Seguimento Sul - Novembro 2012

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Atenção para Monte Gordo/Vila Real S. António! Há a formação de células fortes que poderão atingir esta zona. No entanto parece-me que as células mais fortes atingirão Espanha agora.
 


GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
Dei agora uma saída rápida de carro em Évora, tive de ir ao PITE e ainda deu para ver algumas inundações e intervenção da protecção civil.

Existem alguns pequenos rios pela cidade. E não acho que tenha chovido assim tanto quanto isso... Choveu bem, mas já cairam chuvadas BEM maiores sem deixar grandes danos...

A falta da limpeza das sarjetas este ano está a condenar a cidade de Évora a fortes inundações.
As bermas tem muitas folhas, o que acaba por entupir muita sarjeta.

Em Setúbal costumo ver frequentemente os Sr.s da Camâra a limpar as folhas, agora aqui? Zero...
Rídiculo... E depois quem se lixa já se sabe quem é...

Neste momento não chove, e o vento acalmou!
 

Blizzard

Cirrus
Registo
8 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Lagos
O ecobgc alertou pelas 13:16, será que estamos a falar de um ou de vários tornados ? Vocês que são da região o que acham ?

Na altura que fotografei este já tinha ocurrido o de Lagoa/Silves, pena que as fotos que tirei não estão muito definidas, foi tudo muito rápido e o tempo que levei a ir buscar a maquina fotografica foi suficiente para que perdesse o enquadramento com alguma claridade que tinha na base da nuvem. Sem duvida o maior tornado que já vi.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Então serão 3... esse, o de Carvoeiro-Lagoa-Silves e o da parte da manhã na Aldeia das Açoteias... :cold:

O CODU de Faro não recebeu qualquer chamada de emergência na zona da Aldeia das Açoteias, só registou 5 inundações na zona mais baixa de Albufeira.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Tornado em Albufeira zona da Aldeia das Acoteias um horror :(

Em Albufeira, na aldeia das Açoteias, segundo a informação recolhida pelo CODU de Faro, não houve nada de anormal, na baixa de Albufeira registou-se cerca de 5 inundações por volta das 11 horas.

Pois. Uma pessoa aqui por Lisboa ao ler o relato de Sofy e os outros que se seguem de outro local, fica um pouco baralhada.
Já agora, como és de Olhão, não há para aí más noticias em termos de estragos para as ilhas da Armona e Farol, pois não? E de Olhão para Tavira e Vila Real também não parece ter sido tão grave como no Barlavento, certo?
Pelas imagens de radar das 18:50h não sei se se pode dizer que tudo tenha passado aí no Algarve. Eu acho que não...
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Evento monstro... 2 TORNADOS (sim, tornados, espanta-me o discurso do IM...) separados por 1h e 20-30km de distancia :shocking: Não sendo uma estreia este tipo de fenómenos convectivos de grande intensidade, também não será normal/habitual o que se passou hoje. A depressão muito bem localizada, quase estacionária, com CAPE razoável e com vento à superfície de SE a arrastar ar quente e húmido deram nisto. Aqui em Olhão a instabilidade fez-se notar na sua maior força por volta das 18h com chuva e vento muito fortes e trovoada constante, confesso que senti receio que se formasse localmente um mesociclone como os desta tarde no barlavento. Ainda poderá passar qualquer coisa por aqui mas o principal já passou. Atenção apenas mais a sotavento, aí ainda pode haver células com maior intensidade na passagem do que resta da frente.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Pois. Uma pessoa aqui por Lisboa ao ler o relato de Sofy e os outros que se seguem de outro local, fica um pouco baralhada.
Já agora, como és de Olhão, não há para aí más noticias em termos de estragos para as ilhas da Armona e Farol, pois não? E de Olhão para Tavira e Vila Real também não parece ter sido tão grave como no Barlavento, certo?
Pelas imagens de radar das 18:50h não sei se se pode dizer que tudo tenha passado aí no Algarve. Eu acho que não...

