

Por aqui, tudo muito calmo. Falei com algumas pessoas que têm festas de anos, festas de freguesias, e vão na mesma: "ehhh vai passar ao lado, não vai acontecer nada". É o que dizem.

Em termos de medidas, só se as pessoas estão a tomá-las em casa, porque não vejo nada na rua. Verdade que não estive no centro ontem, mas, não acredito muito que estejam a tomar medidas. Sei que os barcos passaram a ficar "guardados" nas docas e que a Atlanticoline cancelou todas as ligações.

Para quem é de fora, aqui está um site onde podem ver pelas câmaras vários pontos da ilha de são miguel.
http://spotazores.com/
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
creio que essa concentração são trovoadas pois o mar está quente na zona. Parece-me muito desorganizada a área e acho que só muito dificilmente evoluiria para uma pequena tempestade tropical. No entanto, essa trovoada por onde passar pode causar chuva temporariamente intensa e rajadas fortes.

Mas é um fenómeno localizado e desorganizado e não parece passar disso.

Já o Gordon reduziu um pouco a intensidade de cat2-3, para cat1-2. Ainda continua perigoso mas é um furacão também pequeno. Portanto qualquer área afectada será por curto tempo e será uma pequena área. Isso é relativamente boas notícias.

As últimas previsões indicam ventos constantes de 130km/h e rajadas até 160km/h, a passar na ilha de Santa Maria. Portanto esta ilha levará com o pior. Isto contando que o olho passe directamente em Santa Maria, o que parece ser o mais provável. Essa situação, mais violenta, deverá durar não mais de uma a duas horas.

São Miguel terá precipitação bastante intensa e ventos violentos de leste e depois nordeste. Portanto tomem atenção a esta direcção do vento, a acautelarem-se de árvores e das ondas do mar. Para já parece-me que apesar de levar com o furacão em cima, São Miguel estará um pouco protegida do mar, pois a maioria da população têm o mar a sul e não a norte ou leste. A situação de temporal intenso em São Miguel só deverá durar também poucas horas, e há ainda a hipótese de passar um pouco ao lado e não dar em grande coisa.

O grupo central creio que só levará com temporal mais vulgar, rajadas por vezes fortes e a chuva será a maior preocupação, mas não será nada de violento.

No entanto a trajectória do Gordon ainda não está determinada com exactidão. Se passa mais a sul ou a norte.

Estava a reparar no mesmo no Imap...bastanta trovoada concentrada naquele "spot".

Em Ponta Delgada estamos com uma manhã bastante cinzenta mas muito calma e sossegada por enquanto.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
De facto é um problema cultural português enorme.

Bem, falando na prevenção prática, o importante é evacuarem as zonas mesmo em cima das ribeiras (se bem que eu ache que as inundações não deverão ser nada de anormal).

O vento será o mais importante a ter em atenção. Sabendo a direcção mais provável (vento de sudeste, leste e nordeste), é desse lado que se deve tomar cautelas face a árvores ou às ondas do mar, para quem vive em cima da praia.

Além disso, não há nada mais a preocupar, tirando eventuais cortes de luz, é mais um dia passado em casa. Um último detalhe: conduzir também é obviamente perigoso durante o pior da tempestade.


Irpsit, aqui em Portugal, não existe política de prevenção.

No mínimo, evacuavam as pessoas que vivem perto de ribeiras, para não vir uma enxurrada e não levar uns quantos. Se estou a exagerar, se calhar não, já aconteceu no passado, se amanhã acontecer a protecção civil tem toda a responsabilidade. Já agora, quando um furacão atravessa as ilhas nas Caraíbas e a costa dos USA, as pessoas são evacuadas, aqui ninguém é evacuado nem nas zonas mais críticas, junto a ribeiras essas deviam ser evacuadas, esta é a minha opinião. O português pensa que é o maior e que nada acontece e exemplos desses não faltam.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Essas trovoadas estão associadas ao cavado, deve haver ali uma zona de divergência em altura devido a uma ondulação curta do Jet, supostamente é isso tudo que vai ajudar a destruir o Gordon.

Esta manhã com as primeiras imagens de dia nota-se que o Gordon já começou a ser afectado pelo shear, dá-me ideia que o ciclone nesta altura já não tem a circulação perfeitamente alinhada na vertical.

tu1AC.gif
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Aos membros açorianos: o que se têm passado aí esta manhã? Que se têm feito de medidas de protecção?

As declarações de ontem do Presidente do Governo Regional sobre o dispositivo montado da Protecção Civil:

Presidente do Governo diz que meios humanos e materiais dos serviços públicos estão em alerta máximo face à aproximação do “Gordon”

O Presidente do Governo dos Açores revelou esta tarde que, face à aproximação do arquipélago da tempestade tropical “Gordon”, estão em alerta moderado todos os serviços públicos operacionais no Grupo Central e em alerta máximo os do Grupo Oriental.

Falando aos jornalistas, no final de um Conselho de Governo que reuniu os responsáveis por áreas mais diretamente relacionadas com a prevenção ou com a resolução de problemas provocados por este tipo de ocorrências, Carlos César começou por dizer que nomeara, por despacho, um coordenador especial para a ilha de Santa Maria dos serviços da administração regional.

O referido coordenador, o Engº Paulo Meneses, Diretor Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, segue ainda hoje para aquela ilha, que pode ser atingida pela tempestade se se mantiverem as previsões meteorológicas mais recentes.

“Em S. Miguel nós temos também todo o dispositivo ativado, com 320 bombeiros em prontidão a partir da altura em que se prevê o agravamento do estado do tempo, bem como 374 trabalhadores de vários serviços das áreas do Ambiente, da Agricultura, dos Equipamentos e das Pescas”, disse o Presidente do Governo Regional.

