Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2012

marco_antonio

Cumulus
Registo
27 Dez 2010
Mensagens
134
Local
funchal
Não quero de todo ser alarmista nem fazer show off...e aviso que não sou meteorologista, pelo que na duvida há que contactar orgãos oficiais.

Mas devo dizer que pelo que vejo no sat...estou um pouco preocupado..

Como referi nas minhas previsões na 5f, a RAM está sob uma situação propicia a episodios de chuva por vezes forte, pelo menos até 3f a meio do dia.

A questão é se as células acertam ou não na ilha...para já teem falhado...mas pelo que vejo no sat agora, pode ser que esta noite não falhem..


pelo que se percebe dificilmente irá falhar a tua previsao:D:thumbsup:cumprimentos
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O IM desta vez esteve muito bem com os alertas laranja, agora das 00 ás 09h de hoje..mesmo muito bem!

Os modelos iam prevendo precipitação forte proximo á RAM, no entanto sem atingir a região directamente, e os senhores meteorologistas provavelmente decidiram activar o alerta pelo sim pelo não.

E como se está a ver, temos agora bastante actividade em torno á Ilha...isto demonstra o quão faliveis os modelos podem ser especialmente em situações convectivas.

É uma das razões pelas quais eu tambem coloquei aquele post na 5f...peço sinceras desculpas caso achem que foi exagerado/catastrofista...não é de todo a intenção...a questão é que aquilo que eu via nos modelos deu-me a impressão de que seria sorte a mais tanta célula falhar a RAM..
Sucede que de facto as células falharam...e portanto peço descupla pelo exagero que foi o post.

No entanto..ao que parece..hoje finalmente uma parte da minha previsão vai-se concretizar...ao menos já não é nota 0:lol:
 

caboz

Cirrus
Registo
3 Fev 2010
Mensagens
11
Local
camacha
A SW vislumbra-se ha bastante tempo uma intensa actividade electrica , quase a cada cinco segundos ...
mas som de trovôes nada
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
O IM desta vez esteve muito bem com os alertas laranja, agora das 00 ás 09h de hoje..mesmo muito bem!

Os modelos iam prevendo precipitação forte proximo á RAM, no entanto sem atingir a região directamente, e os senhores meteorologistas provavelmente decidiram activar o alerta pelo sim pelo não.

E como se está a ver, temos agora bastante actividade em torno á Ilha...isto demonstra o quão faliveis os modelos podem ser especialmente em situações convectivas.

É uma das razões pelas quais eu tambem coloquei aquele post na 5f...peço sinceras desculpas caso achem que foi exagerado/catastrofista...não é de todo a intenção...a questão é que aquilo que eu via nos modelos deu-me a impressão de que seria sorte a mais tanta célula falhar a RAM..
Sucede que de facto as células falharam...e portanto peço descupla pelo exagero que foi o post.

No entanto..ao que parece..hoje finalmente uma parte da minha previsão vai-se concretizar...ao menos já não é nota 0:lol:

Da minha, não tenho nada para criticar, mas sim para elogiar e agradecer das tuas excelentes análises...:thumbsup:

ps: Por enquanto pela zona leste, sigo apenas com chuva fraca e nenhuma trovoada até o momento.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Bom dia,

Pelas 4:10 desta madrugada caiu um pé de água forte, onde acumulei 16,4mm numa hora, e se concentraram principalmente durante 15 a 20 minutos a sua maior intensidade, contei 17 trovões e mais de 20 clarões, entre às 4h e 4:30h .

Entretanto o acumulado desde às 00h já esta nos 23,9mm, nada mau!!!

A pouco o céu começo abrir, depois de períodos de chuva fraca a chuviscos, já existem boas abertas de momento.

Mas atualmente pelo sat24 visualizou uma célula em formação pelo NO que parece que tende a virar para nós, na próxima hora... vamos ver se atinge ou não!!!, estamos entrar num período pós passagem, e vamos ter chuva fraca nas próximas horas, típico de uma pós frente fria.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Cinco feridos e quatro casas destruídas em várias derrocadas na Madeira

Publicado às 09.16

JN


Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas e quatro casas destruídas devido às fortes chuvas que se abateram sobre a região norte da Madeira, durante a madrugada desta segunda-feira. Três das vítimas procuravam ajudar passageiros de um carro levado por uma derrocada.

O balança de uma noite de chuva intensa da madrugada foi feito, às nove horas desta manhã, pelo presidente da Câmara de Porto Moniz, na Madeira. "Pelo menos três habitações, na freguesia da Ribeira da Janela, e uma no Seixal, foram destruídas", disse Valter Correia.

"Felizmente, as pessoas foram alertadas conseguiram sair a tempo. Não há vítimas a lamentar, mas estas pessoas perderam tudo o que tinham", disse o presidente da Câmara de Porto Moniz, em declarações à SIC Notícias.

No entanto, uma derrocada apanhou um carro, onde seguiam duas pessoas. Um grupo de populares ajudou os passageiros do carro, mas foram todos apanhados por outra derrocada. "Cinco pessoas ficaram feridas, uma com gravidade", disse Valter Correia.

O presidente da Câmara de Porto Moniz estava a ponderar a hipótese de requisitar um helicóptero para evacuar os feridos de estão no Centro de Saúde de Janela, porque " por estrada é impossível".

Segundo Valter Correia, "há várias máquinas no terreno, também de empresas de construção, a limpar as estradas". Um processo demorado e arriscado, "feito com cuidado para que não haja vítimas", que não estará concluído antes da hora de almoço.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2866049