Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
http://www.climaat.angra.uac.pt/WebCams/index8.htm
14 a 16 metros aqui? juntamente com a preia-mar?
Tou pa ver como vai ser...

Não sei para que altura de ondas foi dimensionado o molhe, mas se este aguentar, até acredito que essa zona seja das mais protegidas.

Furacão Gordon
Protecção Civil pede reforço de medidas de segurança nos Açores


O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores lançou neste domingo um alerta para que a população tome medidas de segurança, antes e durante a passagem do furacão Gordon pelo arquipélago.

O furacão, que se formou no sábado, entrou cerca das 10h00 locais (11h00 em Lisboa) sobre a zona marítima dos Açores como categoria II, numa escala crescente até V, movendo-se para este a 35 quilómetros por hora.

O Gordon deverá aproximar-se das ilhas orientais (São Miguel e Santa Maria) às 6h00 locais (7f00 em Lisboa) na segunda-feira, de acordo com o centro norte-americano de furacões, citado pela agência AP.

A Protecção Civil recomenda, num comunicado, que a população das ilhas que serão atingidas pelo furacão reforce os telhados, portas e janelas e desobstrua o sistema de drenagem à volta de casa, como medidas de prevenção.

Antes do furacão atingir os Açores, a população deve ainda guardar todo o equipamento solto no jardim, acautelar os animais e as alfaias agrícolas e ancorar os barcos ou colocá-los numa área mais segura.

Durante a intempérie, a Protecção Civil aconselha a população a manter a calma, a acalmar os outros e a seguir as instruções transmitidas pela comunicação social, acrescentando que as pessoas não devem sair de casa, a não ser numa situação de absoluta necessidade, e, em caso de se encontrarem fora de casa, devem procurar abrigo imediatamente.

Os meteorologistas disseram que esperam que o Gordon enfraqueça um pouco hoje, mas que ainda deverá ser um furacão quando passar no grupo oriental do arquipélago português. O centro de previsões de Miami disse ainda que grandes ondas podem atingir as ilhas dos grupos oriental e central dos Açores já hoje à tarde e que fortes chuvas são esperadas.

Para o final do dia de hoje, o Instituto de Meteorologia (IM) colocou sob aviso vermelho – o máximo – o grupo oriental dos Açores, para onde prevê, para a ilha de S. Miguel, ventos médios de 90 quilómetros por hora, com rajadas entre 120 e 130 quilómetros por hora.

Para a ilha de S. Maria aguarda-se ventos médios de 130 quilómetros por hora, com rajadas até 160 quilómetros por hora. Além da precipitação intensa e trovoada, o IM estima que a ondulação chegue varie entre os 14 e os 16 metros.

http://www.publico.pt/Local/proteccao-civil-pede-reforco-de-medidas-de-seguranca-nos-acores-1559598
 


Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Tem a pass na página principal!!! Onde escolhes a câmara

Só agora é que consegui carregar a página principal por completo :) Está um bocado lenta...de facto estão lá as passwords LoL :lmao: Os links directos das cams é que não estão a carregar por completo... provávelmente muita gente a tentar aceder.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal


Uploaded with ImageShack.us

Nas ultimas run's das 06h tanto aponta para um claro enfraquecimento do evento como também a passagem do centro na encosta Sudeste de São Miguel
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Que grande animação anda aqui neste fórum, mais concretamente aqui neste tópico.

aqui pela zona oeste da ilha terceira, apenas o céu muito nublado.

Apesar de já não estar acionado o alerta de furacão para o grupo central, a protecção civil continua alertando para os habitantes da ilha terem atenção.
 

Schakal

Cirrus
Registo
19 Ago 2012
Mensagens
7
Local
Lagoa
Por aqui (Lagoa) o vento já se faz sentir, não muito forte e alguma nebulosidade:

190820125771.jpg


190820125781.jpg
 

Pedro Maciel

Cirrus
Registo
19 Ago 2012
Mensagens
2
Local
Holanda
Caros compatriotas Açorianos,

Amanhã (dia 20) embarco numa viagem directa Bruxelas - Ponta Delgada, com chegada cerca das 17:00. A operadora é a Jetairfly (Belga?) que está a experimentar este vôo semanal. Dadas as circunstâncias, a possibilidade de aterrar é 0%. Concerteza, o vôo vai atrasar.

A minha pergunta é, qual é a melhor hipótese de acontecer: o vôo aterra na Terceira, aterra em Sta. Maria, na Horta?

Tenho urgência em sabê-lo, já que tenho ligação para a Terceira às 20:00 (do mesmo dia 20), e por isso a alternativa de Sta. Maria é mesmo… inconveniente. Mas Terceira e Horta são boas alternativas.*Uma coisa que ajudaria saber é se já foi anunciado se os aeroportos estarão operacionais?

Daqui não consigo boas informações, agradeço qualquer resposta.
Obrigado desde já,
Pedro
 

nmota

Cirrus
Registo
18 Ago 2012
Mensagens
3
Local
Açores
Boa tarde a todos.

