Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2012

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Boas noites companheiros!!
Acabei de falar com o meu pai que está em São Jorge (Ponta de Topo). Durante todo o dia de hoje o vento foi forte a muito forte de Leste, com chuva por vezes forte também durante todo o dia, nevoeiro também foi uma constante... Agora à 10 minutos atrás, o vento está muito muito forte, com rajadas intensas já do quadrante Noroeste, com pouca ou nenhuma chuva e o nevoeiro também decidiu levantar... o mar está "muito feio" e com vagaria de mar que só visto (isto pelas palavras dele), lol ;)
Por aqui em angra a coisa tá feia, muito muito muito vento que parece que deita o telhado em baixo, com rajadas fortissimas e chuva muito forte!!
 


Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Boa noite

As coisas estão mesmo feias pelo grupo central :(

Tenham cuidado, o IM prevê que este agravamento dure ainda umas boas horas:

Comunicado válido entre 2012-09-20 21:31:00 e 2012-09-21 21:31:00

Assunto: Aviso de Tempestade Tropical: Nadine

Às 21h TUC de hoje (quinta-feira 20 de setembro), o centro da tempestade tropical Nadine encontrava-se a cerca de 186 km a sudoeste da ilha de S. Miguel, deslocando-se para este-sueste a cerca de 17 km/h. Prevê-se que às 09h de amanhã esteja localizado aproximadamente a cerca de 360 km a sudoeste da ilha de S. Miguel.

Assim, prevê-se um ligeiro agravamento das condições meteorológicas de tempestade tropical pelo menos nas próximas 27 horas, com ventos até 75 km/h, rajadas até 105 km/h, precipitação forte e ondas entre 7 e 8 metros para as ilhas dos Grupos Central e Oriental.

Data de edição: 2012-09-20 21:31:21

Aqui em Ponta Delgada chove, mas nada fora do normal por enquanto, a intensidade do vento é que tem vindo a aumentar, velocidade média actual ronda os 30km/h, de leste, com algumas rajadas mais fortes.

Boa sorte! E que não passe de mais um dia de mau tempo sem grandes consequências.
 

marcopaulo

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
32
Local
Horta - Faial - Açores
AANbil.jpg

Faial final da tarde
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Mantenham o forum informado, fotos, videos..duvidas vossas ou coisas mais estranhas que tenham visto.

E, pessoal, tenham cuidado, fechem estores, tenham a certeza que não deixaram animais de estimação na rua sem condições, que teem todos os bens arrumados numa zona o mais abrigada possivel para não haver detritos a voar que possam ferir terceiros:)

Bom, aqui segundo o satelite a Nadine está a perder alguma organização central, o que não significa que esteja mais fraca pois é normal que volta e meia a actividade sofra flutuações para baixo..ou para cima.
Posso dizer que a região mais activa é todo o quandrante norte, que está com rebentamentos convectivos constantes e provavelmente associadas a essas bandas convectivas haverá vento forte.
Caros colegas Açoreanos...voces estão na parte mais activa da Nadine...

http://rammb.cira.colostate.edu/pro...ting_image=2012AL14_4KMIRIMG_201209201630.GIF
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
por aqui sem dúvida, pelo menos para mim, é o vento que me está a surpreender, penso que estará mais forte de que estava previsto, pelo menos no que diz respeitos às rajadas...

continua a chover, mas com pouca intensidade
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Por aqui (sul/sueste) o cenário mantém-se como informou o Hazores.
Continua a chover, mas com menos intensidade. O vento continua a soprar muito forte de Nordeste (olhómetro encharcado...).

No centro de Angra, devido à protecção fornecida pelos edifícios o vento só se faz sentir a espaços, sobretudo através das rajadas.
Lá chove com intensidade, mas ainda longe dos valores alarmantes de Maio (ponto de referência mais extrema).

Isto vai ser uma noite complicada.

