Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2012



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
bom dia, pelo que os modelos mostram,parece que vamos ter um inicio de setembro quente e talvez com uma onda de calor:(

Penso que teremos uma 1ª metade de Setembro bastante quente e seco e depois uma 2ª metade, algo mais húmida e chuvosa em especial a Norte e Centro.
Mas isso, não é o que vejo nos modelos é o que normalmente acontece :D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Parece que podemos ter uma corrente de leste durante alguns desses dias. A água também estará mais quente o que dará uns excelentes dias de praia. O verão acabará em grande :)
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bom dia :).

Sim, de facto parece que o AA vai estacionar a N/NW da P.I., durante pelo menos uma semana. Bloqueio garantido, não passa nada de W/NW/SW, corrente bem vincada do quadrante leste, temperaturas elevadas em especial no litoral oeste todo. Nesta altura do ano é possível que o vento nem rode (introdução de brisas marítimas) pelo que a sensação de calor permanecerá bem junto ao mar durante todo o dia.

E de facto os modelos mostram esta tendência durante pelo menos uma semana. Se assim for, poder-se-à começar a pensar numa onda de calor, mas ainda é cedo. Certo é que se este bloqueio tivesse ocorrido em Julho ou Agosto, teríamos aí uma daquelas canículas bem difíceis de suportar...

Para quem vai entrar de férias em Setembro, mais sorte era impossível... Se eu pudesse, nem pensava duas vezes... :) É por isso que muitos escolhem Setembro para férias, por esta e outras razões.
 

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
Bom dia :).

Sim, de facto parece que o AA vai estacionar a N/NW da P.I., durante pelo menos uma semana. Bloqueio garantido, não passa nada de W/NW/SW, corrente bem vincada do quadrante leste, temperaturas elevadas em especial no litoral oeste todo. Nesta altura do ano é possível que o vento nem rode (introdução de brisas marítimas) pelo que a sensação de calor permanecerá bem junto ao mar durante todo o dia.

E de facto os modelos mostram esta tendência durante pelo menos uma semana. Se assim for, poder-se-à começar a pensar numa onda de calor, mas ainda é cedo. Certo é que se este bloqueio tivesse ocorrido em Julho ou Agosto, teríamos aí uma daquelas canículas bem difíceis de suportar...

Para quem vai entrar de férias em Setembro, mais sorte era impossível... Se eu pudesse, nem pensava duas vezes... :) É por isso que muitos escolhem Setembro para férias, por esta e outras razões.

vamos ver,so espero que nao seja por muito tempo se nao o pais vai estar em maus lençois.ja parece que estou a ver o mes de Outubro do ano passado a querer repetir outra vez:sad:
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,695
Local
Gondomar (188m)
Pelo menos a humidade relativa vai descer bastante para a volta dos 20% durante o dia , e com o calor que se vai fazer sentir para os incendios é mau .


Vamos ter verao :lol::lol:

As minhas ferias teem sido sempre em setembro pois é como já se sabe . Quem quiser tirar em julho agosto que vá para espanha que é o melhor
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Não parece haver dúvidas que iremos na próxima semana que se segue ter um aumento de cerca de 5-8ºc nas máximas, mas parece-me precipitado falar em onda de calor quando as máximas não me parecem ser nada de fora do normal para a época...
Teremos máximas acima dos 30ºc, mas mesmo no interior alentejano ficaremos longe dos 40ºc...tudo bem que serão uns dias agradáveis de Verão, mas nada mais que isso...
Tudo isto se deve à deslocação do AA mais para NE...estendendo dos Açores até este das Ilhas Britânicas...teremos portanto algum fluxo de NE até meados/final da próxima semana...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Não parece haver dúvidas que iremos na próxima semana que se segue ter um aumento de cerca de 5-8ºc nas máximas, mas parece-me precipitado falar em onda de calor quando as máximas não me parecem ser nada de fora do normal para a época...
Teremos máximas acima dos 30ºc, mas mesmo no interior alentejano ficaremos longe dos 40ºc...tudo bem que serão uns dias agradáveis de Verão, mas nada mais que isso...
Tudo isto se deve à deslocação do AA mais para NE...estendendo dos Açores até este das Ilhas Britânicas...teremos portanto algum fluxo de NE até meados/final da próxima semana...

