Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Pois, então aquela depressão que eu vi na análise de superfície do MetOffice UK é apenas um ciclone que se forma a NO da PI e não a Nadine nem Post-Nadine...

Esta depressão forma-se a partir da TT NADINE, em que se desdobra em 2 núcleos, um mais a norte e outro que continuará a ser efectivamente o NADINE.
Acabei de colocar no tópico do NADINE informação sobre isso: http://www.meteopt.com/forum/tempo-tropical/tempestade-tropical-nadine-atlantico-2012-al14-6686-14.html#post341637

Quanto à precipitação, poderemos ter acumulados razoáveis, não só no NO\Norte como no centro e na zona norte do sul.
Sábado final da tarde:
sb22hprec.gif

Domingo final da madrugada:
dom6hprec.png

veremos o que nos calha na rifa!;)
 


Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Só não percebo o IM, vocês falam em chuva...

Previsao sábado:

Previsão para sábado, 22 de setembro de 2012

Céu pouco nublado ou limpo.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul,
soprando moderado (20 a 30 km/h) no litoral a norte do Cabo
Raso a partir da tarde.
Nas terras altas, vento moderado (20 a 30 km/h) de sudoeste,
tornando-se moderado a forte (30 a 50 km/h) a partir da tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral a sul
do Cabo Carvoeiro.
Pequena descida da temperatura mínima.
Pequena subida da temperatura máxima.

Actualizado a 20 de setembro de 2012 às 11:33 UTC
 

Mirandela

Cirrus
Registo
25 Dez 2009
Mensagens
14
Local
vale de martinho,Mirandela
O tempo na Madeira de sexta 21 a segunda 24

Boa tarde
Estou aqui a postar esta mensagem por que vou uns dias a madeira de ferias e gostaria de saber o tempo que vou apanhar.
Pelo que vi no site meteo , parece que a partir de amanha a tarde da aguaceiros para o funchal.Queria saber se, se confirma esse tempo ou ha possibilidade de estar bom tempo não estar assim tão mau.
Se alguém aqui que entenda do assunto puder fazer uma avaliação do tempo nos próximos dias na Madeira, agradecia.
Obrigado:)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O GFS12Z regressa ao cenário inicial colocando a Nadine a entrar pelo Golfo de Cadiz...interagindo com a frente a NW..isto significa muito vento no sul do pais e chuva á farta para todo o nosso sedento pais...eu diria que qualquer maleficio localizado á conta do vento ou do mar é largamente ultrapassado pelo benefico efeito da chuva...

MAS NÃO VAMOS LANÇAR FOGUETES ANTES DA FESTA...isto é a penas uma saida...falta consistencia não só no GFS como nos outros modelos para termos uma ideia mais clara das coisas.

Outros factores que podem influenciar este jogo de xadrez são:

A 94L, que é uma depressão que ao longo dos proximos 3 ou 4 dias deverá transitar para TD ou TS a oeste dos EUA...este sistema tem um efeito muito importante na localização e intensidade do AA.
Caso se fortaleça é provavel que o AA seja empurrado para norte e fortalecido, o que por tabela iria gerar um impulso no jet e cavar o cavado ainda mais para sul, o que pode atirar a Nadine para sul para a Madeira e ao mesmo tempo gerar uma situação de tempo quente e potencialmente instavel ou muito instavel no continente...ou então seco, dependendo da entrada de ar sahariano.

A propria Nadine...porque se ela nas proximas 24h se começar a degenerar, o mais certo é que acabe a ser empurrada para o Atlantico central..por outro lado se se intensificar muito até pode suceder que ela venha logo em direcção a leste ( o que pode acontecer caso tome uma extrutura mais anelar e pequena livrando-se de parte da circulaçãon a norte para a outra depressão secundaria se alimentar dela).

O cavado e a depressão secundaria, pois se a ciclogenese se fortalecer muito pode-se gerar um bloqueio sobre a PI, impedindo o movimento do cavado e da Nadine para leste, ficando o continente sob a dorsal Africana.

= Não vale a pena intrepertar literalmente os modelos para já!
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Como todos calculamos, o devaneio completo dos modelos está a ser muito comentado... e não é só entre nós (portugueses).
Chamo a atenção para a saida do GFS das 12h (agora a sair). Muito interessante.