Hmmm... Alguém quer carregar no botão?:D

panic-button.jpg
 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Boas noites caríssimos...
Pela costa Norte de S. Miguel, para além das "pancadas d'água" (como se diz por cá), não há mais nada a salientar... Alguém da zona sul de S. Miguel para informar como está o tempo???
Companheiros das restantes ilhas, tenham cuidado e vão dizendo como correm as coisas pelos vossos lados!!!
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

A situação meteorológica neste momento na Lagoa tende a agravar rapidamente... Períodos de chuva por vezes fortes (chove há mais de 1h), o vento está a aumentar de intensidade (encontra-se forte) e o mar está tempestuoso (ouço a bravidão do mar).

Cumps,
André
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Por aqui continua tudo da mesma forma, nada de novo.

existe, pelo menos uma junta de freguesia (terra-chã), que está cumprir o seu dever na protecção civil e está a cortar árvores/ galhos que estão a obstruir as vias públicas, A protecção civil começa em cada um de nós.....

este vai ser (espero eu) o meu último post de hoje, pois vou deitar-me pois amanhã tenho de me levantar cedo...

isto é se conseguir dormir com este vento....

caso ocorra alguma situação que justifique a vinda ao fórum de certeza que o farei...

Boa noite a todos que ficarem por aqui acompanhar o evoluir da situação.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boas noites companheiros!!
Acabei de falar com o meu pai que está em São Jorge (Ponta de Topo). Durante todo o dia de hoje o vento foi forte a muito forte de Leste, com chuva por vezes forte também durante todo o dia, nevoeiro também foi uma constante... Agora à 10 minutos atrás, o vento está muito muito forte, com rajadas intensas já do quadrante Noroeste, com pouca ou nenhuma chuva e o nevoeiro também decidiu levantar... o mar está "muito feio" e com vagaria de mar que só visto (isto pelas palavras dele), lol ;)
Por aqui em angra a coisa tá feia, muito muito muito vento que parece que deita o telhado em baixo, com rajadas fortissimas e chuva muito forte!!

Boas,

Os record's de ONTEM/HOJE nos PE's da EDA (máximo vento instantâneo lido pelo operador a cada 30m):

Boca da Vereda - Flores - 133,2/118,8 km/h;
Pico da Urze - São Jorge - 108/165,6 km/h;
Terras do Canto - Pico - 104,4/126 km/h;
Serra Branca - Graciosa - 100,8/126 km/h;
Serra do Cume - Terceira - 72/122,4 km/h;
Figueiral - Santa Maria - 68,4/90 km/h.

Os Graminhais em São Miguel e a Lomba do Frade no Faial não tenho acesso aos dados neste momento (a partir de casa)... no Corvo não há!

Cumprimentos.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Relembro que durante a passagem do Gordon os record's corrigidos foram 217 km/h em Santa Maria e 152 km/h em São Miguel...

ATENÇÃO TRATAM-SE DAS MÁXIMAS RAJADAS REGISTADAS POR ANEMÔMETROS SITUADOS NO TOPO DE TORRES EÓLICAS!
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite

Aqui já chove desde as 18 h da tarde.
O mais significativo de momento é o vento que está a soprar forte mas nada que já não se tenha visto por estas paragens. A chuva é contínua e persistente mas não é forte, mas foi suficiente para voltar a fazer correr uma grota da minha zona que transbordou de um pasto e está correndo para as ruas com cor barrenta.

Este vento já arrastou alguns galhos e folhas pela estrada mas também nada de extraordinário que já não se tenha visto por cá.

Continua a chover e a ventar :rain:
 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Boa noite

Aqui já chove desde as 18 h da tarde.
O mais significativo de momento é o vento que está a soprar forte mas nada que já não se tenha visto por estas paragens. A chuva é contínua e persistente mas não é forte, mas foi suficiente para voltar a fazer correr uma grota da minha zona que transbordou de um pasto e está correndo para as ruas com cor barrenta.

Este vento já arrastou alguns galhos e folhas pela estrada mas também nada de extraordinário que já não se tenha visto por cá.

Continua a chover e a ventar :rain:

E mais uma vez agente aqui no norte fica a ver navios:angry::angry::angry: