Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris)



Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Mais uma indicação que ainda andam por lá...

IMG_6058.JPG

http://motaocolo.blogspot.pt/
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Finalmente voltei a vê-los por Monsanto.

Vi uns 4 junto a uma zona de carvalhos cerquinho. Um deles era bem pequeno ainda.

Deve ser uma boa altura para se ser esquilo. Os carvalho estão completamente cheios de bolotas. Não há austeridade para aqueles lados :lol:

esq1.jpg


esq2.jpg



PS: As minhas fotos são uma vergonha ao pé das do Ivo Pereira :lol:
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Tenho começado a ver cada vez mais aqui pela zona (estou a falar de zonas de bosque e matas), apesar de me parecer ter visto um á umas semanas aqui num parque perto!;)
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Tenho começado a ver cada vez mais aqui pela zona (estou a falar de zonas de bosque e matas), apesar de me parecer ter visto um á umas semanas aqui num parque perto!;)

Que zona? Massamá???

Podes dar alguns detalhes sobre essas observações?

Não tinha qualquer ideia de haverem esquilos na zona de Lisboa (com a excepção do parque de Monsanto).
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Afirmativo. Na Gafanha da Nazaré, nas matas perto do Santuário de Schoenstatt.
Obrigado pela confirmação da possibilidade de existência destes bichinhos fofos :D, aqui na região.

Não faço ideia se já existe ou não confirmação de exemplares de esquilo que ultrapassassem o rio Tejo, por via de crescimento natural destas populações.
De qualquer forma, obtive ontem a informação de fonte segura de diversas observações durante já este ano, no território dos concelhos de Mação e Abrantes, junto ao Tejo (margem Norte).
Fiquei com a dúvida se já existem ou não observações a Sul deste rio, sendo que será interessante perceber este ano e nos próximos ,de avistamentos no eixo dos concelhos a Sul, começando em Niza e até ao baixo Tejo.
Outra questão: existem dados sobre o desenvolvimento de populações de predadores, mais associados ao crescimento natural da populção de esquilos em Portugal?
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^

Há uns tempos aqui na zona de Abrantes passou me um animal a frente do carro e mal saiu da estrada subiu um pinheiro com uma grande velocidade, uma cauda grande. Disse a uns colegas que seria um esquilo, será que podia mesmo ser? É que nunca mais o vi e passo lá todos os dias

Pode não ser relevante, mas é só para informar que era no concelho de Abrantes mas já a sul do Tejo

Não sei se esta informação servirá para alguma coisa:p

Há mais de um ano tivemos esta descrição aqui no tópico. Fora isso nunca mais encontrei informações sobre o assunto.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Outra questão: existem dados sobre o desenvolvimento de populações de predadores, mais associados ao crescimento natural da populção de esquilos em Portugal?

Já muitas vezes pensei nisso, infelizmente nunca vi nenhum estudo sobre o tema.

Esta espécie pode ser a base alimentar de uma enorme variedade de mamíferos e aves de rapina. Mas não temos dados sobre as consequências da sua recolonização nas restantes espécies.

Há uma pequena excepção, pelo que li as martas começaram (ou recomeçaram) a aparecer no norte do país mais ou menos pela mesma altura que os esquilos. Pelo menos em relação a esta espécie parece haver uma ligação óbvia.