Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Então quando haverá uma mudança "radical"?

Até meados do mês não é de se esperar grandes mudanças, pelo no que concerne a ocorrência de precipitação no continente será apenas de se esperar chuvisco no Alto Minho, amanhã em principio até...

Em relação à eventual nortada no litoral oeste, ainda nada parece muito certo...o GFS a partir na quarta-feira colocando o AA a NW do continente parece mostrar que podemos ter um ou dois dias de vento moderado de NW, mas que depois aproximando-se parece-me mais do cenário do ECMWF com o AA mais para este, iremos ter nova subida da temperatura com vento de leste para o final da semana e ainda este sábado que vem...

Embora as coisas nos Açores andem mexidas, com uma depressão mesmo em cheio (veremos no que vai dar pois é sempre incerto o seu comportamento), a presença da dorsal até mais a norte parece-me querer fazer manter o tempo seco inabalável...
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
O ECMWF nesta última run fez um «corte» no calor a partir de segunda-feira, com uma queda das temperaturas máximas de Domingo para Segunda-feira na ordem dos 3-5ºC, excepto em algumas regiões, como em Faro, que se prevê um ligeiro aumento da temperatura.

Na run das 12z do GFS, a tendência é a contrária, com temperaturas máximas na ordem dos 27-30 (L. Norte), 28-29 (I. Norte), 27-28 (L. Centro), 32 (I. Centro), 26 (L. Sul [C. Sul]), 34-35 (I. Sul) no fim-de-semana, e um aumento generalizado da temperatura, que até 4ª, inclusive, deverá rondar os 29-32 (L. Norte), 29-30 (I. Norte), 30-32 (L. Centro), 32-35 (I. Centro), 28-29 (L. Sul [C. Sul]), 35-39 (I. Sul).

ecmwfpit850192.png


gfspit850192.png


Atenção que ainda faltam alguns dias, e todos os cenários são possíveis.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ainda falta muito tempo, mas começo a ficar desconfiado que este tempo quente e seco é para ficar o mês todo ....
Depois o Outono logo se verá .....
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Ainda falta muito tempo, mas começo a ficar desconfiado que este tempo quente e seco é para ficar o mês todo ....
Depois o Outono logo se verá .....

Também acho que este mês de Setembro já não trará grandes surpresas. Não há nada de relevante nos modelos para já.
A partir das 200h há mais ou menos um consenso entres os dois principais modelos sobre a presença de um forte AA a Noroeste de Portugal que bloqueará qualquer chance de entrada de depressões ou formação de cutoff's. A única esperança é que a esta distância ainda muita coisa pode mudar.
Para já, esta semana promete ser bastante quente em especial nos sítios do costume.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pelo contrário acho que há tudo menos consenso...

Basta ver as variações enormes de saída para saída em vários modelos a apenas uma semana, e ainda nem vamos a meio do mês.

É normal que até ao fim do mês pouco ou nada chova, tal como será normal se houver algum dilúvio em localidade A e nem uma gota em localidade B até ao fim do mês por causa de alguma cut-off. Afinal estamos em Setembro e é normal meses de Setembro secos sem frentes, como poderá acontecer.

Concordo que vendo ensembles, possa existir algum consenso e tendência para a posição do anticiclone tender a bloquear sistemas frontais atlânticos, mas como estas saídas muito díspares mostram, tanto podemos ter episódios de calor relativamente intenso como poderão eventualmente surgir cut-off's interessantes até ao fim do mês. E mesmo sistemas frontais, bastará um pequeno desvio do Anticiclone para pelo menos regiões mais a Norte sofrerem efeitos de alguns, afinal ainda faltam quase 3 semanas para o fim do mês.

Aliás, até se vão sucedendo algumas saídas com sistemas tropicais ou semi-tropicais a avançar com toda a tranquilidade pela latitude da Madeira em direção ao continente, como nesta saída das 00h. Naturalmente cenários não muito prováveis, mas só para mostrar que me parece longe de haver consenso de modelos, e que a meu ver, ainda que não estranhe se chegarmos ao fim do mês praticamente sem chuva, está muito longe de certo dizer que isso vai acontecer, pois parece-me a sinóptica favorecer chances moderadas de alguma cut-off jeitosa.

(Afinal ainda no último f-d-s tivemos uma, não convém termos memória muito curta...)
:D





 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Pelo contrário acho que há tudo menos consenso...

Basta ver as variações enormes de saída para saída em vários modelos a apenas uma semana, e ainda nem vamos a meio do mês.

É normal que até ao fim do mês pouco ou nada chova, tal como será normal se houver algum dilúvio em localidade A e nem uma gota em localidade B até ao fim do mês por causa de alguma cut-off. Afinal estamos em Setembro e é normal meses de Setembro secos sem frentes, como poderá acontecer.

Concordo que vendo ensembles, possa existir algum consenso e tendência para a posição do anticiclone tender a bloquear sistemas frontais atlânticos, mas como estas saídas muito díspares mostram, tanto podemos ter episódios de calor relativamente intenso como poderão eventualmente surgir cut-off's interessantes até ao fim do mês. E mesmo sistemas frontais, bastará um pequeno desvio do Anticiclone para pelo menos regiões mais a Norte sofrerem efeitos de alguns, afinal ainda faltam quase 3 semanas para o fim do mês.

Aliás, até se vão sucedendo algumas saídas com sistemas tropicais ou semi-tropicais a avançar com toda a tranquilidade pela latitude da Madeira em direção ao continente, como nesta saída das 00h. Naturalmente cenários não muito prováveis, mas só para mostrar que me parece longe de haver consenso de modelos, e que a meu ver, ainda que não estranhe se chegarmos ao fim do mês praticamente sem chuva, está muito longe de certo dizer que isso vai acontecer, pois parece-me a sinóptica favorecer chances moderadas de alguma cut-off jeitosa.

