Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O meteorologista Diamantino também referiu que se trata de um fenómeno repentino,de um momento para o outro tudo muda nas condições meteorológicas, as pessoas não devem deixar de se acautelar apenas porque chove fraco em determinado momento, pensando que já não vem nada,muitos acidentes ocorrem precisamente porque por vezes desvaloriza-se determinado evento com base nas condições/observações actuais, e depois quando querem reagir já é tarde demais...

Lá diz o bom velho ditado " mais vale prevenir que remediar "...
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
RCFus.jpg


Agora só depois das 00:30h até logo :)
 
M

Membro excluído 274

Agora só depois das 00:30h até logo :)

Na emissão da RTP A mostraram precisamente este produto, e fiquei com a sensação que estava a reforcar o centro da depressão. Trata-se de uma estimativa do satélite mas o certo é que essa mancha vermelha paraceu posteriormente consoante o Gordon se aproxima de terra!:unsure:
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boas,

Velocidade média do vento às 22h30 nos PE's da EDA:

Figueiral - Santa Maria (altitude 150m): 75km/h;
Graminhais - São Miguel (altitude 950m): 37km/h.

PS: Na minha estação que tenho no quintal (ao lado da universidade) registo 3,6km/h de média.

Luís Guilherme.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Salama jambo,


Aqui na costa sul/sueste o mar já está a ribombar à grande. Vi agora algumas vagas com 6 / 7 metros, bem à vontade... O "cheiro a mar" é muito intenso (para explicar melhor, lembrem-se do cheiro das algas marinhas) e a neblina provocada pela ressalga marítima a pairar no ar é bastante considerável.
Por vezes, já se consegue ouvir em algumas partes da casa o som das marés a embater na costa.
Tentei filmar algo numa varanda, mas ficou demasiado escuro, obviamente.

Os vidros e o chão ainda não começaram a vibrar (não creio que desta vez vá acontecer), mas tenho a certeza que o mar vai galgar a terra numa zona aqui bem próxima (mas numa cota mais baixa que a minha, claro). Isso costuma acontecer frequentemente durante o Inverno e hoje será uma certeza.
Nas primeiras horas da manha, será possível averiguar isso in loco.

De chuva, apenas alguns pingos irrelevantes e o vento ainda não mostrou nada de substancial.

Outra coisa que reparei durante o final de tarde foi o consumar do ditado: "Gaivotas em terra, tempestade no mar..."

Kwaheri,