Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Parece-me já não haver grandes dúvidas que a partir de dia 18 pelo menos durante 4/5 dias teremos instabilidade com entradas de NW, resta saber como é costume se as depressões descem um pouco mais a sul e condiciona mais significativamente as regiões mais a sul ou se será apenas mais "consistente" no norte e centro...

Não vejo assim grande diferença entre os dois principais modelos, pelo menos até ao dia 21/22 de Outubro...faltam apenas acertar com exactidão alguns pormenores...mas contem com chuva que parece quase milagroso ela não chegar já até ao próximo fim de semana...
 


Dinis93

Cirrus
Registo
18 Ago 2012
Mensagens
33
Local
Cela (Alcobaça)
Oh meu Deus, o que é isto que os meteogramas propõem a no fim de semana que vem?

acq5t.png


Bem... isto seria chuva demais, duvido que fizesse bem. :unsure:

- - - -

Quanto a esta semana que vai começar, finalmente será uma semana interessante, sem chuva demais e com temperatura realmente de outono. :)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Oh meu Deus, o que é isto que os meteogramas propõem a no fim de semana que vem?

acq5t.png


Bem... isto seria chuva demais, duvido que fizesse bem. :unsure:

- - - -

Quanto a esta semana que vai começar, finalmente será uma semana interessante, sem chuva demais e com temperatura realmente de outono. :)

Acumulados na ordem dos 40mm em 3horas não parece ser nada de outro mundo desde que não se arraste muito mais que esse período de tempo...foi como já disseram aqui...alguns locais podem em 2 dias chegar facilmente aos 100mm de acumulado...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Bom dia, na run de hoje continuam enormes incertezas a partir de Quarta Feira, e apesar de cada vez mais perto, os modelos não se entendem, que apesar de tudo os modelos tirando o ECM (tá muito estranho este ano, sempre com enormes saltos entre runs ao contrário de outros modelos), todos os outros dão um padrão muito instável, a partir de Quarta Feira, em especial a Norte e Centro, mas com o sul também seria bem contemplado.

Quanto ao ECM esta run foi um desastre para nós ao dar apenas chuva para Sexta e sem um padrão de circulação.

Depois no final da run venha algum calor e tempo seco no ECM, bahhh ... grandes saltos !

Então vê lá agora a run das 06 do GFS dia 23 tens o AA em cima tanto com o GFS como o ECM. Eu acho ainda melhor o ECM, porque aquela depressão que aparece a sul dos Açores como está no ECM certamente virá para cá e como o GFS a coloca fica pelos Açores e nada mais.

Nós nem sabemos o que vai ocorrer esta semana, quanto mais estar a falar em coisas que estão no 2º painel e mudam em todas as runs. Esta run do ECM está melhor que o GFS, desastre para mim, era a run do ECM não dar nenhuma precipitação e ela dá logo não vejo nenhum desastre.

Aliás, a precipitação da run das 06 para Olhão coloca cerca de 25 mm, até sábado, já o ECM anda à volta disso também não vejo assim tanta discrepância nem tantos saltos como tu referes ao ECM que anda aos saltos.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A divergencia tem a ver com o Rafael...

O GFS intensifica-o mais, sendo que depois ao transitar para extratropical ficaria a alimentar uma depressao na terra nova, enviando para cá um impulso no jet e consequente aprofundar do cavado cá...e segundo o GFS06z esse impulso viria acompanhado á superficie de uma bolsa secundaria de ar quente, resultando numa ciclogenese a oeste.

O ECMWF nao dá tanta expressao ao Rafael nem á depressao na terra nova...o que resultaria num cavado a gerar-se mais no Atlc central, fortalecido pela absorcao do Rafael...

( Desculpem a gramatica...estou em viena num pc qwertz)
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
A divergencia tem a ver com o Rafael...
...
( Desculpem a gramatica...estou em viena num pc qwertz)

Deixa lá os acentos, compreendemos perfeitamente.
Aprecio a tua participação, tal como de outros elementos. Sabendo menos ou mais, usando linguagem comum ou jargão técnico... tanto faz. Desde que não entrem em depressão psicológica pelas desilusões dos modelos a 190h (mas quem é que se ilude com isso?)

Há discrepância entre modelos? Pois há. Sempre haverá mas neste momento parece-me serem discrepâncias "menores".

Há uma coisa que me parece clara: A sinótica muda!
Vamos entrar no Outono exatamente, quando tal costuma acontecer: final de outubro.

Perfeitamente normal. Consensual? que dizem?

abraço a todos
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Desculpem a gramatica...estou em viena ...