Como também revelou, conjugado com esse dispositivo humano, está equacionada uma movimentação de cerca de sessenta equipamentos mecânicos móveis que estão localizados em áreas tradicionalmente mais frágeis e de maior perigosidade.

“Temos também, na ilha de Santa Maria, um dispositivo montado com quarenta bombeiros e mais de sessenta funcionários que vão estar em estado de prontidão para acompanhamento dos acontecimentos”, afirmou.

O Presidente do Governo fez notar que há ainda “um recurso habitual nestas circunstâncias – que já está devidamente planeado e considerado – a empresas privadas, designadamente da construção civil, que costumam também assessorar este tipo de intervenções.”

Outro dispositivo que se encontra igualmente montado, quer em São Miguel quer em Santa Maria, é o constituído por cerca de sessenta técnicos da Ação Social, psicólogos, assistentes sociais e técnicos da área da habitação, que acompanharão qualquer evento ou situações desagradáveis que venham a ocorrer.

Os portos, comerciais e de pescas, também já estão a ser alvo de atenção especial, tendo Carlos César revelado que devem estar já quase concluídas as operações de varagem de embarcações de pescas em vários portos, de reforço das amarrações de outras embarcações de maior porte ou de navios acostados, designadamente em Ponta Delgada, onde o rebocador “São Miguel” estará pronto a auxiliar em qualquer situação de emergência.

Como é imperioso, foram tomadas medidas tendentes à proteção nas marinas e interditada a circulação de pessoas e de veículos, nomeadamente no porto de Vila do Porto.

Carlos César disse ainda aos jornalistas que teve a oportunidade de conversar, ao longo do dia, com os presidentes das câmaras municipais das duas ilhas, “dando-lhes conta do dispositivo que o Governo regional adotou e alertando-os também para a necessidade de as câmaras municipais estarem muito envolvidas e muito atentas e também para a utilidade de uma boa coordenação e colaboração de esforços em presença daquilo que se mostrar necessário.”

Fonte: http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/...7os+p%FAblicos+est%E3o+em+alerta+m%E1ximo.htm

Agora se as pessoas estão a acautelar-se, isto já não sei, não vi qualquer movimentação especial...mas também vivo numa zona de baixo risco e não sei o que se está a fazer nas zonas problemáticas.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Sem mais quando não se dá o jogo do empurra em Protecção Civil e e o IM. Enfim desta vez verificou-se que a Protecção Civil está sobre o assunto e bem informado, com os Alertas antes do Próprios avisos do IM

Vamos esperar que já tenham tudo apostos, ontem tiravam as embarcações da água.
 

telegram

Cumulus
Registo
31 Jan 2009
Mensagens
172
Local
Miranda do Corvo
Acabadinho de receber do IM:


Aviso de Furacão - Gordon 2012.08.19 10:00 TUC

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2012-08-19 10:36 e 2012-08-20 10:36 Aviso de Furacão - Gordon 2012.08.19 10:00 TUC O furacão Gordon encontra-se atualmente sobre a zona marítima dos Açores como categoria II, seguindo uma trajetória muito próxima da prevista e devendo enfraquecer progressivamente durante a sua aproximação as ilhas do Grupo Oriental. O centro do furacão deverá estar localizado muito próximo da ilha de S. Maria pelas 06h TUC de segunda-feira 20.Nestas condições mantém-se, de uma forma gera, as previsões do último comunicado:Para a ilha de S. Miguel, ventos médios de 90 km/h, com rajadas entre 120 e 130 km/h.Para a ilha de S. Maria, ventos médios até 130 km/h, com rajadas até 160 km/h.Está prevista precipitação intensa, trovoada e agitação marítima forte com ondas entre 14 e 16 m. Dom, 19 Ago 2012 10:36:00
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Uma informação importante, a maré alta será por volta das 16 horas e depois novamente às 4 horas da manhã (quando o Gordon está a chegar aos Açores). Portanto será o final da madrugada a altura mais perigosa para quem esteja junto ao mar.

A meu ver as costas mais afectadas serão a costa sul de Santa Maria e costa sudeste e nordeste de São Miguel.
 

AzoreanShark

Cirrus
Registo
13 Mar 2012
Mensagens
61
Local
Açores
Se pesquisarem no Google News por Gordon, aparecem mais de uma centena de notícias em Media portugueses. Se calhar estão a exagerar um pouco não ?

http://www.google.pt/search?hl=pt-P...1.0.5.0.0.57.57.1.1.0...0.0...1ac.gfhUmQ1ZRsM

Estão a haver noticias, toda a gente sabe do Gordon, e acho que ninguém quer morrer. Se fosse para evacuar as pessoas, uns 20% da ilha de São Miguel teriam de ser evacuados.

Para além de avisar as pessoas com avisos, de dar em notícias de rádio, televisão, haver milhares de publicações na internet/páginas do fb sobre isso e emails, que mais há de se fazer? Já se anda falando deste furacão há dias, as pessoas protegem-se se quiserem, se não, que não se protejam. Acham que iam sair das suas casas se as fossem lá tirar?



Nós aqui temos uma vantagem, os Açores levam mais frequentemente com estas intempéries que Madeira e Continente, quando elas chegam, já temos alguns erros humanos de construções corrigidos de anos anteriores.

A minha preocupação centra-se mais com a ondulação, alguém sabe como andará a maré na altura de mais intensidade?

Edit: O autor do post anterior estava a adivinha o que me vinha na mente.