Seguimento Sul - Novembro 2012

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
A71dEYRCYAAQ-W5.jpg
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz: tempo tempestuoso.

Tempo marcado por vento constante de rajada, embora não severo, e períodos de chuva cada vez mais intensos. Atenção especial à circulação rodoviária, por possíveis lençóis de água e queda de árvores.

Tanto o vento como a precipitação estão com tendência a intensificarem-se.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Já voltei ao gabinete... a situação é caótica, como já puderam ver nas imagens que aqui apareceram. Tenho algumas fotos dos estragos, mas vou compilar tudo primeiro à noite, pois aqui agora não consigo. Casas que parece terem explodido de dentro para fora, carros empilhados uns em cima dos outros, árvores de grande porte arrancadas pela raíz... caravanas empilhadas, ... muita destruição!

Em Silves o tornado passou a 100m da minha casa. levei quase hora e meia a entrar em Silves. Mas está tudo bem comigo.

O mesmo já não se pode dizer das pessoas afectadas. Claramente que foi um tornado. Eu vi-o perfeitamente aqui da janela do meu gabinete, era um "wedge tornado", com um diâmetro muito grande (as nuvens em rotação tinham cerca de 200m de diãmetro). Ainda fugi para o terraço, para tentar filmar, mas apanhei o tornado já mais a Norte, a caminho de Silves, mas via-se bem os clarões dos cabos de electricidade a serem destruidos.

Pela avaliação que fiz e pelos estragos que fiz, na minha modesta opinião, terá sido um F2/F3.

Em termos de precipitação, se às 11h51 tinha 9,4mm, neste momento tenho 54,4mm no Sitio das Fontes! Ou seja, entre as 12h e as 14h (que foi o pico de precipitação por cá) cairam 45mm. Muita chuva mesmo!!:surprise:

Vou dar mais uma volta... até já.
 

Firefigther

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
374
Local
Montijo / Moita
Acionado segundo Grupo de Reforço Ligeiro (GREL) da Força Especial de Bombeiros (FEB). Acionado Grupo de Reforço Ligeiro (GREL) do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR para o Algarve.
 
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
45
Local
Beja
entre as 15h e as 16h alguma chuva e alguns estoiros. Vento acalmou para agora voltar a soprar com força. O céu tá medonho, as nuvens circulam a alta velocidade.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
A sul, no mar, há células fortes! Com topos entre os 10 e os 12km de altitude. Atenção agora para as regiões do Sotavento nomeadamente as regiões do litoral.
Por aqui vai chovendo fraco a moderado de forma contínua.