Uploaded with ImageShack.us

se há alguns dias eu achava que istyo não ia dar em nada... agora começo a pensar que o verão pode acabar (outono começar) em grande !

e vejam o ECM



Uploaded with ImageShack.us

Há coerência entre modelos!!!

muito interessante
 
Última edição:

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Então depois de todas as alterações dos últimos dias agora o GFS põe o "pós-Nadine" a entrar pelo Algarve na madrugada de 4ª feira?... Seria uma passagem rápida, mas interessante... enfim, tem as incertezas que tem, tal como as saídas anteriores... Mas quanto a esta possibilidade, expliquem-me uma coisa: nas cartas T850 e T500 a depressão tem o centro mais quente e assim entra na PI, ou seja ainda com "warm-core" e algumas características tropicais?...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
O ECM foi o primeiro modelo a muitos dias de distância a colocar a Nadine nos Açores.

Curioso, o GFS das 12 segue o ECM das 00. Agora, é aguardar a próxima saída do ECM. Se mantêm o cenário ou altera. Mas tanto esta saída do GFS como a outra do ECM, foram as melhores run's para o sul do país. Em termos de chuva, seria excelente.

Amanhã, poderá haver alguma instabilidade a começar no sotavento algarvio e progredindo para norte.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Então depois de todas as alterações dos últimos dias agora o GFS põe o "pós-Nadine" a entrar pelo Algarve na madrugada de 4ª feira?... Seria uma passagem rápida, mas interessante... enfim, tem as incertezas que tem, tal como as saídas anteriores... Mas quanto a esta possibilidade, expliquem-me uma coisa: nas cartas T850 e T500 a depressão tem o centro mais quente e assim entra na PI, ou seja ainda com "warm-core" e algumas características tropicais?...

Sim...o que não significa que seja mais forte...há depressões não tropicais ( extratropicais) que são muitissimo intensas tambem...
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Sim...o que não significa que seja mais forte...há depressões não tropicais ( extratropicais) que são muitissimo intensas tambem...

Então se se verificasse esta possibilidade, e em termos de nomenclatura, poder-se-ia considerar (dependendo da velocidade do vento, claro) algo como uma depressão tropical à chegada à PI? Seria um sistema tropical, nem sequer ainda híbrido? Estou a perguntar porque tal não seria nada vulgar...
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Esta depressão forma-se a partir da TT NADINE, em que se desdobra em 2 núcleos, um mais a norte e outro que continuará a ser efectivamente o NADINE.

Caro Aristocrata,

muito obrigado por me assistir na correcção/complementação do meu post. Eu depois esqueci-me de adicionar essa informação, mas fui ao meteociel e também tinha concluido que esta depressão, que se vai deslocar pelo norte da PI, forma-se a partir da Nadine e é acompanhada por um cavado em altura também.

Cumprimentos
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
Previsão para domingo, 23 de setembro de 2012

Céu geralmente muito nublado, sendo em especial por nuvens altas
nas regiões do interior e na região Sul.
Períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir do início da
tarde estendo-se gradualmente às regiões a norte do sistema
montanhoso Montejunto-Estrela para o final do dia.

Parece que a chuva só vem mesmo lá para Domingo...
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Esta depressão forma-se a partir da TT NADINE, em que se desdobra em 2 núcleos, um mais a norte e outro que continuará a ser efectivamente o NADINE.
Acabei de colocar no tópico do NADINE informação sobre isso: http://www.meteopt.com/forum/tempo-tropical/tempestade-tropical-nadine-atlantico-2012-al14-6686-14.html#post341637

Quanto à precipitação, poderemos ter acumulados razoáveis, não só no NO\Norte como no centro e na zona norte do sul.
Sábado final da tarde:
sb22hprec.gif

Domingo final da madrugada:
dom6hprec.png

veremos o que nos calha na rifa!;)

Boa tarde Caro Aristocrata,

De facto a depressão secundária (formada pela Nadine) vai passar pelo NW da PI entre sábado e Domingo e deverá atingir a França passando pelo Golfo de Biscaia no dia 23 (Dom).

Cmps.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.