Seguimento Sul - Novembro 2012

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Boas, por aqui vento forte com rajadas muito fortes, já á muito tempo que não assistia a uma ventania destas! :D
Vamos continuar a seguir para ver o que ocorre durante a madrugada/inicio de manhã de Quinta-Feira..
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Vai á praia sacar fotos..deve estar um mar de vento brutal!

Stormy, para sacar boas fotos, só se apanhasse o barco para as ilhas, na Ilha da Fuzeta deve estar brutal, por enquanto ainda tenho as ilhas na frente, a praia de Faro não é a mais ideal, visto estar sueste.

Stormy, concordo contigo, o GFS e o Hirlam colocam mais precipitação, a partir da meia-noite, diria que o pico pode ser entre as 3h da manhã e até ao meio-dia sensivelmente.

Bom, por aqui, passou uma mini celulazinha, que deixou 2 mm e uma ventania dos diabos. Tal como o meu vizinho Stormm disse.

Sigo com uns amenos 19.0ºC e levo 16 mm acumulados até agora, a ver se é desta que faz trovoada esta noite, já nem sei o que isso é. :lol::D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Basicamente não se passa nada porque existe um enorme apagão pelo menos na cidade de Faro vai para mais de uma hora...:cold:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Basicamente não se passa nada porque existe um enorme apagão pelo menos na cidade de Faro vai para mais de uma hora...:cold:

Assim é que é, no mês passado foi Olhão, desta vez é Faro, parece-me justo, ainda para melhor em hora de ponta. :lol:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Vai chovendo moderado agora! Chuva certinha daquela que entra bem na terra.

Hoje o dia foi marcado por alguns períodos de chuva mais intensa e constante durante a manhã. Na serra do Caldeirão choveu bastante com muito nevoeiro e a partir do final da manhã levantou-se vento constante e forte nos topos da serra.
As eólicas que trabalharam estavam na sua capacidade máxima:thumbsup: 2,3 MW constantes durante várias horas multiplicado por umas 20 torres:)
As ribeiras vão correndo limpas e já há cascatas de água um pouco por toda a serra. Um autêntico Gerês!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, sigo com chuva fraca e levo 17 mm.
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Hoje andei pelas estradas de Coruche - Aviz - Nisa, ida e volta. Constato que choveu um pouco durante a manhã (chuva fraca), mas de forma contínua, pelo menos durante o meu trajecto de Pavia a Nisa. Praticamente não houve paragens e a precipitação intensificou-se a meio do dia (cerca das 12:30), apenas tendo abrandado por volta das 14:30/15h. Pouco depois arranquei de regresso a Lisboa e voltei a apanhar chuva contínua, por vezes forte, entre o Crato e Alcochete, cerca de 1h30 a 2h. Só praticamente a chegar a Lisboa é que deixei de apanhar chuva.

Pude conferir o histórico do radar de hoje que confirma estes apontamentos, inclusive a interrupção ao início da tarde.

Relativamente a precipitação localmente muito intensa, nada posso dizer, mas aquela a que assisti foi considerável.

Um apontamento mais: encontrei o solo no meu sítio (Nisa) de modo nenhum saturado (apesar de já irmos com um mês de instabilidade e alguns episódios de chuva) mas o nível freático já bastante elevado em comparação com o Verão (verificado no poço). Já a barragem do Maranhão continua a um nível impressionante de tão baixo... via-se o curso original da ribeira de Seda e só a jusante de Benavila começava a haver alguma acumulação; a seca dura há tanto tempo que já havia vegetação a crescer nas superfícies que normamenente se encontram sob muitos metros de água.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Em Faro, chove forte segundo a estação de turismo, que segue já com 32.4 mm, a 10 kms sigo com apenas 17 mm e pelo radar parece-me que Faro vai levar com tudo com aquela linha de instabilidade que se está a criar, e eu a ver passar o padeiro. :lmao::angry:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Ligaram a luz agora e deixaram-me chegar à civilização...

Devemos acabar o dia com mais de 40mm. Neste momento não chove. :unsure: