Seguimento Sul - Agosto 2012



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Foi na EN125 ali na zona da Moviflor e da BP.

Nem sei o que diga-te. Essa zona é realmente quente, desde do continente até à Moviflor, principalmente quando está norte ou noroeste é de assar mesmo. :hehe: Essa zona, o meu carro às 16 horas marcava 39ºC, na rotunda do pingo doce marcava 36ºC, a uns 100 metros de onde eu moro.

Boas, por aqui, dia de céu limpo e sigo com 29ºC. A mínima foi de 18.1ºC.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, mais um dia de céu limpo e calor.

Máxima: 31.1ºC
mínima: 18.1ºC
actual: 28.1ºC :calor:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, mais uma noite tropical 20.1ºC. Neste momento, sigo com alguma nebulosidade a norte e 27.0ºC.
 
Registo
3 Abr 2012
Mensagens
17
Local
Amadora (150m) e V.R.Sto António (15m)
Temperaturas (ºC) vistas no carro, desde Monte Gordo até acima de Odeleite (Algarve), ontem (24 de Agosto), por volta das 18h:

Monte Gordo (EN125) - 26,5
S. Bartolomeu (2/3KM do mar) - 28,0
A Norte de Castro Marim (nó A22) - 29,0
IC27, nó Azinhal - 32,0
IC27, zona Odeleite - 31,0
Depois a tendência foi para continuar a descer, muito lentamente, enquanto se subia mais na serra.

Verifico, mais uma vez, a tendência para esta zona do Algarve ser algo fresca junto ao litoral, mas com forte gradiente quando se sobe para o interior. De notar que o sítio onde registei maior temperatura (Azinhal) fica a apenas uns 12Km do mar! Penso mesmo que o interior do concelho de Castro Marim e as zonas baixas do de Alcoutim são dos locais mais quentes na temperatura média em Portugal, nos meses de Verão, pois as mínimas também são elevadas, contrariamente ao Alentejo. Este forte gradiente costuma ser bem "sustentado" e regular, o que provoca, a meu ver, a brisa marítima mais intensa do Algarve (talvez também em Faro, um microclima especial). Reparar que quando eu registei estas temperaturas, já tinha concerteza passado da hora da temperatura máxima, no interior, pois no litoral, quando a brisa terminou e o vento rodou para NO, por volta das 20h, a temperatura subiu para os 28ºC, atingindo só nessa altura a máxima do dia. De qualquer forma um dia relativamente fresco para Agosto, pois aqui quando o vento roda para o quadrante N ao final do dia, a temperatura costuma ultrapassar os 30ºC.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo com algumas nuvens a norte.

Máxima: 29.0ºC
mínima: 20.1ºC
actual: 27.7ºC
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 21,6 ºC
Pressão atmosférica = 1016 hPa

Esta manhã com céu muito nublado e alguma chuva fraca :rain:

Alguns dados de Agosto

22-8: Temperatura máxima de 33,7 ºC (16h22)
24-8: Temperatura mínima de 14,8 ºC (07h13)


Este mês: Temp. máxima = 38,7 ºC (dia 10); Temp. mínima provisória = 14,8 ºC (dia 24).
Temperatura mínima IM = 11,5 ºC (dia 7).
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Temperaturas (ºC) vistas no carro, desde Monte Gordo até acima de Odeleite (Algarve), ontem (24 de Agosto), por volta das 18h:

Monte Gordo (EN125) - 26,5
S. Bartolomeu (2/3KM do mar) - 28,0
A Norte de Castro Marim (nó A22) - 29,0
IC27, nó Azinhal - 32,0
IC27, zona Odeleite - 31,0
Depois a tendência foi para continuar a descer, muito lentamente, enquanto se subia mais na serra.

Verifico, mais uma vez, a tendência para esta zona do Algarve ser algo fresca junto ao litoral, mas com forte gradiente quando se sobe para o interior. De notar que o sítio onde registei maior temperatura (Azinhal) fica a apenas uns 12Km do mar! Penso mesmo que o interior do concelho de Castro Marim e as zonas baixas do de Alcoutim são dos locais mais quentes na temperatura média em Portugal, nos meses de Verão, pois as mínimas também são elevadas, contrariamente ao Alentejo. Este forte gradiente costuma ser bem "sustentado" e regular, o que provoca, a meu ver, a brisa marítima mais intensa do Algarve (talvez também em Faro, um microclima especial). Reparar que quando eu registei estas temperaturas, já tinha concerteza passado da hora da temperatura máxima, no interior, pois no litoral, quando a brisa terminou e o vento rodou para NO, por volta das 20h, a temperatura subiu para os 28ºC, atingindo só nessa altura a máxima do dia. De qualquer forma um dia relativamente fresco para Agosto, pois aqui quando o vento roda para o quadrante N ao final do dia, a temperatura costuma ultrapassar os 30ºC.

Olá


Interessante a tua intervenção, mas discordo.
Não me parece que seja a zona mais quente de Portugal e também não tenho a certeza que seja a zona mais quente no verão de Portugal ( seja continental ou insular).

Isto também porque, atenção que no Alentejo também existe a bacia e o Vale do Guadiana ( ainda que quase sem registos climáticos).

E também há outras zonas bem quentes, como algumas regiões da Beira Baixa.