Seguimento Sul - Novembro 2012

Marcos André

Cumulus
Registo
24 Dez 2010
Mensagens
145
Local
Barrô-Águeda (52m); Évora, Portas de Aviz (272m)
Boas vizinho.

Tenho a dizer que tens um sono bastante pesado, não sei como é que não acordaste com aqueles trovões fortíssimos, houve um que dei um salto enorme, e os vizinhos na rua idem, ninguém estava à espera de tal trovão e de tal tempestade... Foi muito forte mesmo.
Inclusivé mandei SMS aos meus amigos (que é tudo malta nova e que muitos tinham ido sair à noite e deitado-se há menos de 1h :lol:) e estava tudo acordadinho com o temporal...

Foi uma noite diferente... Pena mesmo quem viu as suas habitações a ficarem danificadas com a chuvada.

Felizmente, o meu caso, foi apenas o carro com água pelas portas, não entrou água quase nenhuma para o interior, mas ainda cheira a humidade que tresanda. :mad:


Olá

Pois eu não senti nada. Eu acho que foi porque não estava a contar com tanta gravidade e fui dormir descansado.
Eu por a caso já estava a dormir à algum tempo. mais valia ter saído. Eu gosto muito de ver este tipo de fenómenos.

Já esta de novo em alerta amarelo o sul do país.

Hoje o dia foi fresquito com 18º de max. neste momento estão lá fora 12,5º.
vento fraco.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esa noite não ouvi nada .... apenas alguma chuva, sem nada de especial, agora de amanhã é que reparei que tinha chuvido mas apenas cerca de 7,4 mm, enquanto Faro hoje leva cerca de 16 mm !

Já há algumas horas que não chove, mas a sul do Algarve está uma mancha bem compacta e com chuva que deve chegar aqui dentro de cerca de 1/2 hora ou 1 hora !

Para esta tarde está previsto vento forte de sul, trovoada e chuva intensa !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Cai forte em Faro, segundo a estação de Turismo.
De momento o rain rate é de 84mm/h.

A estação segue com 22mm acumulados desde as 0h.

Por aqui chegou agora ( de forma intensa ), e neste momento ficou muito escuro e chove muito forte ....

Pela imagem de radar as proximas duas horas será o sotavento o mais afectada !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, acabou de cair uma boa chuvada e agora está mais claro. Sigo com 13 mm acumulados, até ao momento. Eu queria era ter 100 mm num dia, esse é o meu sonho, até Porto Santo teve mais de 100 mm num dia. :D:rolleyes:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
isto está muito fraco, parecia vir alguma coisa de jeito mas ao contrário do modelado tudo foi parar a Espanha como sempre .....
Mas segundo o ECM o mais interessante seria agora para a tarde, e por isso aguardemos, pois o Hirlam tem sido um desastre até agora !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Será que vale a pena continuar a seguir este modelo ...

Isto era o que era suposto, ter acontecido segundo este modelo, digamos que o modelado encontra-se na zona de Cadiz !
Falhou por uns 400/500 km apenas coisa pouca !


Uploaded with ImageShack.us
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Será que vale a pena continuar a seguir este modelo ...

Isto era o que era suposto, ter acontecido segundo este modelo, digamos que o modelado encontra-se na zona de Cadiz !
Falhou por uns 400/500 km apenas coisa pouca !


Uploaded with ImageShack.us

Que exagero Aurélio!
500km seria de Sagres à Serra Nevada.

Essa carta representa a precipitação acumulada das 6h às 12h.
Cadiz vai com 7mm.
Enquanto que do lado de cá tens:

25mm - Faro;
23mm - Faz Fato;
14mm - Tavira;
14mm - Almancil;
13mm - Olhão (até às 10h48).

Portanto, quanto muito o erro foi de 100km. (Sagres-Faro)

Se fosse os tais 500km, estarias com... sol!:p

Excepcional está a ser a precipitação em Marbela, que já superou os 30mm. Mas isso nenhum modelo previu.