Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Aviso das 6z
Gordon ainda é Furacão, 64kt/983mb (por 1kt apenas, deve ser para as pessoas não baixarem a guarda...) e o centro está a 30km a norte de Santa Maria

000
WTNT33 KNHC 200551
TCPAT3

BULLETIN
HURRICANE GORDON INTERMEDIATE ADVISORY NUMBER 18A
NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL082012
200 AM AST MON AUG 20 2012

...HURRICANE GORDON MOVING THROUGH THE EASTERN AZORES ISLANDS...

SUMMARY OF 200 AM AST...0600 UTC...INFORMATION
----------------------------------------------
LOCATION...37.3N 25.2W
ABOUT 20 MI...30 KM N OF SANTA MARIA ISLAND IN THE AZORES
ABOUT 40 MI...65 KM SE OF SAO MIGUEL ISLAND IN THE AZORES
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...75 MPH...120 KM/H
PRESENT MOVEMENT...ENE OR 70 DEGREES AT 20 MPH...32 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...983 MB...29.03 INCHES


WATCHES AND WARNINGS
--------------------
CHANGES WITH THIS ADVISORY...

NONE.

SUMMARY OF WATCHES AND WARNINGS IN EFFECT...

A HURRICANE WARNING IS IN EFFECT FOR...
* THE EASTERN AZORES

A HURRICANE WARNING MEANS THAT HURRICANE CONDITIONS ARE EXPECTED
SOMEWHERE WITHIN THE WARNING AREA. PREPARATIONS TO PROTECT LIFE AND
PROPERTY SHOULD HAVE BEEN COMPLETED.

FOR STORM INFORMATION SPECIFIC TO YOUR AREA...PLEASE MONITOR
PRODUCTS ISSUED BY YOUR NATIONAL METEOROLOGICAL SERVICE.


DISCUSSION AND 48-HOUR OUTLOOK
------------------------------
AT 200 AM AST...0600 UTC...THE CENTER OF HURRICANE GORDON WAS
LOCATED NEAR LATITUDE 37.3 NORTH...LONGITUDE 25.2 WEST. GORDON IS
MOVING TOWARD THE EAST-NORTHEAST NEAR 20 MPH...32 KM/H...AND A
GRADUAL DECREASE IN FORWARD SPEED IS EXPECTED OVER THE NEXT COUPLE
OF DAYS. ON THE FORECAST TRACK...THE CENTER OF GORDON IS EXPECTED
TO PASS BETWEEN SANTA MARIA ISLAND AND SAN MIGUEL ISLAND IN THE
EASTERN AZORES IN THE NEXT COUPLE OF HOURS...AND MOVE EAST OF
THOSE ISLANDS LATER THIS MORNING.

MAXIMUM SUSTAINED WINDS ARE NEAR 75 MPH...120 KM/H...WITH HIGHER
GUSTS. GORDON IS A CATEGORY ONE HURRICANE ON THE SAFFIR-SIMPSON
SCALE. WEAKENING IS FORECAST OVER THE NEXT DAY OR TWO...BUT GORDON
IS EXPECTED TO MAINTAIN HURRICANE INTENSITY UNTIL AFTER IT PASSES
THE AZORES LATER THIS MORNING.

HURRICANE-FORCE WINDS EXTEND OUTWARD UP TO 35 MILES...55 KM...FROM
THE CENTER...AND TROPICAL-STORM-FORCE WINDS EXTEND OUTWARD UP TO 115
MILES...185 KM. DURING THE PAST FEW HOURS...A 10-MINUTE AVERAGE WIND
OF 47 MPH...76 KM/H...AND A GUST TO 70 MPH...113 KM/H...WERE
REPORTED ON SANTA MARIA ISLAND.

THE ESTIMATED MINIMUM CENTRAL PRESSURE IS 983 MB...29.03 INCHES.


HAZARDS AFFECTING LAND
----------------------
WIND...TROPICAL STORM AND HURRICANE CONDITIONS ARE AFFECTING
PORTIONS OF THE EASTERN AZORES ISLANDS....AND THESE CONDITIONS
SHOULD PERSIST THROUGH THIS EARLY MORNING.

RAINFALL...GORDON IS EXPECTED TO PRODUCE TOTAL RAINFALL AMOUNTS OF
3 TO 6 INCHES OVER THE CENTRAL AND EASTERN AZORES.

SURF...SWELLS GENERATED BY GORDON WILL CAUSE DANGEROUS SURF AND RIP
CURRENT CONDITIONS IN THE CENTRAL AND EASTERN AZORES. PLEASE
CONSULT PRODUCTS FROM YOUR LOCAL WEATHER OFFICE FOR MORE
INFORMATION.


