Tornado em Carvoeiro, Lagoa e Silves – 16 de Novembro de 2012

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Completei hoje o levantamento de todos os locais afectados pelo tornado, e estive no primeiro ponto de contacto do tornado com terra, que foi aqui.

d1CdH.jpg


InW6u.jpg


E a primeira casa a sofrer danos provavelmente foi esta:

AIgE0.jpg


Este ponto de entrada em terra afectou logo directamente uma área muito urbanizada de vivendas (que por acaso ninguém falou nos media). Posso dizer que praticamente todas elas têm telhados partidos, jardins muito mal tratados, e algumas com os painéis solares destruídos.

KuXss.jpg


Ficam algumas fotos, do percurso desde este ponto até perto de Lagoa:

gVQaq.jpg


Uhdap.jpg


n09G9.jpg


V3bHt.jpg


umjk9.jpg


kCiSL.jpg


1uPDN.jpg


uGWPV.jpg


sCFOW.jpg


UP3PG.jpg


qOMJU.jpg


xgmyd.jpg


BX9Mu.jpg


jkzwc.jpg


UabSv.jpg


3m26b.jpg


bxI58.jpg


ngVIj.jpg


T5PLe.jpg


eVxh6.jpg


ATDCa.jpg


dPNas.jpg


PYt5W.jpg


H8kjs.jpg


mKS3M.jpg


Para mais imagens, podem consultar http://imgur.com/a/3F9BX
Aqui tenho pormenores dos efeitos na zona de Silves: http://imgur.com/a/vhXvd

PS: Para quem quiser, anexo o KMZ do percurso, para o Google Earth.

PS2: A estação meteorológica da DRAAlg existente perto de Lagoa, na Canada, está localizada muito próximo do percurso do tornado. Provavelmente deve ter uns registos interessantes da velocidade do vento.:)
 

Attachments

  • Percurso do Tornado.zip
    6.9 KB · Visto: 69
Última edição:


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Completei hoje o levantamento de todos os locais afectados pelo tornado, e estive no primeiro ponto de contacto do tornado com terra, que foi aqui.

UabSv.jpg

Consegues descrever melhor se isto se trata de uma parede exterior de uma casa? Teria sido perfurada pela vedação da casa ou por algum detrito?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Excelente trabalho de recolha de dados ecobcg. Nota-se em muitas fotografias que captaste intencionalmente pequenos pormenores que contam imensa coisa para quem percebe do assunto (árvores descascadas, estruturas torcidas, perfurações por projecteis, etc,etc). O IM neste caso podia dispensar o envio de um técnico para o local, bastaria falar contigo, que até és um voluntário do Meteoglobal.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Consegues descrever melhor se isto se trata de uma parede exterior de uma casa? Teria sido perfurada pela vedação da casa ou por algum detrito?

Sim, trata-se da parede exterior de uma casa, neste caso de uma moradia com cerca de 2/3 anos de construção. Foi, de facto, atingida e perfurada por algum tipo de detrito lançado pelo tornado, agora qual, isso já não sei dizer...
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Excelente trabalho de recolha de dados ecobcg. Nota-se em muitas fotografias que captaste intencionalmente pequenos pormenores que contam imensa coisa para quem percebe do assunto (árvores descascadas, estruturas torcidas, perfurações por projecteis, etc,etc). O IM neste caso podia dispensar o envio de um técnico para o local, bastaria falar contigo, que até és um voluntário do Meteoglobal.

Obrigado Vince. Tentei captar, nestas fotos e nas fotos do conjunto que coloquei ontem, o tipo de pormenores que permitissem ter a noção da força deste tornado e do tipo de destruição que o mesmo causou, de modo a tentar classificar o mesmo.

Quanto ao IM, achas mesmo que eles vão mandar algum técnico cá ao local? Não sei porquê, mas com todas as dificuldades que o país atravessa (IM incluído), tendo a pensar que não...
 

MontijoCity

Cirrus
Registo
9 Dez 2010
Mensagens
63
Local
Montijo
Fotos brutais, e resultados aterradores do efeito do tornado.
Isto assusta e de que maneira só pelas fotos, imagino quem presenciou isto na primeira pessoa. Realmente assustador.
Quanto aos avisos, sou da opinião que é preferível deixar as pessoas alertadas do que suavizar a coisa. Tem de haver noção da parte da população que um evento destes pode ou não ocorrer, mas se há possibilidades devem de ser alertados. Penso que o IM faz isto assim pois já aconteceram algumas situações em que a população é alertada e depois na falta de eventos acusam o IM/protecção civil de alarmismo desnecessário.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Esse foi o tornado que fotografei ontem a partir de Lagos,

filmado perto da barra de Alvor cujo video e outras fotos tiradas doutros pontos do concelho teem sido relatados erradamente nalguma comunicação social como sendo do tornado que afectou Lagoa/Silves. Foram dois eventos distintos separados cerca de uma hora e com origem em mesociclones diferentes.

