Seguimento Sul - Novembro 2012



trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Bom mas que belo evento este! Pelo menos aqui nesta zona os terrenos já ensoparam bem. Na zona onde tenho a Quinta perto de Quarteira que é um terreno de areia, estão lá as marcas das "piscinas" que fez e a marca da água que entrou por uma ponta do terreno e saiu na outra ponta. A última vez que tal aconteceu foi a 18 de Maio de 2011.
Amanhã vou até à serra e espero ver já alguma água nas ribeiras, a ver vamos.

Quanto ao Alentejo, aquela linha de instabilidade que atravessou de madrugada era de facto notável. É pena os estragos mas parece que Évora sofre sempre desse mal sempre que chove um pouco mais. Quanto ao Pingo doce, não se preocupem porque com o dinheiro que poupam na Holanda dá para reparar os estragos sem problemas:D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado, com chuva forte a muito forte entre as 11 horas e as 12 horas.

Máxima: 21.7ºC
mínima/actual: 16.4ºC

Precipitação: 21 mm

Este mês, levo até agora um acumulado de 62 mm.
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Aqui tenho uma prova como o interior do sotavento algarvio não está a ver a água que desejavam, hoje em (giões) acordei cerca das 9h com chuva forte mas relativamente efémera, mesmo assim deu pra encher pequenas linhas de água.. Pensando eu que vinha mais fui até ao vascão a hora de almoço e tirei estas fotos!

8OwX4.jpg


jez0k.jpg



Ainda não corre nada, o melhor que vi foi o pequeno caudal de um barranco a chegar naquele momento à ribeira mas só deu pra encher poças em zonas mais fundas! No entanto a cerca de 50/60km mais a Norte já no concelho de Castro Verde salvo erro, o cenário já era este na ribeira de Terjes e Cobres..

nS4qx.jpg


7sbv1.jpg
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Aqui tenho uma prova como o interior do sotavento algarvio não está a ver a água que desejavam, hoje em (giões) acordei cerca das 9h com chuva forte mas relativamente efémera, mesmo assim deu pra encher pequenas linhas de água.. Pensando eu que vinha mais fui até ao vascão a hora de almoço e tirei estas fotos!

Penso que desta vez a precipitação deve ter rondado os 50mm ou mais na zona da serra do Caldeirão mas no entanto foi praticamente as primeiras chuvas a sério nessa região desde há um ano. Já deve haver alguma água a descer a serra mas tem de vencer uma grande "inércia". A ribeira do Vascão tem muitos obstáculos, grandes pegos que deviam estar praticamente secos e a aliar a isso os solos estavam ainda muito sedentos na região.
A bacia do Cobres e do Terges deve ter visto mais precipitação nestes últimos dias, e as imagens comprovam-no:thumbsup:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Aqui tenho uma prova como o interior do sotavento algarvio não está a ver a água que desejavam, hoje em (giões) acordei cerca das 9h com chuva forte mas relativamente efémera, mesmo assim deu pra encher pequenas linhas de água.. Pensando eu que vinha mais fui até ao vascão a hora de almoço e tirei estas fotos!

8OwX4.jpg

O Vascão ainda é um uadi... :)

Belos molhos de esparto ou pelo menos parecem ser esparto... :D
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

É bom ver que a chuva tem aparecido num ressequido Sul.
Logo pela manhãzinha:D, verifiquei no sítio do IM que tinha havido precipitação forte, numa linha entre Sines, Évora e Elvas, em crescendo, tudo na mesma hora: Sines com 10 mm, Évora com 19 mm e Elvas com 21,1 mm.

Quanto às ribeiras da zona: naturalmente demoram a encher. Muita secura, muitos poços espalhadas nos leitos, poços estes que tem primeiro que encher para que a restante água progride na direcção da foz. Com a precipitação prevista para os próximos dias, aliada à já caída, certamente terão muitos motivos para obterem imagens de caudais apreciáveis (tendo em conta a seca que aí grassa).

Que esta chuva dê ânimo meteorológico a todos - o outono ainda vai a meio e poderemos ainda ter bons motivos para sorrir:thumbsup:
 

Marcos André

Cumulus
Registo
24 Dez 2010
Mensagens
145
Local
Barrô-Águeda (52m); Évora, Portas de Aviz (272m)
Os prejuizos foram mais que muitos, para muitas lojas e familias, infelizmente.

Felizmente para mim e para os meus os danos foram nulos, a forte trovoada que se abateu (era com cada estouro que só visto!) tirou toda a gente da cama às 6h da manhã de um domingo, as pessoas sairam à rua e tiveram tempo de meter a salvo as casas, carros e animais! :hehe:

O pingo doce com prejuizos foi o grande, a antiga Feira-Nova...

Isto foi contado pelos bombeiros que chegaram à minha rua com 1h30m de atraso, não havia mãos a medir.


Boa noite

De fato a noite em Évora foi bem agitada mas só o comprovei quando sai de casa por volta das 13horas. Água quase nenhuma mas montes de areia pelas ruas era o que mais havia. No centro de emprego era bem visível que a água tinha entrado e à porta estava um grande monte de areia.
Moro a mais ou menos 300metros do largo Luís de Camões e deveria estar a dormir que nem uma pedra. não senti nada. Só de manha reparei numa coisa um pouco anormal... Estava alguma água ao pé do fogão, só depois de ter saído à rua é que associei. quando vi as imagens de radar do im é tomei consciência da noite que me tinha passado ao lado.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

O dia amanheceu mais frio hoje, com a mínima da noite a descer aos 9,6ºC e neste momento estão 13,2ºC.

Este evento deixou alguma chuva por cá, totalizando nos três dias 34,2mm. Já não foi mau, mas comparando com alguns locais aqui do Algarve, podia ter sido um pouco melhor.