Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não percebo porque estão os modelos este ano a falhar a tão curto prazo:(

Modelos meteorológicos que modelam toda a superfície do globo terrestre, falham a previsão de precipitação por 200 km. Não creio que seja uma falha grande, pior é quando não metem precipitação em lado nenhum e ela ocorre. Não se pode contar que os modelos acertem exactamente na localização da precipitação.
Neste evento a grande falha foi do IM, cedo se percebeu que a principal zona de instabilidade iria entrar alguns km a sul do que estava modelado, e não se alteraram as localizações dos avisos.
Faltou nowcasting, pois o lógico seria o lançamento de aviso laranja nos distritos de Setúbal, Évora e Beja, logo às 20h, quando ficou evidente que ia passar tudo mais a sul.
 


meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Modelos meteorológicos que modelam toda a superfície do globo terrestre, falham a previsão de precipitação por 200 km. Não creio que seja uma falha grande, pior é quando não metem precipitação em lado nenhum e ela ocorre. Não se pode contar que os modelos acertem exactamente na .
Percebo tudo o que dizes.Mas não me lembro de um falhanço destes por aqui nos últimos tempos..
Preverem chuva forte para a noite numa zona,e praticamente não chover..E só chover a sério 200km abaixo..Aliás,acho que nem foram 200 km abaixo.Acho que estava previsto chover bem até à zona de Peniche ou não?
Pelo menos está a chover no Sul. :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não gosto de bater sempre na mesma tecla, mas é que não se trata de chover a 200 km de distância, se darem chuva para Faro e chover em Lisboa a 6 horas de distância não tem nada de normal, apenas a titulo de exemplo ....

E mesmo olhando a outros modelos ás 00h nem um acertou sequer, o que ainda ficou ligeiramente mais próximo foi o Hirlam.
Penso que isto se deve á faixa de precipitação estar a ser mais estreita do que aquilo que indicavam os modelos, do mesmo modo que eu não esperava chuva tão cedo aqui no Algarve hoje nem que ela terminasse tão cedo.

Além disso este é somente mais um evento em que isso acontece este ano, pois preveem mal a longo prazo, medio e mesmo a curto prazo ....

EDIT: A verdade é que os modelos lidam mal com choque de massas de ar, sistemas tropicais incorporados nestas bandas do globo e ponto final, por serem os mais dificeis de modelar, verdade seja dita ....
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Percebo tudo o que dizes.Mas não me lembro de um falhanço destes por aqui nos últimos tempos..
Preverem chuva forte para a noite numa zona,e praticamente não chover..E só chover a sério 200km abaixo..Aliás,acho que nem foram 200 km abaixo.Acho que estava previsto chover bem até à zona de Peniche ou não?
Pelo menos está a chover no Sul. :)

Houve um modelo que modelou bastante bem o evento, o NAE, mesoscalar inglês:

Ql5ZH.gif


De todos que consultei, foi o único que acertou na localização da área de maior precipitação. Os restantes falharam por cerca de 100/200 km, não se pode considerar um falhanço muito grande. Globalmente, acertaram na existência da linha de instabilidade, no sentido do seu deslocamento, e de grosso modo acertaram nas quantidades, apenas falharam um pouco (de modo relativo, 200 km em toda a superfície terrestre é nada) na localização.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas,
E os períodos de possível trovoada?
Ainda se mantém?

Devido á presença de ar muito humido, poderemos ter nuvens de trovoada...mas sem trovoada, ou com pouca.

Basicamente, com ar tropical é mais dificil ocorrer trovoada mesmo que as nuvens de trovoada lá estejam.

Por outro lado, mesmo que não ocorra ou seja esparsa, isso não quer dizer que não haja células localmente mais fortes com capacidade de deixar á mesma bastante chuva ou rajadas de vento...tal como o ESTOFEX avançou na analise deles.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
Nós, no Algarve já estamos vacinados contra erros nos modelos, porque aqui eles erram mais do que no resto, e quantas vezes nos lamentamos que a chuva foi toda para a Espanha.

Analisando, o ECM ontem, é certo que falhou no intervalo das 18h-06h, porque choveu mais a sul do previsto, mas na quantidade de precipitação não falhou acertou, ainda ontem à tarde aqui no Algarve, o ECM previa chuva a partir das 14 horas segundo o Foreca e ele começou a chover a essa hora e a quantidade era de 12 mm até às 18 horas, eu registei cerca de 15 mm.

A próxima noite no Algarve poderá ser bem chuvosa segundo o ECM.

Outro caso, foi a 18 de Maio de 2011, lembro-me de ver o Aladdin a colocar uma mancha de precipitação forte a oeste de Aljezur no mar, no dia seguinte, a mancha que esse modelo previa caiu em Faro e Olhão. :D
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Nós, no Algarve já estamos vacinados contra erros nos modelos, porque aqui eles erram mais do que no resto, e quantas vezes nos lamentamos que a chuva foi toda para a Espanha.

Analisando, o ECM ontem, é certo que falhou no intervalo das 18h-06h, porque choveu mais a sul do previsto, mas na quantidade de precipitação não falhou acertou, ainda ontem à tarde aqui no Algarve, o ECM previa chuva a partir das 14 horas segundo o Foreca e ele começou a chover a essa hora e a quantidade era de 12 mm até às 18 horas, eu registei cerca de 15 mm.

A próxima noite no Algarve poderá ser bem chuvosa segundo o ECM.

Outro caso, foi a 18 de Maio de 2011, lembro-me de ver o Aladdin a colocar uma mancha de precipitação forte a oeste de Aljezur no mar, no dia seguinte, a mancha que esse modelo previa caiu em Faro e Olhão. :D

Pelo que vi da previsão do ECM, este modelo falha na previsão da precipitação para o dia de hoje, nomeadamente para esta manhã e ínicio da tarde que se avizinha.
Há instabilidade a afectar o litoral oeste/sul e grande parte do Algarve que não vem contemplada na previsão. Aliás este modelo mete grande parte da precipitação em Portalegre/Castelo Branco. Pode ser que acerte para mais logo...

Bom tive agora a ver as cartas do GFS e este modelo prevê a formação de uma cut/off a sudoeste lá para Quinta/Sexta. Não estamos muito longe..., o que acham?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
Previsão do Foreca para Olhão:

13958028_Ed6ml.jpeg


Prevê trovoada para a próxima madrugada entre 1 horas e as 6 horas.
 
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
45
Local
Beja
a noite foi de chuva forte, mas a madrugada acabou por ser calma por aqui. De manha voltou a chover com intensidade no periodo entre as 10 e as 13h. Será que vem mais? Ar muito humido e 20ºC. Parece que estamos no Panamá ou na Guatemala :lmao: