Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Numa Vue dado o preço mais baixo já não deve compensar muito mandar vir dos EUA dada a burocracia da alfandega, desvalorização do € nos últimos tempos e a garantia inválida cá na Europa.

Numa Vantage Pro2 Plus toda artilhada com tudo e mais alguma coisa das que custam mil e muitos euros, aí sim, ainda compensa a poupança face às desvantagens, poupam-se centenas de euros.

Para a Vue as melhores opções na Europa hoje em dia parecem ser essa loja na Holanda e a Nautic espanhola dada a proximidade, o que é bom em caso de problemas, devolução de material, portes mais baratos, etc.

O logger não é apenas software, é hardware, sempre foi um truque um bocado imbecil por parte da Davis, não é o software que eles vendem, é a conectividade ao computador. Hoje em dia uma estação que custa umas centenas ou mesmo mais que um milhar de euros seriam uns trocos para eles a própria consola ter meia duzia de chips produzidos em massa para já se ligar à Net prescindindo até de computador. Mas já se sabe, as marcas boas dão-se ao luxo de vender as coisas assim, com extras.

Boas
E o "mercado paralelo" ainda não fez nada nesse sentido, que os perifericos da EM sejam bons, tudo bem....mas um "simples" cabo:surprise:
Faz-me lembrar os famosos cabos vag.com, começaram com valores de milhares...passado pouco tempo eram por valores de dezenas...até mais fiaveis e evoluidos;)
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boas
E o "mercado paralelo" ainda não fez nada nesse sentido, que os perifericos da EM sejam bons, tudo bem....mas um "simples" cabo:surprise:
Faz-me lembrar os famosos cabos vag.com, começaram com valores de milhares...passado pouco tempo eram por valores de dezenas...até mais fiaveis e evoluidos;)

É como tudo na vida, é posicionamento de uma marca em determinado segmento, nada tem de novo, a opção deles é um segmento de maior valor e qualidade. Como num automóvel qualquer de gama média ou alta, também pagas umas centenas ou milhares de euros por um GPS ou sistema de audio/video integrado, não obstante teres coisas equivalentes por uma ínfima parte do preço.

Mas em toda a rentabilidade do mix de produtos que vendem, o facto de ganharem mais numas coisas permite-lhes vender outras com qualidade superior, se calhar numa Vue simples só com consola não ganham muito, a rentabilidade vem de outras coisas.
E se são bem sucedidos, é porque a estratégia deles é correcta, pois competição e clientes não lhes faltam ;)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Não são bem só uns cabos, aquilo traz o chip de memória consigo também, isso e o software em si são os mais caros do kit. Por isso é que diferem das restantes estações, apesar de já haver pessoas que fizeram dataloggers para a Davis caseiros...
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
É como tudo na vida, é posicionamento de uma marca em determinado segmento, nada tem de novo, a opção deles é um segmento de maior valor e qualidade. Como num automóvel qualquer de gama média ou alta, também pagas umas centenas ou milhares de euros por um GPS ou sistema de audio/video integrado, não obstante teres coisas equivalentes por uma ínfima parte do preço.

Mas em toda a rentabilidade do mix de produtos que vendem, o facto de ganharem mais numas coisas permite-lhes vender outras com qualidade superior.
E se são bem sucedidos, é porque a estratégia deles é correcta, pois competição e clientes não lhes faltam ;)

Não deixo de concordar, no entanto com a situação de "crise mundial", grandes marcas, de varios e variados quadrantes, automaticamente vão perdendo essa estrategia... a evolução das coisas;) como em tudo;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não são bem só uns cabos, aquilo traz o chip de memória consigo também, isso e o software em si são os mais caros do kit. Por isso é que diferem das restantes estações, apesar de já haver pessoas que fizeram dataloggers para a Davis caseiros...

É, mas acredita que os chips a serem integrados na consola são uma ninharia a nível de custos, se calhar uns 5 ou 10 € hehe, o software esse é apenas desculpa, eles são uma empresa de hardware.

É apenas uma estratégia comercial integrada num leque de produtos e rentabilidades, ganham mais numas coisas, ganham menos noutras, etc, eu não gosto desse pormenor levado ao limite pois nos tempos que vivemos é um bocado absurdo vender-se uma estação de centenas de euros em que se tenha que comprar um extra para ligar ao PC, mas expliquei no anterior post que é uma coisa relativamente normal em segmentos de maior qualidade e valor, dei o exemplo do sector automóvel, são coisas que vemos todos os dias em muitas outras coisas.

Neste caso concreto não gosto porque nisso acho que até estão a ser um bocado estúpidos, pela nossa experiência vemos aqui todos os dias que uma das maiores dificuldades para muitos publicarem dados na Net é a necessidade de ter um PC sempre ligado ou outra solução, e os custos que isso acarreta, e hoje em dia a nível de hardware, ligar-se à Net (a um router) já poderia vir perfeitamente integrado na própria consola, não lhes custaria mais do que uns 20/30€ a nível de custos de fabrico... Que diabo, há impressoras hoje em dia que tem wi-fi que custam pouco mais do que 50/100€...

