Tempestade Tropical NADINE (Atlântico 2012 #AL14)

Weatherman

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
145
Local
Vouzela
Anda tudo confuso devido a Nadine :D o comunicado do instituto espanol.
http://www.aemet.es/documentos_d/enportada/p53tesp1.pdf


Las condiciones meteorológicas de los próximos días estarán determinadas por la llegada de una borrasca de origen polar, que en su acercamiento al área peninsular, es probable que interaccione con la tormenta tropical Nadine, situada al sur de Azores. La presencia de Nadine está dificultando la predicción de la evolución de la borrasca por parte de los modelos numéricos, de forma que estos están, durante los últimos días, modificando la trayectoria prevista y proporcionando varios escenarios alternativos. Hay, por lo tanto, una alta incertidumbre a partir del sábado, día 22, que explica los cambios que AEMET está introduciendo en sus actualizaciones de la predicción.
 


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
outra coisa, não consigo aceder ao site da National Hurricane Center Miami www.nhc.noaa.gov/

acontece o mesmo convosco?

offtopic, mas tb acontece na minha casa (Zon) à quase um ano, tens que insistir até entrar. Mas se aceder pelo trabalho (Telepac), entro na boa.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
O transporte de Ekman não ocorre á superficie, ocorre por camadas, e esse desvio de precisamente 90º só ocorre a profundidades razoaveis.

O transporte vectorial médio da coluna de agua é que é de 90º mas numa coluna com cerca de 200m de espessura ( que é a camada oceanica que normalmente é usada pata defenir aquela porção directamente influenciada pela atmosfera...por exemplo, o total heat content é calculado a partir dessa espessura inicial).

Concordo com as razões que referiste para o arrefecimento da água à superficie.

Também tens razão quanto à camada de ekman, à superfície são 45º, em profundidade pode chegar a 180º. Integrando toda a coluna dá os 90º. Mas são esses 90º (o transporte médio de toda a coluna) que são tidos em conta para efeitos de upwelling, amontoamento de água ou falta da mesma no centro do sistema em rotação. Tudo isto é estudado em circulação oceânica...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Concordo com as razões que referiste para o arrefecimento da água à superficie.

Também tens razão quanto à camada de ekman, à superfície são 45º, em profundidade pode chegar a 180º. Integrando toda a coluna dá os 90º. Mas são esses 90º (o transporte médio de toda a coluna) que são tidos em conta para efeitos de upwelling, amontoamento de água ou falta da mesma no centro do sistema em rotação. Tudo isto é estudado em circulação oceânica...

Ok, a minha ideia era tentar dar uma ideia da complexidade que é o processo de interacção entre os sistemas ciclonicos Tropicais e o Oceano...há toda uma teia de reacções fisicas muito complexas:thumbsup:
 

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Aqui por Angra assistimos neste momento a alguma precipitação e vento calmo ... Um típico dia de mau tempo no Inverno ... Alguém me consegue dizer como está o tempo pelo Faial? Esperemos que esteja tudo bem ... Saudações Açorianas
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Aproxima-se do grupo central uma banda mais activa, mas penso eu que a situação permanece até agora relativamente tranquila para os parâmetros a que os Açores estão habituados. Se puderem, reportem quais são na prática os efeitos desta banda.

lunDN.gif
 

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Boas Vince de momento e pelo menos aqui na Ilha Terceira assiste-se a alguma precipitação mas nada de especial e pontuais rajadas de vento e o céu está bastante escuro mas nada de muito significativo pelo menos até agora ... O temporal de Maio foi muito mas muito pior ... Aliás desde o Tanya que não via uma situação tão complicada como a situação de Maio passado pelo menos aqui em Angra ...
 

Aero

Cirrus
Registo
26 Set 2011
Mensagens
35
Local
Horta / Nazaré
pelo Faial, (cidade da Horta) o vento é predominante de NE com alguma intensidade e rajadas que já movimentam alguns vasos e mobiliario de exterior, o que está a levantar ondulação dentro do porto, junto à lota, o suficiente para algumas vagas galgarem o cais. A ondulação no canal Faial-Pico mete respeito, o cruzeiro que faz a travessia parece um submarino. Há aguaceiros fracos isolados.

tenho pena de não ter o anemómetro do serviço em casa...
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
na minha opinião, o que se faz sentir de uma forma mais intensa é o vento, nada que os açorianos não estejam habituados, a diferença principal será a forma constante com que o vento sopra, sempre com muita intensidade, comum apenas no caso das depressões que se encontram em fase de enchimento por estas bandas..
 

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
O vento aqui em Angra começa a ganhar mais intensidade ... A precipitação continua regular e persistente ... As ilhas mais a sul é que devem estar a passar um mau bocado ... Se isto está assim aqui que é mais Norte ...
 

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Boas noites companheiros!!
Acabei de falar com o meu pai que está em São Jorge (Ponta de Topo). Durante todo o dia de hoje o vento foi forte a muito forte de Leste, com chuva por vezes forte também durante todo o dia, nevoeiro também foi uma constante... Agora à 10 minutos atrás, o vento está muito muito forte, com rajadas intensas já do quadrante Noroeste, com pouca ou nenhuma chuva e o nevoeiro também decidiu levantar... o mar está "muito feio" e com vagaria de mar que só visto (isto pelas palavras dele), lol
Por aqui em angra a coisa tá feia, muito muito muito vento que parece que deita o telhado em baixo, com rajadas fortissimas e chuva muito forte!!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Confirma-se então o cenário de termos a TT NADINE a afectar o território do Açores durante um período de tempo muito alargado.
Esperemos agora que as consequências não sejam severas...;)

Neste momento algumas das ilhas deverão estar sob condições não muito agradáveis:

nadinenadinesuapeste.gif
 

Ignotus

Cirrus
Registo
20 Set 2012
Mensagens
3
Local
Horta
Saudações.
Estou na Horta. A chuva é bem menor a esta hora, mas o vento aumentou de intensidade, sendo as rajadas bem fortes.
Informo que um bocado do telhado do Hotel Canal (chapa penso eu) bloqueou uma das vias da cidade.
Apresento também a ultima informação da NASA sobre o Nadine no link http://www.nasa.gov/mission_pages/hurricanes/archives/2012/h2012-nadine.html. Enviaram o NASA's Global Hawk para o Nadine.

Hasta