Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

slbfever

Cirrus
Registo
10 Dez 2009
Mensagens
15
Local
Sao Miguel
Bom dia a todos. Tenho a sensação que muita gente está demasiado preocupado com o vento e esqueçam-se do mar...é que ondas de sul, de 14-16 metros, com a força que terá, para a Povoação por exemplo não é brincadeira! Ao concretizar-se esta previsão, meto a mão no fogo que a vila fica inundada. As ondas de sul são as piores para S. Miguel. Sem contar no que poderá chover no pico da vara (por causa da ribeira...). Até agora, acho que a Protecção Civil está a fazer um ótimo trabalho, mas sinceramente, se não evacuarem a população que reside mesmo à beira mar na costa sul(a menos de 100 metros), a meu ver, será uma grande falha. Isso, se a previsão se mantiver até a meio da tarde.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Uma informação importante, a maré alta será por volta das 16 horas e depois novamente às 4 horas da manhã (quando o Gordon está a chegar aos Açores). Portanto será o final da madrugada a altura mais perigosa para quem esteja junto ao mar.


qLAJM.gif


Sim, a Preia-mar é às 3 horas locais, o meteorologista Diamantino Henriques do IM/Açores já tinha referido isso ontem na SIC:

[ame="http://videos.sapo.pt/OY7Gpoc55mhbJHpZ0Ji0"]Diamantino Henriques, do serviço regional do Instituto de Meteorologia, sobre o - SIC Notícias - SAPO Vídeos[/ame]
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Simples, meus caros. Estámos em final de lua nova, portanto a maré alta será às 4 horas com 2.4 metros de altura, somadas aos 0.5 metros de "storm surge", isto dá uma maré alta às 4 horas da manhã de quase 3 metros de altura e ondas até 15 metros de altura.

Eu não conheço a costa açoriana.

Imaginem então na costa sul de São Miguel, um mar 1 metro acima do nível médio de uma maré alta e viva. E somem ondas de 15 metros em cima disso.

Isto porque a maré alta (4 horas de manhã) quase coincide com a chegada do furacão (6 horas da manhã). O resto da manhã será bem melhor, porque a maré baixa surge às 10 horas da manhã, que é quando o furacão está a terminar.

Portanto entre as 3 e 6 horas da manhã de Segunda é o pior, a nível do mar.

storm_surge_lutgens.jpg


Relembro que o perigo é apenas a coincidência da maré alta com a chegada do furacão, por a nível de "storm surge" esta é apenas 50 cm a somar-se à maré alta. Mais as ondas é claro.
Bom dia a todos. Tenho a sensação que muita gente está demasiado preocupado com o vento e esqueçam-se do mar...é que ondas de sul, de 14-16 metros, com a força que terá, para a Povoação por exemplo não é brincadeira! Ao concretizar-se esta previsão, meto a mão no fogo que a vila fica inundada. As ondas de sul são as piores para S. Miguel. Sem contar no que poderá chover no pico da vara (por causa da ribeira...). Até agora, acho que a Protecção Civil está a fazer um ótimo trabalho, mas sinceramente, se não evacuarem a população que reside mesmo à beira mar na costa sul(a menos de 100 metros), a meu ver, será uma grande falha. Isso, se a previsão se mantiver até a meio da tarde.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sim, devem evacuar quem estiver mesmo em cima do mar (a menos de 50 metros deste), e voltados a sul e em terreno facilmente inundável e baixo.

Como disse não conheço a costa. Mas visualizem um mar meio metro acima da maré alta, e com essas ondas até 14-16 metros de altura. Isto entre as 3 e 6 horas de Segunda. São essas as 3 horas perigosas, depois disso, fica tudo muito melhor.

Sim, acrescento isto não é nenhuma situação catastrofica, não é nenhum "Katrina" mas mesmo assim é uma situação de algum perigo sério, no que toca ao mar durante essas 3 horas. Só me preocupa porque surge rapidamente durante a noite quando quase toda a gente está a dormir. Mas é uma situação curta.

Bom dia a todos. Tenho a sensação que muita gente está demasiado preocupado com o vento e esqueçam-se do mar...é que ondas de sul, de 14-16 metros, com a força que terá, para a Povoação por exemplo não é brincadeira! Ao concretizar-se esta previsão, meto a mão no fogo que a vila fica inundada. As ondas de sul são as piores para S. Miguel. Sem contar no que poderá chover no pico da vara (por causa da ribeira...). Até agora, acho que a Protecção Civil está a fazer um ótimo trabalho, mas sinceramente, se não evacuarem a população que reside mesmo à beira mar na costa sul(a menos de 100 metros), a meu ver, será uma grande falha. Isso, se a previsão se mantiver até a meio da tarde.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Actualização das 12h UTC:

SUMMARY OF 800 AM AST...1200 UTC...INFORMATION
----------------------------------------------
LOCATION...35.1N 30.7W
ABOUT 340 MI...550 KM WSW OF SAO MIGUEL ISLAND AZORES
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...100 MPH...155 KM/H
PRESENT MOVEMENT...E OR 80 DEGREES AT 23 MPH...37 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...973 MB...28.73 INCHES