Também me parece que sim, desde a tarde em que tudo aconteceu. Continua-se a falar de um tornado, e confiando em variada informação que me parece bastante credível, parecem ter sido dois eventos distintos.


Obrigado Vince. Tentei captar, nestas fotos e nas fotos do conjunto que coloquei ontem, o tipo de pormenores que permitissem ter a noção da força deste tornado e do tipo de destruição que o mesmo causou, de modo a tentar classificar o mesmo.

Quanto ao IM, achas mesmo que eles vão mandar algum técnico cá ao local? Não sei porquê, mas com todas as dificuldades que o país atravessa (IM incluído), tendo a pensar que não...

Tem sido habitual o IM enviar técnicos para o local num evento deste tipo com alguma gravidade como foi o caso, mas se calhar até tens razão, embora espere que assim não seja. Se infelizmente for assim, ainda mais valor tem a informação que tens recolhido.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Excelente recolha de dados ecobcg, digno de um profissional. ;)

A partir das fotos e vídeos recolhidos alguém arrisca uma intensidade na escala fugita?:huh:

A minha analise com base no material fotográfico recolhido e tendo em conta dimensão dos danos causados diria que este tornado pode ter chegado a F3, senão chegou, foi F2 foi de certeza nunca menos que isso.
 

eFePe

Cirrus
Registo
8 Abr 2008
Mensagens
13
Local
Buraca
ecobcg,

Deixa-me que te diga uma coisa: mto bom trabalho!
Soubes-te captar os detalhes, os promenores!
Parabéns!

Realmente cada vez mais a (fúria da) Natureza a dar-nos o "troco". E que troco... :shocking:

Cumprimentos,
eFePe
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Boas

Uma das duvidas é mesmo a intensidade deste Tornado, mas pelas variadas opiniões que ja ouvi e a minha inclusive é que este tornado possa ter sido um F2 (garantido) com momentos a passar a F3 (:eek:)...

Penso que este tornado tambem entrará no TOP5 dos mais intensos a ocorrer em Portugal e o TOP1 em prejuizos causados pela sua passagem...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Penso que este tornado tambem entrará no TOP5 dos mais intensos a ocorrer em Portugal e o TOP1 em prejuizos causados pela sua passagem...

Ainda deve ser cedo para contabilizar o total, mas o Tornado de Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã (7 Dezembro 2010) também causou muitos milhões de prejuízo, penso que chegaram a falar em quase 20 milhões. Quer este quer o de 2010 devem estar no top de prejuízos.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ainda deve ser cedo para contabilizar o total, mas o Tornado de Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã (7 Dezembro 2010) também causou muitos milhões de prejuízo, penso que chegaram a falar em quase 20 milhões. Quer este quer o de 2010 devem estar no top de prejuízos.

Não sei se o de 1954 em Castelo Branco também não terá tido prejuízos muito avultados... Mas logicamente que tornados em ambientes urbanos nos anos mais recentes, terão um impacto ao nível de prejuízos necessariamente mais elevados (falando em dinheiro claro). Uma nota em relação à intensidade. Afirmar que este tornado estará num top 5 em Portugal pode até ser a realidade mas é mesmo muito difícil de se afirmar. Não nos podemos esquecer que, embora não seja um fenómeno assim tão frequente, é um fenómeno que vai acontecendo por cá. Ora quando tal se verifica em zonas não habitadas a avaliação dos mesmos não é algo que provavelmente seja realizado com tanto afinco (e isto acreditando que não existem tornados não detectados, o que me levanta algumas dúvidas). Mais, a intensidade do fenómeno em si é sempre variável... Pelo que os top's têm sempre algo que se lhe diga...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Ainda deve ser cedo para contabilizar o total, mas o Tornado de Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã (7 Dezembro 2010) também causou muitos milhões de prejuízo, penso que chegaram a falar em quase 20 milhões. Quer este quer o de 2010 devem estar no top de prejuízos.

Outro tornado que causou muitos danos foi o de Alcanena/Torres novas em Abril de 2008.

Tornado em Alcanena/Amiais/Torres Novas 9 Abril 2008