Em Viena .... Hummm ... Está perdoado! ;)

Aposto que já viram todos o que diz o Windguru para a próxima semana. Parece-me um excesso. Mais que muito de tudo. :confused: Favor confirmar com máxima brevidade. Necessito tomar decisão sobre aquisição de galochas :cool:
Desculpem o off topic mas estou a trabalhar e apeteceu-me desligar a ficha por breves instantes.

Marques de Pombal, céu azul com algumas nuvens, vento fraco, 20ºC
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Então vê lá agora a run das 06 do GFS dia 23 tens o AA em cima tanto com o GFS como o ECM. Eu acho ainda melhor o ECM, porque aquela depressão que aparece a sul dos Açores como está no ECM certamente virá para cá e como o GFS a coloca fica pelos Açores e nada mais.

Nós nem sabemos o que vai ocorrer esta semana, quanto mais estar a falar em coisas que estão no 2º painel e mudam em todas as runs. Esta run do ECM está melhor que o GFS, desastre para mim, era a run do ECM não dar nenhuma precipitação e ela dá logo não vejo nenhum desastre.

Aliás, a precipitação da run das 06 para Olhão coloca cerca de 25 mm, até sábado, já o ECM anda à volta disso também não vejo assim tanta discrepância nem tantos saltos como tu referes ao ECM que anda aos saltos.

A discrepância tem a haver com o cavamento das depressões, nomeadamente na de Quarta, que é onde existe maior discrepância entre modelos no dia de hoje.
O de Sexta ou Sábado no dia de hoje segundo os modelos (tirando esta run do GFS das 6h) daria um optimo sistema frontal em ambos os modelos do GFS e ECM !

Após isso começam as discrepâncias, mas acho que se pudesse escolher, escolhia o GEM, loooolll
 

Dinis93

Cirrus
Registo
18 Ago 2012
Mensagens
33
Local
Cela (Alcobaça)
Acumulados na ordem dos 40mm em 3horas não parece ser nada de outro mundo desde que não se arraste muito mais que esse período de tempo...foi como já disseram aqui...alguns locais podem em 2 dias chegar facilmente aos 100mm de acumulado...

Ah bom, assustei-me... pensei que fosse um montante um pouco demais!
Obrigado pela explicação. :)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Ah bom, assustei-me... pensei que fosse um montante um pouco demais!
Obrigado pela explicação. :)

Segundo a escala de intensidade de precipitação...40mm dividindo por 3 daria cerca de 13,333(..)mm por hora que será classificado como chuva forte (entre 10mm a 50mm horários)...

Mesmo assim é considerável...embora ainda haja um grau acima que considere precipitação violenta acima dos 50mm horários, valores mais perto desse seriam bem perigosos...mas como tudo depende do espaço de tempo...pode em 3h chover 40mm, sendo que 35mm caíram em pouco mais de 30minutos e 5mm no resto do tempo...é tudo relativo:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde, estão com saudades do Verão ?

Pois de acordo com as ultimas actualizações dos modelos no dia de hoje, parece que o sol e o calor adora-nos e parece ter regresso marcado para o próximo fim de semana.

Primeiro dá-se tudo, depois tira-se metade, e depois se calhar sobram as migalhas e por isso esperemos que o dia de amanhã, reponha o que foi tirado no dia de hoje, isto claro senão tirarem ainda mais do que tiraram no dia de hoje.

Refiro-me ás regiões mais a sul, obviamente !
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Se uma iso 5 é calor, então não sei.
iV161.png


A tendência será de chuva na próxima semana, com quantidade variável entre saídas, mas calor é coisa que dificilmente virá.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se uma iso 5 é calor, então não sei.
iV161.png


A tendência será de chuva na próxima semana, com quantidade variável entre saídas, mas calor é coisa que dificilmente virá.

No padrão do GFS o calor chega um pouco mais tarde, cerca das 240 horas, a chuva chegaria ao sul na Quinta Feira, e talvez alguns aguaceiros na Sexta, e depois a dorsal subiria para cima de nós.

No padrão do ECM o calor chega muito provalvelmente no proximo Domingo, porque a depressão migra para os Açores e nesse caso a dorsal sobre mais rapidamente sobre nós.

Obviamente isto não é um cenário definido, muito pelo contrário (espero eu !) mas é aquilo que mostram os modelos hoje.

Apenas uma ressalva, o ECM a 32 dias mostra uma tendência para temperatura acima da média em todo o território nas 2 semanas seguinte a esta que segue, obviamente pode ocorrer muitas falhas na previsão mas é um cenário que me preocupa, porque dificilmente ficaria ligado a um cenário de chuva