(Afinal ainda no último f-d-s tivemos uma, não convém termos memória muito curta...)
:D

Eu não vi nenhuma aqui no último f-d-s. :D:D:inocente:

Normalmente, as cut-off's aparecem a partir de 20 de Setembro no Algarve, aliás em Setembro de 2008 aconteceu na última semana do mês, em 2001 aconteceu a 21 e a 28 de Setembro inundações. Este calor vai ter que estoirar em algo. Em 2007 foi a 2 de Outubro, em 1989 foi a 13 de Outubro.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Eu não vi nenhuma aqui no último f-d-s. :D:D:inocente:

Normalmente, as cut-off's aparecem a partir de 20 de Setembro no Algarve, aliás em Setembro de 2008 aconteceu na última semana do mês, em 2001 aconteceu a 21 e a 28 de Setembro inundações. Este calor vai ter que estoirar em algo. Em 2007 foi a 2 de Outubro, em 1989 foi a 13 de Outubro.

Mas sem querer ser muito chato... O Algarve é Portugal continental todo?
Eu também não vi chuva nem trovoada aqui em Lisboa. Mas várias regiões mais a Norte tiveram trovoadas intensas, e até infelizmente houve prejuízos com granizo em culturas.
Portanto, tivemos ou não uma cut-off com instabilidade associada a afectar Portugal continental?

E no meu post anterior referi a tal aleatorieadade espacial das cut-offs, de chover muito no sítio A, e nem uma gota cair no sítio B.
Serão poucas as situações deste tipo ainda no Verão que dêm chuva a todos, sabes isso muito bem. Muitas vezes nem cut-off's de Inverno...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Enquanto o Rozzo e o Algarvio discutem quem fica com quem ... :lmao:

Fui olhar aos modelos e parece que o ECM e o GFS, são os unicos que vêm tal cenário, enquanto que nos restantes modelos parece existir mais ou menos consenso, com o suposto furação/tempestade extratropical ou depressão muito cavada, sempre para oeste dos Açores.

Como havia também referido anteriormente, os Açores têm chuva a afectá-los indefinidamente sendo em alguns casos será forte.

Relativamente á possibilidade desta depressão afectar os Açores eu diria cerca de 30% de hipóteses (tou a inventar).
Relativamente ao cenário mostrado pelo ECM e GFS na configuração mostrada, eu diria menos de 1% pois não acredito em nada do que é mostrado.
teria que haver um forte Anticiclone sem falhas desde o Canadá até ao UK !

Sinceramente este cenário é bom é para alegrar a vista, pois nas próximas deverá desaparecer por ser pouco plausível, pelo menos é o que penso até porque até ao momento são saídas isoladas e sem acompanhamento dos outros modelos !
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Enquanto o Rozzo e o Algarvio discutem quem fica com quem ... :lmao:

Fui olhar aos modelos e parece que o ECM e o GFS, são os unicos que vêm tal cenário, enquanto que nos restantes modelos parece existir mais ou menos consenso, com o suposto furação/tempestade extratropical ou depressão muito cavada, sempre para oeste dos Açores.

Como havia também referido anteriormente, os Açores têm chuva a afectá-los indefinidamente sendo em alguns casos será forte.

Relativamente á possibilidade desta depressão afectar os Açores eu diria cerca de 30% de hipóteses (tou a inventar).
Relativamente ao cenário mostrado pelo ECM e GFS na configuração mostrada, eu diria menos de 1% pois não acredito em nada do que é mostrado.
teria que haver um forte Anticiclone sem falhas desde o Canadá até ao UK !

Sinceramente este cenário é bom é para alegrar a vista, pois nas próximas deverá desaparecer por ser pouco plausível, pelo menos é o que penso até porque até ao momento são saídas isoladas e sem acompanhamento dos outros modelos !

Não esperes que seja os outros modelos a mostrarem o que o ecm e GFS estão a ver!! os outros com o passar do tempo é que se vão colando a estes! não sei porque achas assim tão impossível os restos entrarem algures por estes lados, eu cá vejo isso bem possível mas voltamos a antigas "guerras" do passado pessimistas contra otimistas :p :lol: veremos quem ganha a batalha :rolleyes:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Mas sem querer ser muito chato... O Algarve é Portugal continental todo?
Eu também não vi chuva nem trovoada aqui em Lisboa. Mas várias regiões mais a Norte tiveram trovoadas intensas, e até infelizmente houve prejuízos com granizo em culturas.
Portanto, tivemos ou não uma cut-off com instabilidade associada a afectar Portugal continental?

E no meu post anterior referi a tal aleatorieadade espacial das cut-offs, de chover muito no sítio A, e nem uma gota cair no sítio B.
Serão poucas as situações deste tipo ainda no Verão que dêm chuva a todos, sabes isso muito bem. Muitas vezes nem cut-off's de Inverno...

Claro que tivemos Rozzo. Há quase 4 meses não ver nada por aqui, com este tempo monótono e sem interesse, já cansa. Já sinto saudades de ver alguma coisa. As cut-off's raramente afectam todo o país, umas vezes afecta mais o interior, outras vezes mais o litoral, tudo depende da localização da mesma, normalmente no Verão são mais as regiões do interior norte e centro as mais afectadas pelas cut-off's.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Boas,

Sinceramente não acredito muito que isto vá acontecer (penso que aquando de furacão, ainda a W dos Açores, o Nadine irá para N, empurrando o AA para cima de nós) mas que esta imagem poucas vezes se vê por cá lá isso é verdade...



Uploaded with ImageShack.us

Fonte: Wetterzentrale (GFS)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.