Seguimento Marítimo 2012 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)



meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Pelo Litoral Oeste água fantástica,e mais um dia de praia incrivel.Vento nulo todo o dia e sol !
Grande Agosto.
A ondulação praticamente inexistente. Parece as Caraibas :D
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Diria que as águas a nível global estão com anomalia positiva de temperatura.
Reparem só na costa portuguesa, está tão quentinha. Tanta água quente ali ao lado para alimentar algum sistema ciclónico que comece a fazer trajecto por ali.

201209051710zglsstmm.gif


201209051710zglanommm.gif

Copyright © 2012 Weather Underground, Inc.
 

Golden Fields

Cirrus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
74
Local
Coimbra, Capital do Amor Eterno
Alguém sabe como esta a temperatura do mar na Figueira da Foz? Espero que esteja esse caldo que falam quando regressar a Portugal :D
 

kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
No sábado passado, na praia do Osso da Baleia (concelho de Pombal), o mar estava divinal - bandeira verde, quase sem ondas, e uns fantásticos 21,5ºC (segundo a informação do praiaemdirecto.com) ;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,399
Local
Olhão (24 m)
Situação da apanha de bivalves no Algarve

Segundo o último comunicado divulgado hoje, dia 15 de Outubro.

Segundo precisa o IPIMAR, a interdição temporária está relacionada "com a presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas acima dos valores regulamentares".

A presença da toxina PSP foi detectada na zona litoral Olhão e Faro, e na Ria de Alvor nestas zonas está proibida a apanha em todos os locais. A presença da toxina DSP na zona litoral entre Tavira e Vila Real de Santo António, na zona litoral entre Olhão e Faro, na zona litoral entre Portimão e Lagos e na Ria Formosa de Tavira a Vila Real de Santo António.

O IPIMAR especifica ainda que, na zona litoral entre Portimão e Lagos é só apanha de mexilhão e ostra é que está interdita, na Ria de Alvor é só apanha de mexilhão que está interdita, na Ria Formosa entre Vila Real de Santo António e Tavira são todas as espécies excepto a ameijoa - boa nas restantes zonas litorais a apanha está interdita a todas as espécies

A interdição, decretada pelo Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), deve-se à presença das toxinas PSP, que podem causar intoxicação paralisante e a presença das toxinas DSP que podem causar intoxicação diarreica refere aquele instituto em nota divulgada na sua página de Internet.

Fonte: Tempo no Algarve

Impressionante e continua a proibição da apanha de bivalves na costa, tenho amigos meus que já começam a passar fome com esta proibição que dura já vários meses.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas.

Fiz este video á pouco, por volta das 14h e 30m no Paredão de Cascais, mais concretamente na Praia das Moitas.
É visível uma barreira de areia junto ao paredão, possivelmente foi feita por trabalhadores da câmara municipal de Cascais, de forma a tentar salvaguardar os bares/cafés da forte ondulação e da maré (dado que é maior do que o normal).



p1120053u.jpg

p1120047e.jpg
 
Editado por um moderador: