Seguimento Sul - Novembro 2012

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Máxima quente de 18,6ºC com humidade até alta. Vento moderado durante a tarde, rajada máxima de 45,4 km/h.
Agora sigo com 16,3ºC e 72%, nuvens altas, que proporciona este cenário...

DSC01996_res.jpg


DSC01994_res.jpg
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Caiu um aguaceiro forte mas de curta duração aqui em Lagoa. Destaque para a chegada da linha de instabilidade, que trazia associada fortes correntes ascendentes, pois eram perfeitamente visíveis os updrafts na frente da linha, e com alguma rotação também bem visível.:D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, caiu umas pingas, mas de assinalar, o vento que se fez sentir com rajadas muito fortes, por volta das 14h10m. :shocking:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Caiu um aguaceiro forte mas de curta duração aqui em Lagoa. Destaque para a chegada da linha de instabilidade, que trazia associada fortes correntes ascendentes, pois eram perfeitamente visíveis os updrafts na frente da linha, e com alguma rotação também bem visível.:D

O tipo de coisa que pode dar em rajadas de vento fortes...não só os updrafts assim fortes como tambem os downdrafts que veem atras.

Eu na minha modesta opinião acho que hoje o Algarve não terá assim muita actividade hoje, pois os modelos e as observações de radar apontam para células de topos baixos ( low topped cells) que são geralmente menos capazes de gerar situações severas.

Amanhã já é diferente...amanhã são possiveis células bem fortes em toda a metade sul do pais e em alguns pontos do litoral centro/NW...mas especialmente na faixa litoral a sul de Lisboa a coisa poderá ser mais interessante:thumbsup:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Perto de 6mm... Chove a espaços. Alguns problemas na EN125 entre Quarteira e Boliqueime, muitos lençois de água... :rain:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando a alguns modelos dá-me a ideia que esta frente ou linha de instabilidade poderá ficar estática na zona central do Algarve antes da chegada da nova massa de instabilidade amanhã mais pela tarde, embora os modelos nas ultimas horas tem começado a dar forte instabilidade logo pela manhã no litoral sul (inclusive litoral algarvio).
As trovoadas chegariam a partir do inicio da manhã de amanhã !

Por agora sigo com chuva moderada, e a espaços muito curtos forte !
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Parece que há células em formação no mar que atingirão terra ainda esta noite/madrugada. Entretanto não para de chover de forma moderada e contínua por vezes mais intensamente. Os terrenos já estão a ensopar!