NEXT ADVISORY
-------------
NEXT COMPLETE ADVISORY...500 AM AST.

$$
FORECASTER STEWART
 

FranciscoSR

Cumulus
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
149
Local
Ponta Delgada
Esperemos então que o pior tenha passado. Foi uma noite em peso, agora é fechar os olhos por um pouco para depois começar o dia daqui a uns minutos!

As entidades estiveram muito bem, pelo que soube. Estão todos de parabéns.
E este fórum também esteve muito bem! Teve toda a madrugada grande atividade.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Num registo um pouco mais sério, recebi agora a informação que o mar galgou o molhe de protecção do porto de Sta. Maria. Enfrentando ventos ciclónicos, os homens lutaram para reforçar as amarras das embarcações e, segundo constou, conseguiram.
Devem ter sido os tais 4 metros. (Só se foram na piscina dele...:disgust:)

Por aqui, o céu apresenta-se novamente muito nublado, o vento permanece irrelevante e o mar continua com algumas vagas dignas de registo fotográfico, mas o "splash" é um pouco menor fruto da rotação do vento para o quadrante de nordeste.

Cumprimentos aos resistentes,
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
bom analisando o que se previa com aquilo que aconteceu e ainda com os dados que estive analisando fica um resumo:
- a precipitação que se esperava entre os 70 e os 150 mm, aconteceu os 70 mm, quer em Santa Maria quer em São Miguelel, sendo bem distribuida pelas 4 horas, nada que os açores não estejam habituados;
- o vento penso que terá tido rajadas na ordem dos 120 km, existem valores que apenas podem estar errados, 236 km/h ... hummm:huh:
- trovoada? Acho que ninguém a viu;

Portanto acho que não se pode dizer os que modelos falharem esteve dentro do normal, mas em resumo tal como acreditava no inicio, a diferença nesta tempestade para outras foi na ondulação, porque de resto nada de excepcional !
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

felizmente o Furacão não teve consequências muito graves à sua passagem pelas ilhas, mar alteroso,chuva forte mas bem distribuída pelas horas e rajadas de vento muito fortes, contudo, esse valor de 236 Km/h levanta-me muitas dúvidas quanto à sua veracidade... parece-me algo excessivo, mesmo sendo uma rajada ....uma leitura errada do anemómetro certamente... seria preciso um furacão mais intenso para produzir rajadas dessa natureza....:huh:
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
bom analisando o que se previa com aquilo que aconteceu e ainda com os dados que estive analisando fica um resumo:
- a precipitação que se esperava entre os 70 e os 150 mm, aconteceu os 70 mm, quer em Santa Maria quer em São Miguelel, sendo bem distribuida pelas 4 horas, nada que os açores não estejam habituados;
- o vento penso que terá tido rajadas na ordem dos 120 km, existem valores que apenas podem estar errados, 236 km/h ... hummm:huh:
- trovoada? Acho que ninguém a viu;

Portanto acho que não se pode dizer os que modelos falharem esteve dentro do normal, mas em resumo tal como acreditava no inicio, a diferença nesta tempestade para outras foi na ondulação, porque de resto nada de excepcional !

Acredito que a chuva em Sta. Maria foi superior, os ventos também. Estes de longe...

Quanto à trovoada, posso dizer por experiência própria que, durante um Furacão, a violência sonora do vento, chuva e ondulação são tão brutais que uma pessoa deixa de poder distinguir o som de um trovão e as descargas eléctricas passam practicamente despercebidas. Simplesmente, uma pessoa perde a percepção da trovoada com tal espectáculo brutal. Já presenciei vários Furacões e Tempestades Tropicais, mas nunca vi um relâmpago ou ouvi trovoada durante um(a), mas sei e tenho a certeza absoluta que existiram.

Cumprimentos a todos (sem excepção) que mantiveram este "centro de emergência online" activo e repleto de informação útil e relevante.
Voltaremos a falar aquando da próxima "desgraça à espera de acontecer"...:D

Até à próxima e ohayo gozaimasu.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bons dias,

felizmente o Furacão não teve consequências muito graves à sua passagem pelas ilhas, mar alteroso,chuva forte mas bem distribuída pelas horas e rajadas de vento muito fortes, contudo, esse valor de 236 Km/h levanta-me muitas dúvidas quanto à sua veracidade... parece-me algo excessivo, mesmo sendo uma rajada ....uma leitura errada do anemómetro certamente... seria preciso um furacão mais intenso para produzir rajadas dessa natureza....:huh:

Penso que já foi assunto falado por outros tópicos, nomeadamente em eventos extremos: A incerteza nalgumas medições de vento, e o erro associado dessas medições para valores mais elevados. Esse valor poderá efectivamente não estar totalmente aferido mas atenção a um pormenor. Falar de ventos médios e de ventos sustentados substancialmente inferiores não impedem que existam de forma instantânea rajadas excepcionais com valores bastante acima. Pode ser o caso... é uma rajada isolada... Mas obviamente com as devidas reservas.