Novo membro do fórum, tenho acompanhado desde muito cedo aqui no fórum a evolução do Gordon e queria aproveitar para esclarecer alguns assuntos levantados.

Penso que as ondas de 14-15 metros referidas pelo instituto de meteorologia são alturas de ondas máximas (raras) o que se refere a um estado de mar com ondas de altura significativa de 7-8 metros.
São valores de alto mar. Junto à costa a realidade pode ser muito diferente, ainda assim são ondas elevadas.

Em alguns trechos de costa onde existe concentração de energia vai ser preocupante, principalmente conjugado com a sobre-elevação da maré devido à pressão atmosférica e ventos.

Vai ser um teste forte às estruturas portuárias, principalmente em S.Miguel, onde o molhe de Ponta Delgada está um bocado "magro"....................
 

JPM

Cirrus
Registo
19 Ago 2012
Mensagens
10
Local
São Roque Ponta Delgada
Em São Roque, tudo calmo, uma ligeira brise fresquinha, mas não ventoso, estamos cobertos com nuvens, mas nada de preocupante!
Irei ficar atento, e reportando a situaçao local, sempre que possivel.
 

SPCM1977

Cirrus
Registo
19 Ago 2012
Mensagens
15
Local
Poanta Delgada - Santa Clara
Caros compatriotas Açorianos,

Amanhã (dia 20) embarco numa viagem directa Bruxelas - Ponta Delgada, com chegada cerca das 17:00. A operadora é a Jetairfly (Belga?) que está a experimentar este vôo semanal. Dadas as circunstâncias, a possibilidade de aterrar é 0%. Concerteza, o vôo vai atrasar.

A minha pergunta é, qual é a melhor hipótese de acontecer: o vôo aterra na Terceira, aterra em Sta. Maria, na Horta?

Tenho urgência em sabê-lo, já que tenho ligação para a Terceira às 20:00 (do mesmo dia 20), e por isso a alternativa de Sta. Maria é mesmo… inconveniente. Mas Terceira e Horta são boas alternativas.*Uma coisa que ajudaria saber é se já foi anunciado se os aeroportos estarão operacionais?

Daqui não consigo boas informações, agradeço qualquer resposta.
Obrigado desde já,
Pedro

Como em Santa Maria e São Miguel vai ser atingida , mais certo ficar na Terceira ou nas outras duas hipoteses o Faial ou Pico
 

JPM

Cirrus
Registo
19 Ago 2012
Mensagens
10
Local
São Roque Ponta Delgada
Caros compatriotas Açorianos,

Amanhã (dia 20) embarco numa viagem directa Bruxelas - Ponta Delgada, com chegada cerca das 17:00. A operadora é a Jetairfly (Belga?) que está a experimentar este vôo semanal. Dadas as circunstâncias, a possibilidade de aterrar é 0%. Concerteza, o vôo vai atrasar.

A minha pergunta é, qual é a melhor hipótese de acontecer: o vôo aterra na Terceira, aterra em Sta. Maria, na Horta?

Tenho urgência em sabê-lo, já que tenho ligação para a Terceira às 20:00 (do mesmo dia 20), e por isso a alternativa de Sta. Maria é mesmo… inconveniente. Mas Terceira e Horta são boas alternativas.*Uma coisa que ajudaria saber é se já foi anunciado se os aeroportos estarão operacionais?

Daqui não consigo boas informações, agradeço qualquer resposta.
Obrigado desde já,
Pedro

Caro Pedro, de momento, os Aeroportos de S.Miguel, está a operar normalmente, sem ter saido nenhuma aviso de atrasso até ao momento.
Dada a hora que indicou que chega pelas 17h00, é bem provavel que venha para S.Miguel e depois parta para o seu destino final que será a Terceira.
Caso a sua viagem não se realize conforme previsto, não irá aterrar nem em S.Miguel, nem em Sta. Maria, uma vez que está previsto o Furacão atingir a ilha de Sta. Maria em cheio, é o alerta que está dado pelo Governo Regional.
Contudo aconselho-o a ir a acompanhado o evoluir da situação, e manter contacto com a companhia aerea, que eles melhor do que eu poderão indicar-lhe o ponto de situação da sua viagem.

Espero ter o ajudado.
 

Unisol

Cirrus
Registo
19 Ago 2012
Mensagens
6
Local
Maia, São Miguel
Antes demais, os meus parabéns aos intervenientes deste tópico. Tem sido uma grande ajuda que tenho tido sobre a evolução do Gordon.

Neste momento encontro-me a trabalhar no Campo de Golfe da Batalha e já se nota o vento e muita nebulosidade. Vejo o mar ao fundo, parece estar calmo mas nota-se o vento lá.

Vivo na costa norte (Maia) e pelo que percebi será das zonas que menos vai sentir a força do mar, se bem que estarei muito atento e tiver oportunidade, visto que vivo um pouco perto do mar, irei postar algumas fotos da evolução do tempo pela aquela zona.

Mais uma vez parabéns por este tópico.