Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2012

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
boas,

agora pela zona oeste da ilha terceira, cai apenas uns pingos grossos, nada de especial. O vento começa a soprar com algumas rajadas mais fortes, mas nada fora do normal..

Atenção à madrugada e inicio da manhã que poderá ser complicada em algumas ilhas...
 


Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
dbmo15.jpg
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa noite, estou aqui!;)

Amanha ja pela madrugada e inicio de dia com o nascer do sol, havera precipitacao com alguma intensidade, principalmente eventos convetivos e orograficos zonas altas e intermedias da ilha e mais expostas pelo vento SW.

Mas nao se preocupem que ainda os solos tem capacidade de absorver uma boa parte da precipitacao que se acumulara, apartida havera precipitacao continua durante pelo menos 12h, se nao existir grandes picos de 25mm ou mais numa hora nao representara problemas de maior, mas se este facto acontecer existira alguns problemas nos vales onde se verificarao incendios em julho, e os cursos de agua juntos a esses ditos vales terao uma pressao extrema em escoar toda agua caida em curto de espaco de tempo. Mas espero que dita situacao nao aconteca, prever estas situacoes nao sao faceis, devido das proprias dinamicas das nuvens convetivas junto a interacao da orografia.


Aguardemos e a fazer o seguimento pelo nowcasting [sat 24 ], devido o unico instrumento que podemos usar para observacao e anticipacao dos factos dos poucos minutos para acao acontecer... Por isso a prevencao deve ser essencial e nao levantemos alarmismos... Por isso [ guerra avisada nunca mata um soldado...]

Desculpem pela escrita, isto no ipad, eu ficou atrofiado... O carregador do meu portatil ja la foi e foi obrigado a usar este meio...
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
ola Alex o Stormy fala em precipitacao nos valores de 80mm /3h senão mais nas zonas mais altas.

Ola,

De fato se esta situacao acontecer sera muito complicado os cursos de agua escoar tal acumulacao em um curto de espaco de tempo, oxala nao aconteca, devido a grave erosao que alguns vales sofreram nos incendios, principlamente nas serras a leste do Funchal e Santa Cruz, digo.te que a estrada da Camacha para Santo da Serra existem grandes extensoes de terra queimada e despidas, ja nas ultimas precipitacoes ja se verificaram alguma exurradas e desprendimentos de pedras....

Mas vamos la aguardar atentamente e com muita calma :)

Tambem me esqueci de alguns vales de zonas altas e intermedias dos concelhos da Calheta e Ribeira Brava, principalmente na Serra de Agua.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Ola,

De fato se esta situacao acontecer sera muito complicado os cursos de agua escoar tal acumulacao em um curto de espaco de tempo, oxala nao aconteca, devido a grave erosao que alguns vales sofreram nos incendios, principlamente nas serras a leste do Funchal e Santa Cruz, digo.te que a estrada da Camacha para Santo da Serra existem grandes extensoes de terra queimada e despidas, ja nas ultimas precipitacoes ja se verificaram alguma exurradas e desprendimentos de pedras....

Mas vamos la aguardar atentamente e com muita calma :)

Hoje no Funchal já havia algumas pessoas preocupadas pois diziam que seria algo semelhante com o 20 Fevereiro:confused:ainda há muito gente com essas memorias
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
é impressao minha ou estou a ver a run errada:9 mas o Hirlam coloca a precipitacao a passar a norte da ilha?


edit: chove forte aqui na zona alta sao roque
 

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Boa Noite a todos os utilizadores do fórum e que tudo corra pelo melhor tanto aqui nos Açores como na Madeira e Porto Santo assim como no Continente ...

Aqui na cidade de Angra do Heroísmo tem estado durante todo o dia um tempo muito cinzento e chuvoso ...
Estive hoje à tarde ao pé do mar e a ondulação era significativa e já chegava alguma água à Estrada da Rocha na baixa da cidade ...

Neste preciso momento em que escrevo recomeçou a chover por aqui e o vento também está com rajadas fortes ...

Até agora um típico dia de Inverno e mau tempo mas felizmente sem consequências pessoais aqui na ilha ...

Esperemos que continue assim e que nas restantes ilhas do grupo central onde tem chovido ainda mais as coisas também não piorem já que pelo que tenho acompanhado aqueles solos estão bastante voláteis e saturados ...

Caso alguma situação complicada acontecer nessas ilhas por favor se conseguirem digam algo já que tenho familiares e amigos pelas ilhas do triângulo e com as situações que aconteceram é normal alguma apreensão ...

Saudações Açorianas a todos e que tudo corra pelo melhor e sem nenhuma situação trágica ...
 

Aero

Cirrus
Registo
26 Set 2011
Mensagens
35
Local
Horta / Nazaré
No Faial chove a bom chover e a intensidade aumenta cada vez mais! O GFS mete neste momento mais de 120mm em 24h na sua previsão. Ontem durante duas horas, de acordo com o IM caíram quase 40mm.

Pelos modelos apenas o GFS e O ECMWF metem o grosso da precipitação cá por cima, mas os outros modelos metem a passar a sul, mas com pouca diferença. Pode ser que assim seja e não nos atinja, já que ontem já houve estragos na Ilha do Pico com duas famílias desalojadas.

Resta desejar que tudo corra pelo melhor, seja nos Açores, Madeira, Continente e costa este dos EUA.