Se numa estação que custa 100€ ao consumidor final obviamente não é comportável, numa de 500/1000€ seria perfeitamente comportável. E nestas coisas gosto de dar o exemplo da Kodak, um dia eram os melhores na Fotografia, um dia até inventaram eles próprios a fotografia digital, foi um engenheiro da Kodak que inventou a fotografia digital, mas eles quiseram manter o mesmo modelo de negócio, abafaram a tecnologia digital para não prejudicar as áreas rentáveis do modelo deles (filmes, impressão, etc) e entretanto o mundo mudou e a Kodak foi à falência devido a uma coisa em que eles próprios foram os pioneiros mas não quiseram desenvolver. Talvez um dia destes a própria Davis com toda a sua reconhecida qualidade se "lixe" com estes pormenores um pouco parvos para os tempos que vivemos ...

Outra coisa que não gosto na Davis é a política comercial, eles continuam agarrados a um modelo demasiado tradicional que já não existe, conheço várias empresas portuguesas que tentaram vender cá estações da marca, e eles são demasiado exigentes e agarrados a conceitos antiquados de distribuição , dimensão de mercados e diferenciação de preços, e claro, devido a isso cresce cada vez mais o chamado "mercado cinzento" (mercado cinzento é um conceito que não se usa muito em Portugal, mas tem a ver com isto tudo, as importações paralelas, etc: http://en.wikipedia.org/wiki/Grey_market)

Mas que não restem dúvidas, eles vendem qualidade a bom preço. Um simples RS deles tem um custo de produção superior a um amontoado de chips e plásticos de umas quantas estações à venda por aí, algumas sem RS ou pseudo RS's nem deveriam estar à venda dado os erros que geram nas temperaturas num país de sol como é Portugal Mas por outro lado, acho que se regem por padrões antiquados, um dia destes aparece-lhes pela frente um competidor a sério e talvez se lixem ...
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Pessoal qual as melhores estações qualidade/preço que existem actualmente no mercado?
Estava a pensar numa aí entre os 200/300 euros que reunisse boa qualidade de material, precisão dos sensores, interface com pc, etc

Sei que há por aqui pessoal com muita experiência na matéria e que estão dentro da evolução deste tipo de material por isso pedia apenas 2 a 3 no máximo para poder comparar.

Sei que volta e meia aparece este tipo de pergunta por aqui, mas pronto, com a experiência e conhecimento de alguns membros sempre posso poupar algum tempo em pesquisas e evitar que no fim fique mal servido :D
 

Aventureiro75

Cirrus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
19
Local
Moita
Boas Pessoal do meteopt.com, gostaria de saber se é possível comprar os vários objectos de uma estação meteorológica em separado, em vez de comprar a estação completa.
Por exemplo o meu sensor de vento parte-se devido a um temporal, gostaria de saber se é possível comprar só esse mesmo sensor de vento, em vez de estar a comprar uma nova estação.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Boas Pessoal do meteopt.com, gostaria de saber se é possível comprar os vários objectos de uma estação meteorológica em separado, em vez de comprar a estação completa.
Por exemplo o meu sensor de vento parte-se devido a um temporal, gostaria de saber se é possível comprar só esse mesmo sensor de vento, em vez de estar a comprar uma nova estação.

Tudo depende da marca e que tipo de estação é, mas aviso já que é complicado.
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Boas Pessoal do meteopt.com, gostaria de saber se é possível comprar os vários objectos de uma estação meteorológica em separado, em vez de comprar a estação completa.
Por exemplo o meu sensor de vento parte-se devido a um temporal, gostaria de saber se é possível comprar só esse mesmo sensor de vento, em vez de estar a comprar uma nova estação.

Viva, sei que nas Davis isso é possível, nas oregon acho que também, as restantes não sei.
 

NBiscaia

Cirrus
Registo
20 Set 2012
Mensagens
20
Local
Sameiro. 640m
Boas pessoal sou novo por aqui e queria pedir a vossa ajuda, estou para comprar uma estação Meteorologica com interface Pc e que permita guardar dados e afins... Estava a pensar nesta "La Crosse WS2350
Complete Home Weather Station" mas como perceob pouco do assunto gostava de saber a vossa opinião e sobre lojas ou sites onde possa comprar..
BGD..
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Viva!
Para uma situação muito específica, precisava de encontrar uma solução fixa que permita, unicamente, obter as leituras de direção e intensidade do vento, e temperatura; não há necessidade de parâmetros como humidade e precipitação, nem armazenamento e/ou ligação PC.
Ainda pensei numa VUE, mas como a HR e precipitação não interessam e ficará possivelmente fora de orçamento, estava à procura de outra solução.
Alguma sugestão?
Cumps
 

Aventureiro75

Cirrus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
19
Local
Moita
Boa Tarde pessoal, obrigado pela dúvida que me ajudaram a tirar, é que neste momento estou a precisar de um novo pluviômetro, porque aquele que eu tenho, tem o copo partido, e neste momento está a chover e ele não acusa nada, por isso queria saber se vendem separado e aonde posso comprar dessa forma.
É da marca Oregon.