Seguimento - Incêndios 2012

Manmarlopes

Cumulonimbus
Registo
21 Dez 2011
Mensagens
3,218
Local
Coja, Arganil, Coimbra (219m)
Boas, só hoje é que estabeleceram as ligações telefónicas incl. net, estive a ajudar aqui na vila de Coja ontem no combate às chamas. Foi muito difícil. Percorri hoje de bicicleta o caminho até Vale do Carro e é desolador a paisagem negra, além da floresta arderam barracões agrícolas e até alguns campos de cultivo que tinham ervas. Hoje trovejou mas não choveu :sad:

20120906155.jpg

By manmarlopes at 2012-09-07

20120906201.jpg

By manmarlopes at 2012-09-07



Uploaded with ImageShack.us
 


dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Bem estou neste momento na ip3(Viseu-Coimbra) a seguir um comboio enorme de veículos dos bombeiros e estou incréulo, pois a maioria das corporações são do Alentejo e Algarve.
 

Zorros

Cirrus
Registo
7 Jul 2010
Mensagens
19
Local
Figueira da Foz
Bem estou neste momento na ip3(Viseu-Coimbra) a seguir um comboio enorme de veículos dos bombeiros e estou incréulo, pois a maioria das corporações são do Alentejo e Algarve.

Possivelmente GRIF's que nos últimos dias auxiliaram o pessoal da região centro.
Neste momento novo incêndio em Lomba, concelho de Arganil com 2 frentes activas em já um grande número de homens no TO.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Bem me parecia que havia uma coluna de fumo mas com a nebulosidade era dificil de destingir.

Voltou o incêndio no concelho de Viseu.

xy5vx.jpg


Edit(15:43) -> Dirige-se para o incêndio de Viseu um helicóptero pesado.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Impressionantes imagens essas da rtp! :eek:

Com um pormenor algo invulgar... Tornados de fogo acontecem... agora foram visíveis muitos num curto espaço de tempo (condições de instabilidade atmosférica também potenciam estes fenómenos). Pareceu-me, e com o modesto conhecimento que tenho deste tipo de condições, que houve ali algum comportamento de risco no combate, mas por outro lado também são condições que se desenvolveram de foram rápida e imprevisível.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Vi as imagens e fiquei estupefacto! Como é que ha bombeiros, gips e canarinhos (supostamente com mais formação)que tentam combater aqula linha de fogo naquele local! Sinceramente parecia suicídio colectivo. É inacreditavel, pois estavam na chamada zona do homem morto!nao sob nao conseguiram fazer nada, o fogo passou como se nao tivessem feito absolutamente nada,como poderiam ter morrido! Estas imagens devem envergonhquem la estava, pois poderiam ter morrido para nada adiantarem de util. ..enfim. ..
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Sim, sao tornados de fogo! Sao um optimo indicador de possivel mudanca do comportamento do fogo para pior, para comportamento extremo! Dao se pela interaccao de linhas de fogo quando se aproximam e consomem rapidamente o oxigenio disponivel. Mais um motivo para ninguem estar ali, ninguém!mas o k vende infelizmente sao estas imagens supostamente heroicas, mass na realidade sao suicidas! Ah! Desta vez accionaram 2 gauf mais cedo. ..e pelo k sei com optimo resultado a pouco
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Pelas previsões meteorológicas, (não esperava isto ha uns dias, realmente em setembro ha surpresas) poderemos ter um 2º episódio de incendios florestais, ja depois de 4ªfeira (mas de menor duração e intensidade do que aquele que vivemos a poucos dias)...que acham?e quais as zonas mais afectadas, ou com potencial de serem mais afectadas?
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Pelas previsões meteorológicas, (não esperava isto ha uns dias, realmente em setembro ha surpresas) poderemos ter um 2º episódio de incendios florestais, ja depois de 4ªfeira (mas de menor duração e intensidade do que aquele que vivemos a poucos dias)...que acham?e quais as zonas mais afectadas, ou com potencial de serem mais afectadas?

Isso é ser um pouco profeta da desgraça! Até pode nem haver nenhuma situação a realçar. Actualmente com o estado da vegetação e sob condições de baixa humidade e calor qualquer sítio é uma potencial ameaça, agora é preciso que exista ignição.
Por essa ordem de ideias este ano o Sul já tinha desaparecido do mapa devido a incêndios.
Aliado a estes episódios de calor e de seca extrema o factor "negligência humana" tem pesado e muito nestes cenários que temos vivido.
Há que pensar positivo;)