Em Olhão, choveu bem mas nada de anormal, trovejou e o vento soprou forte com algumas rajadas. Penso, que não tenha havido nada de anormal nas ilhas, no radar, não se nota nada de anormal.

Aqui, sigo com 16 mm acumulados, sendo 13 mm caíram durante esta tarde. Eu, não dou este episódio de mau tempo acabado por aqui, que ainda pode surgir alguma surpresa e às vezes quando menos se espera é que elas acontecem.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Pois. Uma pessoa aqui por Lisboa ao ler o relato de Sofy e os outros que se seguem de outro local, fica um pouco baralhada.
Já agora, como és de Olhão, não há para aí más noticias em termos de estragos para as ilhas da Armona e Farol, pois não? E de Olhão para Tavira e Vila Real também não parece ter sido tão grave como no Barlavento, certo?
Pelas imagens de radar das 18:50h não sei se se pode dizer que tudo tenha passado aí no Algarve. Eu acho que não...

Por aqui só muita chuva e muito vento SE, constante com algumas rajadas que nas ilhas terão facilmente atingido os 80km/h; contudo, não se vislumbrou nenhum funnel cloud, mas também já estava a escurecer, impossível afirmar com certezas. Certo é que vendo no radar as reflectividas não mostram nada como no barlavento esta tarde.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Evento monstro... 2 TORNADOS (sim, tornados, espanta-me o discurso do IM...) separados por 1h e 20-30km de distancia :shocking: Não sendo uma estreia este tipo de fenómenos convectivos de grande intensidade, também não será normal/habitual o que se passou hoje. A depressão muito bem localizada, quase estacionária, com CAPE razoável e com vento à superfície de SE a arrastar ar quente e húmido deram nisto. Aqui em Olhão a instabilidade fez-se notar na sua maior força por volta das 18h com chuva e vento muito fortes e trovoada constante, confesso que senti receio que se formasse localmente um mesociclone como os desta tarde no barlavento. Ainda poderá passar qualquer coisa por aqui mas o principal já passou. Atenção apenas mais a sotavento, aí ainda pode haver células com maior intensidade na passagem do que resta da frente.

Sim, vizinho mas o céu estava assustador umas 17h20m, tinha uma cor meio alaranjada, metia respeito. :cold:
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Em Olhão, choveu bem mas nada de anormal, trovejou e o vento soprou forte com algumas rajadas. Penso, que não tenha havido nada de anormal nas ilhas, no radar, não se nota nada de anormal.

Aqui, sigo com 16 mm acumulados, sendo 13 mm caíram durante esta tarde. Eu, não dou este episódio de mau tempo acabado por aqui, que ainda pode surgir alguma surpresa e às vezes quando menos se espera é que elas acontecem.

Aqui para nós foi um bom evento, com tudo a que temos direito e sem danos.
A não ser que se forme localmente alguma coisa forte (nunca excluir esta hipótese), creio que o pior já passou. Atenção à zona Tavira-VRSA, a célula que está a passar ao largo a sul dá para assustar. Esperemos que não passe disto (pelo rumo parece que não).
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Sim, vizinho mas o céu estava assustador umas 17h20m, tinha uma cor meio alaranjada, metia respeito. :cold:

Igual aqui! Foi antes de atravessar a linha de forte instabilidade por aqui com muita trovoada e precipitação intensa mas nada de vento, pelo menos aqui.
Mais forte do que agora só à uma semana atrás em que não me recordo de chover tanto em tão pouco tempo.
Por agora contínua a chover moderado! Que grandes cheias devem levar as ribeiras na serra.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Sim, vizinho mas o céu estava assustador umas 17h20m, tinha uma cor meio alaranjada, metia respeito. :cold:

Mesmo! E foi uma trovoada na zona de Faro-Olhão como não se ouvia há bastante tempo... Eu estou sedeado aqui ao lado do Real Marina e digo-te, quando há temporal de sul as rajadas aqui na rua assustam... cheguei a temer pelo carro caso se formasse uma célula (ainda) mais forte.