Esquece-se de um pormenor é que as temperaturas já são relativas a Setembro, logo a média das máximas são mais baixas e logo que o calor vai durar bem mais que a 1ª semana de Setembro, é lógico e plausível que haja uma onda de calor. Não é preciso as máximas ultrapassarem os 40ºC no Alentejo para que haja onda de calor. Basta sim, que o calor prolongue-se no tempo, e ondas de calor em Setembro e Outubro não são já tão raras.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Esquece-se de um pormenor é que as temperaturas já são relativas a Setembro, logo a média das máximas são mais baixas e logo que o calor vai durar bem mais que a 1ª semana de Setembro, é lógico e plausível que haja uma onda de calor. Não é preciso as máximas ultrapassarem os 40ºC no Alentejo para que haja onda de calor. Basta sim, que o calor prolongue-se no tempo, e ondas de calor em Setembro e Outubro não são já tão raras.

Antes de mais até 6a ainda estamos em Agosto, depois a média vale o que vale...já falamos disso aqui, principalmente nos meses de transição em que normalmente temos duas metades algo diferentes...tal como perspectivaram já aqui neste tópico...
A Definição de onda de calor são máximas acima do normal para a época (em 5ºc pelo menos) durante pelo menos 3 dias consecutivos...o que não me parece ser o caso...a não ser que consideres a média de uma forma errónea a meu ver...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Antes de mais até 6a ainda estamos em Agosto, depois a média vale o que vale...já falamos disso aqui, principalmente nos meses de transição em que normalmente temos duas metades algo diferentes...tal como perspectivaram já aqui neste tópico...
A Definição de onda de calor são máximas acima do normal para a época (em 5ºc pelo menos) durante pelo menos 6 dias consecutivos...o que não me parece ser o caso...a não ser que consideres a média de uma forma errónea a meu ver...

Dou-te o exemplo de Lisboa se veres a previsão automática do IM a partir de sexta e a normal climatológica de Lisboa (1971-2000) vês que é bastante provável existir uma onda de calor em Lisboa.

Já agora aqui fica a previsão com base no GFS para os próximos 15 dias:

13621374_BAIie.jpeg
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Dou-te o exemplo de Lisboa se veres a previsão automática do IM a partir de sexta e a normal climatológica de Lisboa (1971-2000) vês que é bastante provável existir uma onda de calor em Lisboa.

Já agora aqui fica a previsão com base no GFS para os próximos 15 dias:

Não é ser teimoso, mas sim...em algumas regiões se seguires à risca as normais climatológicas podes considerar onda de calor, mas foi como te disse...imagina que na primeira metade a média da máxima de Lisboa são 30ºc, mas tens uma segunda metade que se fica pelo 23/24ºc...consideras uma onda de calor na primeira metade com máximas de 32-34ºc? os meses de transição entre estações têm que ser abordados com cautela...as médias nem sempre representam aquilo que realmente acontece...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Não é ser teimoso, mas sim...em algumas regiões se seguires à risca as normais climatológicas podes considerar onda de calor, mas foi como te disse...imagina que na primeira metade a média da máxima de Lisboa são 30ºc, mas tens uma segunda metade que se fica pelo 23/24ºc...consideras uma onda de calor na primeira metade com máximas de 32-34ºc? os meses de transição entre estações têm que ser abordados com cautela...as médias nem sempre representam aquilo que realmente acontece...

Já explicaste e dou-te razão a ti. Normalmente, a 1ª quinzena de Setembro é mais quente do que a 2ª quinzena de Setembro. Eu, não levei em consideração esse pequeno mas grande pormenor. :):D
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Já explicaste e dou-te razão a ti. Normalmente, a 1ª quinzena de Setembro é mais quente do que a 2ª quinzena de Setembro. Eu, não levei em consideração esse pequeno mas grande pormenor. :):D

Cada um tem razão à sua maneira =) Mas no que interessa estamos todos de acordo...vai mesmo aquecer:hehe:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Espero bem que agora esta entrada quente e duradoura seja o catalizador para um Outubro instável ..... pelo menos parece ser o que indicam os modelos sazonais !
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
No Algarve meses de Setembro quentes com muito levante e sem nenhuma precipitação costumam ser seguidos por Outonos chuvosos. Espero que seja esse o caso este ano, as terras estão muito secas.

Creio que já não virá água muito quente com este levante, tipo 24 ou 25ºC em Faro, mas talvez 22 ou 23ºC.